segunda-feira, 16 de maio de 2022

Textos em maio 16

 * Victor Nogueira

2022 05 16 - LUKASHENKO APELA AOS ALIADOS DA RÚSSIA A UNIR-SE CONTRA O OCIDENTE   /   ALIANÇA PÓS-SOVIÉTICA OFERECE COOPERAÇÃO À NATO PARA REDUZIR TENSÃO

As manipulações da chamada imprensa "livre": A Imprensa ocidental nunca escreve  referindo-se á NATO como sendo «constituída por Estados pró-capitalistas e dominada pelos EUA.»

Mas referindo-se  á Organização do Tratado de Segurança Colectiva (OTSC) escreve «Aliança pós Soviética»  «constituída por Estados pós-soviéticos e dominada pela Rússia.» quando tais países, incluindo a Rússia, são agora países capitalistas, que nada têm a ver com o socialismo. (Victor Nogueira)

~~~~~~~~~~

LUKASHENKO APELA AOS ALIADOS DA RÚSSIA A UNIR-SE CONTRA O OCIDENTE por Guilherme Pinheiro ~ in Público 

O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, pediu a todos os membros da Organização do Tratado de Segurança Colectiva (OTSC) que permaneçam unidos contra o Ocidente. O apelo decorreu na manhã de segunda-feira numa cimeira desta aliança militar intergovernamental da Eurásia constituída por Estados pós-soviéticos e dominada pela Rússia.

Acusando a União Europeia e os Estados Unidos de quererem prolongar o conflito na Ucrânia para tentarem enfraquecer a Rússia, Lukashenko referiu que as “sanções infernais” aplicadas contra o seu país e contra a Rússia poderiam ter sido evitadas se o grupo tivesse falado a uma só voz.

~~~~~~~~~~~

2019 05 16 - foto  de família – Luanda - a vivenda geminada na Praia do Bispo. onde morávamos. Na 1ª moraram, à esquerda os Bragança e à direita, sucessivamente, os Coimbra e os Fardilha. Na 2ª vivenda os Nogueira da Silva e, à direita,  moraram, sucessivamente os Balsa e os Sequeira. Na 3ª vivenda moraram os Birrento (esquerda) e os Andrade Ferreira (direita).


2016 05 16 - foto victor nogueira - O SÉCULO O JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO EM PORTUGAL - MODAS & BORDADOS - CINÉFILO - VENDEM-SE AQUI --- A placa da esquerda estava na loja duma colega da Celeste, quando deu aulas na Canha, ali perto de Vendas Novas. 

Da Canha retenho duas histórias. Uma, a da velhota surda que inventava o enredo das telenovelas, comentando que não era pessoal da Canha, pois não os reconhecia. mas sim de Vendas Novas. Para ela o mundo acabava pouco adiante. 

Tal como para os alunos da Celeste, no Monte da Arouca (posteriormente UCP Soldado Luís), perdido nas margens do Rio  Sado, de arrozais e montado, de acesso difícil, que ficaram admirados a vez que com a professora  foram a Alcácer do Sal, a poucos km, espantadissimos com o "monstro" que para eles foi o comboio visto pela 1ª vez.

A outra da Canha passou-se com o idoso latifundiário e  médico do povoado, que ao ver as radiografias que mandara fazer à professora, comentou ao vê-las: "A senhora tem o estômago a desfazer-se", acrescentando "Mas o melhor é ir consultar outro médico que de radiografias nada percebo", deixando a doente muito apoquentada até à nova consulta, mas em Évora.

Da UCP Soldado Luís retenho a história dum trabalhador idoso, que estava eternamente reconhecido ao patrão Lince, o latifundiário, porque uma vez partira uma perna ao trabalhar e fora por este levado no jipe ao hospital na vila. Considerava isso um grande favor que lhe fora feito pois em seu entender o patrão não tinha essa obrigação..

As duas placas da direita foram por mim retiradas dum prédio em ruínas, ali em Paço de Arcos, perto dos "Queques da Linha", conjuntamente com um camião de madeira  abandonado entre os destroços, que faz parte do meu Museu do Brinquedo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)