quinta-feira, 30 de março de 2017

Caneladas, Pontapés & Cabeçadas



* Victor Nogueira


O futebol e certas peregrinações são o pão e o circo nos tempos actuais. Na República o futebol é o Desporto-Rei, como se outras actividades desportivas não houvessem, com vários jornais desportivos e programas televisivos onde é dissecado ao pormenor e com paixão por vários “especialistas”. E assim às massas sem massas se administra a "cóltura" e se dão o pão e o circo, com ou sem vinho. 

Talvez não saibam quem foi Ícaro, Bartolomeu de Gusmão, Sarmento de Beires, Gago Coutinho ou Sacadura Cabral, Magalhães Costa, os irmãos Wright ou Santos Dumont, sem esquecer Maria Amaral e Óscar Monteiro Torres. Talvez até já nem saibam quem foram os “5 violinos”, Mário Coluna ou José Águas. Talvez até já tenham esquecido Victor Baía e Luís Figo. Mas Eusébio lá está no Panteão de Santa Engrácia, o das “Glórias” nacionais onde faltam os 3 pastorinhos para completar a trilogia. Panteão onde está Amália, mas não José Afonso ou Saramago, Miguel Torga, Eugénio de Andrade, Maria Lamas  ou Ferreira de Castro, para além de cientistas, sem esquecer musicólogos  como Lopes Graça ou Giacometti.. 

E no ano dos centenários (da Revolução Russa e das chamadas Aparições de Fátima), o Aeroporto da Madeira não será seguramente um Local que venha a rivalizar com Lourdes ou com Fátima, mas diz dos valores que regem esta sociedade e que pretendem sejam os que devem prevalecer, mais pontapé, menos pontapé, mais cabeçada, menos canelada. Vale tudo minha gente para que se não discuta o essencial. A miséria autofágica em que vivemos, à beira-do-abismo ! 

Pois o destino das crianças pobres que queiram brilhar no firmamento e se lhes aponta para que da lei da morte e da miséria se tentem libertar  continuam a ser o Fado do Futebol e de Fátima. Com muitos e mais ou menos encobertos cifrões em lavandarias e off-shores.



Os 5 violinos -   Jesus Correia, Vasques, Albano, Peyroteo e José Travassos


Alvorecer_Peregrino, de Claudio_Reinke in
http://cleofas.com.br/qual-e-o-sentido-das-peregrinacoes/



Sem comentários:

Enviar um comentário

Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)