* Victor Nogueira
2022 05 09 - Assinala-se hoje o 77.º aniversário do Dia da Vitória sobre o nazi-fascismo e o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa, em que pereceram mais de 60 milhões de pessoas, na sua maioria civis, e acima de 20 milhões de soviéticos. A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), onde se integrava a Ucrânia, o povo soviético e o Exército Vermelho deram o decisivo contributo para a derrota do nazi-fascismo protagonizado por Hitler e Mussolini.
Salazar dias antes decretara dois dias de luto nacional pela morte de Hitler, o que não impediu que a vitória dos Aliados fosse entusiasticamente comemorada nas ruas, designadamente em Lisboa.
"De acordo com testemunhos prestados por quem viveu este acontecimento, o povo de Lisboa saiu à rua gritando vivas aos vencedores deste conflito, hasteando bandeiras dos Estados Unidos, da Grã-Bretanha e do Benfica (ou um pau sem bandeira). Sim, do Benfica, já que a bandeira vermelha da União Soviética – um dos vencedores da guerra na Europa - não era permitida pela PIDE", um dos sustentáculos do regime fascista português, um regime visceralmente anticomunista
VER “As bandeiras da vitória” in https://duas-ou-tres.blogspot.com/2015/05/a-bandeiras-da-vitoria.html
Note-se que os Aliados, designadamente os EUA, apesar dos insistentes pedidos da URSS, só decidiram o desembarque na Normandia (Junho de 1944) depois das vitórias do Exército Vermelho em Estalinegrado (Agosto de 1942 a Fevereiro de 1943) e Kursk (Julho de 1942 a Fevereiro de 1943), iniciando este um avanço como rolo compressor até Berlim e possivelmente até ás praias atlânticas em Portugal.
Em 1944, face ao falhanço da Operação Barbarossa, líderes e chefes militares nazis (como o Almirante Canaris, o General Rommel ou o Coronel Stauffenberg, entre outros) pretenderam afastar Hitler e fazer uma paz separada com a França, EUA e Reino Unido, que lhes permitisse concentrar todas as forças na frente Leste, o que não foi aceite. Falhado o atentado contra Hitler, em 20 de Julho de 1944, os conspiradores foram condenados á morte ou forçados ao suicídio.
Em 1945, após o suicídio de Hitler com Berlim ocupada pelo Exército Vermelho, o Governo nazi alemão, pretendendo prosseguir a guerra conta a URSS, deu instruções para que a rendição fosse feita em Reims, apenas perante os representantes da França, EUA e Reino Unido, com exclusão dos soviéticos, o que sucedeu. Face a isto, a URSS exigiu que a rendição incondicional fosse assinada em Berlim, o que aconteceu no final do dia 8, quando em Moscovo, devido á diferença horária, já era o dia 9.
Na sequência do fim da Guerra na Europa e de acordo com os restantes Aliados a URSS declarou guerra ao Japão, a que se seguiria a sua invasão pelo Exército Vermelho.
Antecipando-se, sobre um Japão irremediavelmente derrotado, os EUA, como manobra intimidatória, lançaram duas bombas atómicas sobre cidades sem interesse militar, como Hiroxima e Nagasáqui, nunca tendo sido julgados e condenados por estes dois crimes contra a humanidade, que arrasou as cidades e mataram de imediato ou nos meses seguintes entre 150 mil a 240 mil civis, fora as sequelas nos anos seguintes e por várias gerações.
2022 05 08 - O Dia da Vitória marca o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa após a rendição incondicional das Potências do Eixo em 8 de maio de 1945.
O alto Comando Alemão, após a violenta Batalha de Berlim, rendeu-se incondicionalmente ao Exército Soviético, na sequência das vitórias que este obtivera em Estalinegado e Kursk, que marcaram a viragem no curso até aí vitorioso das tropas nazis.
O 9 de maio é um dos feriados mais importante da Rússia e comemora o enorme esforço soviético para derrotar a Alemanha nazi. Estima-se que 27 milhões de cidadãos soviéticos foram mortos na Segunda Guerra Mundial. O conflito devastou várias regiões da União Soviética, causou um grande sofrimento e deixou uma marca profunda nos cidadãos russos.
A Segunda Guerra Mundial, iniciada em 1º de setembro de 1939, teve início com a invasão da Polónia pelos alemães. Calcula-se que, até o fim da guerra, mais de 60 milhões de seres humanos perderam a vida. Na Ásia, o conflito durou ainda até 2 de setembro de 1945, quando o Japão se rendeu incondicionalmente aos EUA.
Nos países europeus essa vitória sobre o nazi/fascismo tem sido comemorada em 8 de Maio.
Em Portugal este dia foi apenas festiva e massivamente festejado nas ruas em 1945, apesar do Governo de Salazar ter decretado dois dias de luto nacional pela morte de Hitler.
Nas ruas os manifestantes empunhavam as bandeiras dos EUA, Grã-Bretanha e França, sendo a URSS representada por um pau sem bandeira, dadas as características do regime fascista em Portugal, ferozmente anticomunista.
2016 05 09 - 8 de maio de 1945 - a II Guerra Mundial terminou na Europa, com a rendição incondicional da Alemanha após a queda de Berlim, prosseguindo na ásia contra o Japão, que se renderia incondicionalmente apenas a 15 de agosto. Os Aliados decidiram que a vitória seria internacionalmente comemorada em 9 de Maio - o Dia da Vitória .
Sem comentários:
Enviar um comentário
Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)