sábado, 2 de julho de 2022

Textos em julho 02

 * Victor Nogueira




2022 07 02 - Alguém se lembra de como ufano e sorridente Marcelo de Sousa foi ao Brasil, em 2019, parabenizar a vitória de Bolsanero contra Lula? Alguém se lembra que a justificação foi parabenizar o Presidente dum "país irmão"? Alguém se lembra dum Marcelo Presidente de "somos (quase) todos ucranianos"?

Pois ...

Fora da paróquia, depois ou apesar disso, inúmeras têm sido as fraternais desfeitas de Bolsanero ao "irmão" Marcelo,

Mas uma questão se põe:

Constitucionalmente cabendo a direcção da política externa ao Governo Português e não ao Presidente da República, o que faz correr Marcelo/PSD contra o Governo do PS, nas suas recorrentes intromissões, desde a sua eleição em 2016 ?

Deixando de lado as papas e bolos, se e quando Marcelo de Sousa for a Kiev abraçar ou "bacalhoar" Zelensky, irá o indómito Rebelo encontrar-se com os dirigentes dos 12 partidos políticos democraticamente ilegalizados, desde o Partido Comunista da Ucrânia ao 'Plataforma Por la Vida en el Parlamento', incluindo o líder deste, preso em parte incerta, Víctor Medvedchuk?

Este e o PCU, que tinham relevante representação parlamentar? Com posições antagónicas, ambos euro-cepticos, acusados de serem "russófilos", apesar de terem uma significativa votação e apoio de ucranianos russófonos"

.

Iria Rebelo encontrar-se com eles, os da oposição "democraticamente# ilegalizada por Zelensky?

--------

Diz a notícia que ...

«"Quando viajo contacto todos os setores, tenho os contactos oficiais e os contactos com a sociedade". À chegada ao Brasil, Marcelo Rebelo de Sousa justificou a agenda de uma viagem, que inclui um encontro com Lula da Silva que não terá agradado ao Presidente Bolsonaro que ontem fez saber que cancelava o almoço previsto com o Chefe do Estado português para Brasília.

O Presidente da República reiterou que a deslocação é feita a pensar na comunidade portuguesa mas também na "fortíssima comunidade" que o Brasil passou a ter em Portugal e que o mais importante são as pessoas.»

2022 07 02 - Para que a memória não esqueça, como se esta fosse um queijo gruyère, enquanto alegados representantes do "somos (quase) todos ucranianos", de Costa (1º Ministro/PS) a SSilva/PS (Presidente da Assembleia da República), sem esquecer Marcelo de Sousa/PSD (somos - quase todos - ucranianos) e os deputados do Bloco ao Chega, com a honrosa excepção do PCP.

2022 07 02 - Na cinzentonha tralha cavaquista/pessista/portista pafiosa, Montenegro até tinha piada, . Mas os tempos (es)correram sobre a  água das pontes e nada  de novo nos traz a traquitana e  a tralha do conluio entre Cavaco/Marcelo/Rio/Rangel/Moedas/Montenegro/ PSD  e a traquitana do PS/Costa/Cisco Assis/Sócrates do chamado Bloco Central das negociatas PS/PSD, em servil  sintomia com ai UE/USA/NATO, agora acolitada, mas não só,  pelo PAN/Livre, com a IL/Chega no horizonte.

2016 07 02 - UMA LEITURA DA CAPA DAS propostas "sociais-democratas" do ppd/psd de montenegro, relvas e coelho: Pois ... Ao mundo cinzento, a preto e branco, sem cor e às mal-amanhadas notas - riscos quase infantis - de quem se esqueceu do significado do pin patrioteiro - verde e "encarnado" - na lapela, segue-se a "ofuscação" para lá do buraco da fechadura, estilo "voyeurista", também sem nuances. Á negação das cores a imprecisa e pretensa síntese das mesmas. Uma escalada individual, dum solitário indivíduo, onde as mulheres não têm direito à "Glória" nem cabimento. Uma completa negação dos valores em sociabilidade, solidários e em colectividade da ... . "social-democracia", num rígido mundo de fatiota onde a informalidade seria talvez um anátema, um “handicap”

EM TEMPO - O "buraco da  agulha" da parábola do camelo e a entrada dos "ricos" no Paraíso" e à Glória à direita de Deus-Pai Todo Poderoso substituído pelo buraco ... da fechadura.

 A PROPÓSITO DUM ARTIGO DE JPP "Uma imagem que vale mil palavras"  in https://www.publico.pt/2016/07/02/politica/opiniao/uma-imagem-que-vale-mil-palavras-1736984

2016 07 02 - Depois do enfado e arrogância pretensamente superior de Cavaco, o que é normal parece em Marcelo extraordinário. Já o anterior Marcelo e nas suas conversas em família dizia que o povo deveria entender que  se sucediam "trabalhos ciclópicos" para um normal Presidente do Concelho face à excepcional genialidade do seu antecessor. Os ciclópicos trabalhos do hodierno Marcelo consistem na árdua tarefa de tentar convencer o País de que poderá sempre agradar a gregos e troianos sem tomar partido por uns ou por outros, em perpétuo equilibrismo e na corda bamba.

