* Victor Nogueira
John Reed (1887 / 1920) foi um jornalista norte-americano, membro do Partido Socialista dos EUA e um dos fundadores do Partido Comunista dos Trabalhadores (dos EUA), após a Revolução Bolchevique, que acompanhou e deu origem ao seu livro "Os 10 Dias que Abalaram o Mundo", o qual esteve na base de películas cinematográficas como "Outubro", de Sergei Eisenstein (1927), e "Reds", de Warren Beatty (1981). Tendo também acompanhado a Revolução Mexicana de 1910, como repórter, sobre ela escreveu "México Insurgente", que esteve na base de filmes como "Que Viva México", de Sergei Eisenstein (1932), e "México Insurgente", de Paul Leduc (1971). John Reed, que como repórter cobriu a 1ª Guerra Mundial, participou activamente e tomou partido naqueles dois processos revolucionários. A sua luta nos EUA e a sua participação em manifestações operárias esteve na base da sua prisão. Foi colaborador do periódico socialista "The Masses", publicada de 1911 a 1917. São as suas experiências e vivências que estão na base dos contos insertos em "A Filha da Revolução e Outros Contos".
Desta feita partilho um dos seus contos, [de que Carlos Rodrigues, em comentário a esta NOTA, captou a essência: "uma crónica ou ficção interessante sobre a sobrevivência e astúcia ou a inocência de uma aparente " ingénua da província" mas que, corajosamente, enfrenta, a seu modo, a dura realidade Nova Yorkina do tempo, capaz de desfazer todos os seus sonhos de infância."]
JOHN REED – VER PARA CRER
in http://daliedaqui.blogspot.pt/2015/01/john-reed-ver-para-crer.html
Sem comentários:
Enviar um comentário
Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)