domingo, 22 de maio de 2016

"arcadas" em setúbal





Paços  do Concelho e antiga Casa do Corpo da Guarda - fotos victor nogueira - 


Nos tempos medievais os edifícios das câmaras municipais tinham um piso térreo "aberto", possivelmente para reuniões e "mercado". E na praça principal não há só "arcadas" em Évora ou Beja (embora nesta posteriormente "emparedadas" como também parcialmente em Évora). Aqui, em Setúbal, as arcadas são dos Paços do Concelho, da antiga Casa do Corpo da Guarda e creio que do Palácio dos Salemas.


Mas do antigo Largo da Ribeira Velha foram retirados o Pelourinho (do tempo de D. José I) e da antiga Praça do Sapal (actual do Bocage) a Fonte monumental, transferidas em tempos mais recentes respectivamente para a Praça Marquês de Pombal e para o Largo Teófilo Braga.

Mas nas minhas deambulações encontrei Câmaras "antigas" (algumas medievais) cujo piso térreo é aberto: Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Guimarães....

VER Photo-reportagem "entre a praça do bocage e palhais com deambulações" in http://kantophotomatico.blogspot.pt/2016/05/entre-praca-do-bocage-e-palhais-com.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)