* Victor Nogueira
Ontem bramia que a Rússia, ao fornecer gás natural á Europa, tentava que esta lhe fosse submissa. Hoje o medíocre actor corta o fornecimento de gás da Rússia, para "libertar" a Europa e submetê-la ... á Ucrânia?
2022 11 05 - Com a bengala do Chega, por onde andavam "ontem" o PS e o PSD, esmagadoramente maioritários no Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Rússia?
.
EM TEMPO - Não se trata dum Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Rússia/pró-Putin, mas dum Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Rússia, pois na Federação Russa, para além do Partido Rússia Unida, o de Putin, existem muitos outros partidos cobrindo um alargado arco ideológico, sendo o 2º mais importante o Partido Comunista da Federação Russa, que se pretende herdeiro do PC da URSS. A "amizade" é com o povo russo e não com este ou aquele partido ou governante.
A tarde está soalheira, o céu azul com núvens brancas mas a brisa é fria e desagradável. O objectivo é o sítio arqueológico da Comenda, nas margens da ribeira da Ajuda, com o palacete como marca de água em realce. É maré cheia, o leito da ribeira é um lençol de água barrenta que a força da maré enchente ou preia-mar faz refluir para montante. em ondas de espuma branca e rendilhada, de som fragoso. É impossível chegar às ruínas pela margem e sigo por um trilho mais acima e paralelo, pelo meio da vegetação luxuriante, ao longo do qual há as marcas de paseantes pouco cuidadosos: pedras onde acenderam fogueiras para cozinhar, garrafas de água ou cerveja, entre outros detritos. Numa das árvores uma corda terá servido de baloiço improvisado a crianças.
Nada mais encontro senão o que na margem vi e prossigo até à foz, com as águas galgando em espuma por cima do murete que protege o que resta das ruínas, praticamente desaparecidas com a acção erosiva das águas e a depredação humana. Este estabelecimento romano, revelara a existência de estruturas de um balneário e de tanques de salga de peixe (cetárias) datando dos sécs. I e V d. C.
Prossigo pois pelo trilho até ao sopé do promontório no cimo do qual se encontra o palacete de Raul Lino, sobranceiro ao areal e às águas do rio Sado, com a península de Troia no horizonte Naquele lugar solitário um casal jovem fotografa. Regresso por outro trilho, cruzo-me com jovens que vão até à praia, atravesso a ponte sobre a ribeira e um grupo de jovens armados de canas de pesca dirige-se para a praia,
O Parque de Merendas está deserto, algo degradado, a casa do Guarda é quase uma barraca de bairro de lata e apenas um café abarracado está aberto e sem freguesia nesta tarde primaveril.
Regresso a Setúbal em busca do Casal da Ajuda, vislumbro um cruzeiro para lá dos pilares dum portão, mas uma rede impede o acesso e já não estou em idade de acrobacias, especialmente cirandando sózinho. Tentarei aceder às ruínas da Igreja pela praia, quando a maré estiver baixa.
Este diptíco celebra o 1º de Maio de 1977, lembrando e caracterizando "A tenebrosa noite FASCISTA", de "28 Maio 1926 a 24 Abril 1974" com as palavras Repressão, Tortura, Fome, Analfabetismo, Miséria do Povo, PIDE, Censura, Corrupção, Guerra, Colonialismo, Fascismo
EM TEMPO - olhando melhor, este diptíco faria parte dum políptico, anteriormente publicado como se fosse apenas um quadríptico (1). Mas apenas a observação dos negativos mo conseguiria talvez confirmar.
DESEMPREGO ASTRONÓMICO !
CORTES NAS PENSÕES
SALÁRIOS A 310 € / MÊS
DESMANTELAMENTO DAS "regalias" sociais
PROTECÇÃO DAS ppp'S E DOS LUCROS DA BANCA DA USURA e das contas em off-shore ou paraísos fiscais
sai mais uma folha de excel para ali-bábá e seus muchachos -> all good fellas
Sem comentários:
Enviar um comentário
Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)