domingo, 15 de maio de 2022

Textos em maio 15

 * Victor Nogueira


2022 05 15 -  Comovente. Porque não se rendem os combatentes e "conselheiros" encurralados em Azovstal, apesar dos insistentes pedidos da Rússia? E porque os seus militares não pedem a intercessão da Senhora da Cova da Iria ou a de Biden, da USA/NATO?


2022 05 15 - Já para lá foi uma réplica da senhora peregrina, para quem, na olímpica Corte Celestial, de acordo com os humores e a força das preces, uns são filhos e outros enteados. Quanto aos pastorinhos, analfabetos, sem jornais, rádio ou TV, perdidos lá nas brenhas e matagais, sabiam lá eles que havia uma Rússia e que nela os cristãos eram ortodoxos, a maioria tratados como bestas.

Eles queriam era que a Guerra acabasse depressa e que os soldados não ficassem por lá trespassados, mortos e arrefecidos, no plaino abandonado fitando com olhar langue e cegos os céus, perdidos, parafraseando Pessoa.

Como a Revolução Bolchevique foi depois da última "visão" em 1917, como agora se diz, antecedida da Revolução burguesa em Fevereiro do mesmo ano, como a maioria dos Ucranianos e Russos crentes são ortodoxos, a Senhora da Cova da Iria, que terá alinhado pelo Zelensky, deve andar um tanto ou quanto baralhada.

Enfim ....


2022 05 15 - Os refugiados ucranianos para esta gente são apenas pretexto, para "atacar" o PCP, todos, ou o PS, alguns, esperando que tudo o que venha á rede sejam .... linguados, cavalas e carapaus.

2022 05 15 - Marcelíadas - Aqui há uns anos atrás uma Ministra da Agricultura dum Governo do PS enCosta disse algo parecido e foi vítima dum malhar impiedoso, quase lapidada. Marcelo abre a boca sobre (quase) tudo e sobre nada e passa, incólume impávido e sereno por entre a borrasca.
.
Tourada, de Ary dos Santos (excerto)
.
(...) Entram velhas doidas e turistas
Entram excursões
Entram benefícios e cronistas
Entram aldrabões
Entram marialvas e coristas
Entram galifões
De crista
.
Entram cavaleiros à garupa
Do seu heroísmo
Entra aquela música maluca
Do passodoblismo
Entra a aficionada e a caduca
Mais o snobismo
E cismo
.
Entram empresários moralistas
Entram frustrações
Entram antiquários e fadistas
E contradições
E entra muito dólar muita gente
Que dá lucro aos milhões
E diz o inteligente
Que acabaram as canções


2022 05 15 - Marcelíadas & Cravinhadas de Kiev: . Marcelo considera que Portugal é “beneficiário líquido” da atual situação internacional Governo diz levar sanções “muito a sério” após congelar moradia de Abramovich Embargo europeu: Portugal poderia "fechar amanhã torneira do gás ou petróleo russo", garante MNE português (in Expresso)



2022 05 15 - Visões, Marcelíadas & Cravinhadas com molho de Zé Lensky .
Zelensky: "A nossa coragem impressiona o mundo, a nossa música conquista [a Europa]."
Marcelo: Portugal "está do lado certo do contexto geo-político"
Kiev acredita que a vitória é possivel até ao fim do ano
"Não é guerra, é massacre." Familiares de combatentes de Azovstal pedem ajuda [á China]. "
Pegasus, o sistema que anda a espiar os políticos
Eurovisão: Glória á Ucrânia e Portugal no top 10
Igreja: Papa pede a líderes políticos que sejam "protagonistas da Paz"
Cultura: Ucrânia vence Festival Eurovisão, Portugal em 9º
Cravinho prevê "derrota estratégica" da Rússia
Costa esquece esquerda e tenta estender maioria [ao PSD-Madeira,
IL, PAN e Livre]
Função Pública: a moderação salarial do Governo não é um exclusivo português


2022 05 15 - Dr Strangelove - Uma comédia negra sobre o holocausto nuclear, filme realizado por Stanley Kubrick, em plena Guerra Fria, no ano de 1964. UM FILME A VER na TV Cine Edition.



2018 05 15 - foto victor nogueira - Forte de S. João Baptista, em Vila do Conde. Aqui em em 8 de Julho de 1832 tentaram desembarcar a caminho do Porto as forças liberais de Pedro IV contra o absolutista Miguel I, durante a Guerra Civil que opôs os dois contendores. Impedidas de fazê-lo pelo comandante desta praça-forte, fizeram-no mais a sul, entre as praias de Mindelo e de Arnosa do Pampelido,

2012 05 15

silêncio
O silêncio tem a dimensão
a dimensão do uni-verso
bianco, nero,
ou da paleta
com treta
.
o silêncio é
tudo e nada com rima
ou
sem ela
.
O silêncio
não tem voz
escrevendo
o silêncio é
a nata do nada

Sem comentários:

Enviar um comentário

Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)