quarta-feira, 27 de abril de 2022

Textos em abril 27

 * Victor Nogueira


2022 04 27 No início do século XVIII o Tratado de Methuen condicionou  o desenvolvimento do capitalismo português, transformando crescentemente Portugal num protectorado do Reino Unido, cujos pontos altos foram o Ultimatum e a "secreta" partilha do Império Colonial Português entre a Grã-Bretanha e a Alemanha, malograda pela I Guerra Mundial.

No término da II Guerra Mundial a generalidade dos países europeus (incluindo Portugal), por via do Plano Marshall, tornaram-se dependentes e crescentemente vassalos dos EUA, que ao seu "quintal" na América Latina juntaram o quintal europeu.

Hoje o Estado Português é vassalo dos EUA  e da Ucrânia, cuja embaixadora em Lisboa, impunemente, participa em manifestações contra o PCP, em que há manifestantes que transportam a bandeira nazi, e, em 25 de Abril, desfila numa manifestação da chamada Iniciativa Liberal, pejada de bandeiras e das cores ucranianas, mas não colorida por cravos vermelhos. como os que empunhavam os que se manifestavam na Avenida da Liberdade.

É certo e seguro que ao longo dos séculos embaixadores e diplomatas de outros países têm interferido em Portugal, condicionando a política deste. Mas nunca tão despudoradamente como o faz a embaixada da Ucrânia. Por muito menos que isso outros embaixadores e diplomatas teriam sido expulsos e declarados "persona non grata"?! 

Bastava que os governantes portugueses não estivessem sob humilhante e degradante protectorado ! ?

2022 04 27 - O facebook faz uma censura "cega", que por vezes é (ainda) possível contornar. O facebook coloca blogs e sites no index, impedindo partilha de publicações destes, mesmo que esses sejam retirados de blogs e sites que não estão na sua lista negra.

Outro procedimento, que se iniciou com a pandemia de covid 19, prossegue agora com a Ucrânia, colocando "avisos" ou diminuindo a visibilidade do que alegadamente infringe os "padrões da comunidade".

2022 04 27 - Esta gente acha natural que a Federação Russa esteja cercada por bases militares da NATO / Ucrânia, "defensivas", dizem eles.

Depois da provocação da Ucrânia, a provocação de adesão á NATO das "neutrais" Finlândia e Suécia. 

Mas gritariam se a Federação Russa instalasse bases militares no Panamá, na Colômbia, no méxico, nas caraíbas....

Eles ignoram que o "Ocidente" (Alemanha e França) nada fizeram durante 8 anos para garantir que a Ucrânia cumprisse os acordos de Minsk por esta também subscritos, não obstante os reiterados pedidos da Federação Russa.

Eles apoiam cegamente as sanções económicas decretadas pela chamada União Europeia contra a Federação Russa desde a entrada da Federação Russa na Ucrânia, 

Sanções com o objectivo de vergar e destruir a Rússia, como estado independente, sanções acompanhadas por actos de banditsmo económico-financeiro, como a exclusão da Rússia do sistema swift, a anulação das dívidas do "ocidente" e o "roubo" das reservas de ouro e depósitos bancários russos nos bancos ocidentais.

Eles, alheios ao interesses dos povos da Europa, decretam sanções e embargos, quais baratas tontas nas mãos dos Ucrânia / NATO, e depois, quando a Federação Russa responde impondo diferentes condições para continuar a fornecer gás e petróleo e outras matérias primas essenciais, imprescindíveis, ao desenvolvimento da actividade económica dos europeus, - á borla, queriam eles  - berram e gritam  ..... "chantagem"!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)