Victor Barroso Nogueira De certeza que nas cadeias há quem se considere culpado. Mas não existe "Justiça", mas sim a Justiça (de classe), da classe dominante, detentora dos meios de produção e do Aparelho (repressivo) do Estado e que o coloca ao serviço dos seus interesses opressivos e opressores das classes dominadas. Não há Juízes "isentos", mas sim juízes que aplicam a "Lei", por ela manietados ou condicionados pelos seus preconceitos ou consciência de classe, da classe com que se identificam.
Por vezes os "poderosos" ou aqueles políticos que os defendem caem sob a alçada da "Justiça", mas isso é um acidente de percurso. O Tribunal de Nuremberga não levou a julgamento nenhum dos Kapitalistas que beneficiaram do fascismo e essas empresas por cá continuam, dirigidas por outros Kapitalistas ou pelos seus descendentes. E não há perdões fiscais, nem PERT’s nem off-shores para a arraia miúda.
Por vezes lá cai na alçada da "Lei" algum dono disto tudo ou seu serventuário. Não sei se Lula é inocente ou não, mas comparar o Sócrates/PS(d)CDS a Lula/PT como iguais em temos da Política que "aplicaram" não é um exercício de Simplex. E se em Portugal Sócrates (com alguns outros graúdos) caiu sob a alçada da Lei burguesa, não foi para inverter a política dos seus Governos e do PS, que aliás já vinha desde Soares/Carneiro/Amaral e prosseguiu com Coelho/Portas/Seguro e prossegue com algum alívio de tarracha com Costa/Sousa/Martins, até à reconstituição do chamado Bloco Central de interesses e do Arco da Governação PS(d)CDS. Para o qual, com maior ou menor inteligência e habilidade políticas trabalharam ou continuam a trabalhar Soares/Eanes/Sampaio/Cavaco e Marcelo.
Mas no Brasil a “Justiça” de facto não faz cair o seu manto persecutório sobre os Golpistas (aparentemente) a braços com a “Justiça” que depuseram Dilma e agora “perseguem” Lula. Porque o que no Brasil se pretende é inverter a política “social” do PT e apertar de novo a tarracha como por quase todo o Planeta Azul sucede, Lula é um acidente de percurso e para a classe dominante os serventuários são descaráveis. E para o pagode ficam as papas e s bolos. Com açúcar ou com cicuta.
Outros cinco tostões que valem milhões é debater o resultado das políticas de conciliação de classe e quem de facto delas beneficia, e se esse é o caminho para o derrube do capitalismo, é conseguir no meio do nevoeiro não ficar baralhado com o acessório em detrimento do essencial e do objectivo final da luta por uma sociedade verdadeiramente igualitária, mais justa, mais livre e mais fraterna, sem exploração do homem/mulher pelos homem/mulher.
Não sei se Lula é inocente ou não, se se deixou deslumbrar com migalhas e lentilhas dos Capitalistas. Mas Sócrates deixou-se seduzir e deslumbrar, esquecendo-se da sua descartabilidade, quando se torna necessário que alguma coisa mude para que se mantenha o essencial.
E Sócrates/Soares/Cavaco/Marcelo/Coelho nunca fizeram um discurso como este. Não sei se Lula ´se deixou ou não corromper. Mas não esqueço o que está em causa, o que se pretende de facto com a perseguição que lhe fizeram e a Dilma.
cartoon de Vernancio
comentário em
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1680878371932554&set=a.424580800895657.95891.100000312214882&type=3
Sem comentários:
Enviar um comentário
Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)