2013 07 02 - a farsa e o folhetim continuam

* Vítor Gaspar pediu a demissão. Ministro quis saír há meses. 

* Portas demite-se do Governo descontente com solução para as Finanças

*  Passos não se demite nem aceitou ainda a demissão de Portas

* Ministros e secretários de Estado do CDS preparam cartas de demissão

* Durão Barroso “muito preocupado” com situação política portuguesa

* Cavaco Silva aguarda uma decisão de Passos Coelho 

* O primeiro-ministro anunciou nesta terça-feira que não se demite.

* PGR arquiva inquérito contra Sousa Tavares por chamar "palhaço" a Cavaco

 UMA SÓ SOLUÇÃO - DEMISSÃO IMEDIATA DO GOVERNO - TODOS À RUA PARA OS PÔR NA RUA

4ª FEIRA - 3 DE JULHO - manifestação do PCP em Lisboa, às 18 horas, do chiado ao rossio. A poesia tem de voltar à rua !

2013 07 02* foram as manifestações, as lutas mais ou menos quotidianas, maiores ou menores, a maioria silenciadas.

* foram as greves, sectoriais ou gerais
* foram as moções de censura
* foi a decisão do grande patronato destrunfar - fica paulo, sai pedro, entra o seguro
* foi a estocada final de gasparinho, mandando às malvas o senhor silva segundo jardim
* sai uma marcha nupcial, na forja - tózépaulo, se os eleitores gostarem do alterne e da continuação da baile mandado, embora com outras moscas
House of The Rising Sun - The Doors
tradução de Victor Nogueira
A Casa do Sol Nascente
Há uma casa em New Orleans
conhecida por Sol Nascente
que foi a ruína de muitos garotos pobres
e Deus meu, sei porque fui um deles
A minha mãe era alfaite
E costurou as minhas blue jeans
O meu pai era um batoteiro
Lá, em New Orelans
Hoje um batoteiro precisa apenas
De uma mala e de um cofre
E a sua única satisfação
É estar perdido de bêbado
Oh Mãe, diz às tuas crianças
Para não fazerem o que eu fiz:
Desperdiçarem as suas vidas na luxúria e na miséria
Na Casa do Sol Nascente
Bem, com um pé na plataforma da estação
E o outro no comboio
Vou regressar a New Orleans
Para usar aquele relógio (de bolso) e a corrente
Bem, há uma casa em New Orleans
Conhecida como O Sol Nascente
Que tem sido a ruína de muitos garotos
E, Deus meu, eu sei porque sou um deles

2013 07 02 . o patronato momentâneamente uniu-se e tirou o tapete a pedro, mas não a paulo, que esse acompanhou tózé, o seguro contra a mudança radical, que foram ao Clube de Bilderberg receber a unção e as ordens para manageiros. 

Mas pedro, apesar das coreografias de paulo, resiste, com o apoio de escavaco, o reformado no activo (ou será ... passivo). 

Tudo aparentemente corre mal para pedro. Relvas saíu mas fez questão de andat por lá demissionário depois de frisar públicamente o quanto o coelho na frigideira lhe deve (em cenouras ?). 

Agora sai Gaspar, o aparente 2º na hierarquia mas de facto o verdadeiro 1º ministro, o amigo da germânica. Gaspar afinal para além do excell, também sabe usar o processador de texto, talvez o word-star, e demite pedro e desautoriza borges e tira o tapete a escavaco: belmiro, que foi um dos "chumbados" pela parelha gaspar & borges, pensará para consigo que "a vingança serve-se fria" e que os manageiros são-no a prazo, com ou sem indemnizações, as indemnizações e comendas que o patrão lhes queira dar.

Já havia o baú ou arca de Pessoa. Pedro ficará na história com o seu báu, anafado,  no mínimo recheado com as cartas de demissão em edições sucessivas e revistas: relvas, gasparinho,  dizem que tb a cruz. 

Parece mesmo uma sócretina e segura narrativa do barco a naufragar, em que os imediatos é que de facto comandam as manobras submarinas ou de submersão. Quanto ao comandante, esse afunda-se com o navio, no meio das cenouras que substituem o leme..  

Como o seguro morreu de velho, no alterne das ondas, até nas próximas eleições, a laranja, demasiado azeda de momento, torna-se "independente", por ser mais seguro que rosas amarelas. Umas e outros para enganar papalvos e papalvas. Se estes forem na cantiga e enfiarem de novo o barrete, embrulhado,  até aos pés. 

Para glória do género, ao pódio sobe novo morgado em casavelha: não mário, não luísa, mas maria luís. Tudo swap. Tudo swing.  Lixo tóxico. Sócretinos com passes de coelho por lebre

2012 07 02 - Foto Victor Nogueira - Alcácer do Sal, Vale de Guiso, Monte da Arouca / Unidade Colectiva de Produção Soldado Luís - a minha amiga Eva, aluna da Celeste, uma "mulherinha !" , dizia-me, companheira de folias da Susana, nossa filha ,  Que é feito da Eva, da mãe (a Aciolinda), dos irmãos e dos avós  (a senhora Catarina e o senhor Custódio) ?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)