terça-feira, 8 de dezembro de 2020

NOS 90 ANOS DE MÁRIO SOARES

 


* Victor Nogueira 

1. - Na sua alentada entrevista em três volumes a Maria João Avilez Mário Soares entre muitas preciosidades auto-jaculatórias afirma que em 1974/77 defendera então o socialismo porque se o não fizesse não teria tido votos. (edições Público e Circulo de Leitores, 1996)

2. - E angariados os votos, nas eleições para a Assembleia Constituinte, logo prosseguiu a contra-revolução aliado a cónegos melo e demais companhia, incluindo a rede bombista, incendiária e homicida de extrema direita do general Spínola -

3. - Angariados os votos, afirmou que arrumara o socialismo na gaveta, tão bem aferrolhado que nem ele nem os sucessores o conseguiram destrancá-lo.

4.- Em 1974/76 os seus principais inimigos eram os trabalhadores das Cinturas industriais de Lisboa e de Setúbal e (a por ele designada Comuna de Lisboa) e da Zona de Intervenção da Reforma Agrária, essencialmente no Alentejo., A Comuna que afirmava dever ser esmagada. E tudo fez para que um golpe de estado apadrinhado pelo ps(d)cds interrompesse os trabalhos da Constituinte e impedisse a promulgação da Constituição aprovada em 1976.

5. - Mas as inclinações de Mário Soares já vinham de longe; em 1969 respondeu ao apelo feito por Marcelo Caetano aos "portugueses honrados", saindo das CDE, que congregavam comunistas, socialistas, católicos progressistas e outras forças de oposição ao fascismo, formando as CEUD com a Acção Socialista Portuguesa (antecessora do actual PS, previdentemente formada por um grupo de amigos em 1973, na Alemanha Federal, com o apoio e o financiamento da social-democracia europeia).

6. - 

Eles são democratas

Amigos de Plutocratas

Com cidadania

De enguia

bem esguia !

Escorre-lhes dos dedos, dos lábios e da caneta ou do «computador»

Arrogância

Jactância!

Vestem bem e cheiram melhor

Para esconder o pior

perfume da sarjeta

Muitos vivem da gorjeta

Esquecidos que em pó se transformarão ,

acumulado num saco de ossos

em fossos, na fossa

Por isso não são dos nossos.

São sim democratas

Plutocratas

Aristocratas

Autocratas

Convencidos que são reis!

Mesmo em terra de cegos o «imperador» vai nú

Numa palavra sem palavra

Na família das piranhas

São PIRATAS


2006.06.26

Mais outa história aqui Informação para os mais novos ou... ... uma certa rectificação a Maria João Avilez

https://otempodascerejas2.blogspot.com/2014/12/informcao-para-os-mais-novos-ou.html?fbclid=IwAR3DVGkeor

Sem comentários:

Enviar um comentário

Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)