quarta-feira, 6 de abril de 2022

Crimes de Guerra e Contra a Humanidade


 * Victor Nogueira

Dizem que quem (re)escreve a História são os vencedores, Mas há uma ressalva: os Aliados não tiveram campos de extermínio nem liquidaram populações com fundamento numa pretensa superioridade racial ou organizaram esquadrões da morte (einsatzgruppen).

Contudo os EUA, que não reconhecem o Tribunal Penal Internacional, nunca foram julgados e muito menos condenados na sequência do lançamento de bombas atómicas sobre Hiroxima e Nagasaki, cidades dum Japão já militarmente derrotado, na previsão duma acção conjunta dos EUA e da URSS, após a rendição incondicional da Alemanha nazi, na Europa.
Se há Crimes de Guerra e Contra a Humanidade, na Ucrânia, perpetrados pelas partes envolvidas é uma interrogação. Que crimes e quem os cometeu? Isso ainda não foi investigado nem apurado. (Victor Nogueira)
~~~~~~~~

* José Manuel Pureza 2022 04 05

Quando, entre 1945 e 1949, o Tribunal Internacional de Nuremberga julgou os comandos nazis por crimes de guerra e por crimes contra a humanidade, a defesa dos réus mostrou que os comandos militares aliados tinham tido comportamentos idênticos. Uma guerra é uma guerra. Há crimes de guerra e crimes contra a humanidade na guerra da Ucrânia? Claro que há e claro que não são só de um lado. Porque é assim uma guerra. Apurem-se os crimes e os criminosos, sejam quais forem, com todo o rigor. Porque são as mais básicas considerações de humanidade que estão em causa.

Imagem - Guernica, por Pablo PicassoDizem que quem (reescreve a História são os vencedores

Sem comentários:

Enviar um comentário

Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)