domingo, 8 de fevereiro de 2015

O que tem a Filosofia que o Português ou a Matemática não tenham?

A filosofia exige o domínio da linguagem escrita e oral e, tal como a matemática,exige raciocínio abstracto. Ora entre as classes mais desfavorecidas, o que predomina é a linguagem gestual e o raciocínio concreto. Se assim for, a filosofia é uma disciplina difícil, que aliás e em princípio se não compadece com a simples memorização, tal como a matemática. .

Na minha experiência é precisamente o contrário. A matemática exige raciocínio e capacidade de abstracção, enquanto que a filosofia era simplesmente marrar o que fulano tal pensava sobre um determinado assunto.


André Duarte - Ao contrário doutras disciplinas em que se pode saber bem uns capítulos ou temas ignorando outros, a matemática é um conjunto sequencial de conhecimentos; faltando um capítulo, o falhanço nos subsequentes é fatal ou inevitável.. Quanto à filosofia, aquilo de que fala não é  de "filosofia",  Aquela exige e implica a leitura de textos muitas vezes  áridos e abstractos de filósofos, que não poucas vezes é preciso ler e reler e voltar a ler para apreender o conteúdo. Experimente, por exemplo, ler Espinoza, Kant ou Hegel.

comentários in
http://www.publico.pt/sociedade/noticia/o-que-tem-a-filosofia-que-o-portugues-ou-a-matematica-nao-tenham-1685289#/12131pag-2

Sem comentários:

Enviar um comentário

Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)