domingo, 3 de julho de 2022

Textos em julho 03

 * Victor Nogueira


2022 07 03 - Montenegro, um passista convicto, da escola de Cavaco, do deixem-me trabalhar, do emigrem, não sejam piegas, saiam da  vossa zona de conforto, um dos cavaleiros do ir mais além do  que a troica, diz que vai fazer oposição militante aos "irmãos" do PS, tendo como objectivo o paraíso neste jardim á beira-mar prantado. Com a má memória e credulidade de grande parte do eleitorado oscilante, talvez consiga formar Governo, muito presumivelmente com ajuda do Chega e da ilusão liberal, depois do PS de Costa cair de podre.


2022 07 03 - Jaime Nogueira Pinto é um ideólogo da direita num jornal assumidamente de direita, como é o "Observador".  As  suas análises sobre a Guerra na Ucrânia não coincidem com as do Ministério da Verdade. E, pimba, o Facebook eliminou um seu artigo que partilhei no Kant_O dos Olhares. É obra!


2021 07 03 Por Setúbal o ar está parado, silencioso, e o tempo nublado e cinzentonho, como se fosse Outono, abrigados os pombos e recolhidas as gaivotas, uma enorme lassidão em mim, sem águias, rouxinóis ou andorinhas no horizonte!


2017 07 03 - O "BURACO" NA "REDE" - Pois .... Será que só agora foram vistoriar o que deveria ter sdo vistoriado em desGovernos anteriores ? E descobrindo-se o "buraco" furou-se a "rede" ?

Com Cristas e Passes de Coelho e tudo uma fona: os "piegas": deveriam sair da zona de conforto e emigrarem, coisa que Assunção & Pedro, ao contrário de Paulo, não fizeram nem fazem, alapados que estão em S. Bento, entre a Lapa e as Caldas. clamando por demissões atrás de demissões, desde que não os atinjam com a força dum raio ou duma trovoada seca.


2016 07 03 - fotos victor nogueira - andarilhando pelas digitalizações - CORETOS - da esquerda para a direita e de cima para baixo - Lisboa (Olivais Velho), Braga, Porto Salvo (Oeiras), Serra do Bouro (Caldas da Rainha), Sobral de Monte Agraço, Porto, Vila Verde
Por esse país fora em muitas cidades e vilas encontramos coretos, na praça principal ou num passeio público, onde aos domingos passeava a população ao som das bandas filarmónicas, especialmente no século XIX e 1ª metade do século XX. Muitos deles exemplares da arquitectura do ferro, embora se encontrem alguns de betão armado, menos trabalhados e por vezes sem coberto.
Quem não ouviu a "Banda" a passar, de Chico Buarque ?
Estava à toa na vida
O meu amor me chamou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
A minha gente sofrida
Despediu-se da dor
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
O homem sério que contava dinheiro parou
O faroleiro que contava vantagem parou
A namorada que contava as estrelas
Parou para ver, ouvir e dar passagem
A moça triste que vivia calada sorriu
A rosa triste que vivia fechada se abriu
E a meninada toda se assanhou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
Estava à toa na vida
O meu amor me chamou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
A minha gente sofrida
Despediu-se da dor
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
O velho fraco se esqueceu do cansaço e pensou
Que ainda era moço pra sair no terraço e dançou
A moça feia debruçou na janela
Pensando que a banda tocava pra ela
A marcha alegre se espalhou na avenida e insistiu
A lua cheia que vivia escondida surgiu
Minha cidade toda se enfeitou
Pra ver a banda passar cantando coisas de amor
Mas para meu desencanto
O que era doce acabou
Tudo tomou seu lugar
Depois que a banda passou
E cada qual no seu canto
Em cada canto uma dor
Depois da banda passar
Cantando coisas de amor
Depois da banda passar
Cantando coisas de amor



2016 07 03 - Fotos victor nogueira - andarilhando pelas digitalizações - Toponímia - da esquerda para a direita e de cima para baixo - Beja, Alvorninha (Coutos de Alcobaça), Pinhal Novo, Arraiolos,, Mafra, Tomar, Lisboa, Terreiro das Bruxas (Sabugal), Sintra, Sernancelhe, Porto Salvo (Oeiras)

Colares (Sintra), Arraiolos, Torres Vedras, Évora, Maiorga (Coutos de Alcobaça), Peninha (Sintra), Serra do Bouro (Caldas da Rainha), Coto (Caldas da Rainha), Virtudes (Azambuja), Caneças (Odivelas)
De norte a sul de portugal a toponímia é registada em placas mais ou menos artísticas, destacando-se as azulejares, umas mais simples outras mais elaboradas. Merecem referência as das Caldas da Rainha baseadas em Rafael Bordalo Pinheiro, mas ainda não digitalizadas.
Nesta "galeria", em baixo, as duas da direita (Cernache e Porto Salvo) datam do tempo em que as estradas eram carreiros poeirentos no verão e lamacentos no inverno. Foram colocadas pelo Automóvel Clube de Portugal, para orientação dos escassos automobilistas, entre os fins do séc XIX e princípios do século XX


2014 07 03 foto victor nogueira - auto-retrato e sombras - Oeiras (jardins do palácio do Marquês de Pombal)
MEMÓRIA DESCRITIVA
no jardim
aragem chinesa ou nipónica
em filigrrana rendilhada
um jogo de luzes em chiaroscuro
dicotómico e caleidoscópico
sombria de sombras
na penumbra em contrastaria
rútilo é o i
entre o gradeamento
e a folhagem
a preto e branco
síntese ou ausência da cor
senza cuore il senso
a cinza e a neve
il silenzio
sem refração
na espiral rectilínea
visto o registo
em curvilínea planura

Setúbal 2014.07.03


2013 07 03 - 2013 07 03 «O fundador do CDS e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros Diogo Freitas do Amaral disse nesta quarta-feira que o país está “entregue a um grupo de irresponsáveis” e defendeu um Governo de salvação nacional ou eleições antecipadas.» Que sucederá a freitas por afirmar que pedro e aníbal são irresponsáveis e bla-blá «“Nós estamos entregues a um grupo de irresponsáveis, de pessoas que não sabem o que é governar um país, não sabem o que é a dignidade do Estado e não sabem as regras mais elementares da democracia (...). Não sabem nada, fazem tudo mal”, criticou o histórico dirigente partidário.» Mais um caso da vingança, neste caso de freitas contra aníbal do psd, servir-se fria ?? Bom, bom para eles, incluindo freitas do amaral cujo retrato portas mandou entregar na sede do PS ao rato, seria um governo de salvação do capital, estilo "tudo pela Naxão, nada contra a Naxão" em que a naxão é o capital. Mas já é tarde e por isso o grande patronato destrunfou e o seguro portas seria a próxima coreografia no $how-busin€$$. Freitas é um "sobreviventre" nato - já foi sheriff-mor do cds, apoiou a contra-revolução de spínola, votou contra a constituição de 1976 (o cds foi o único partido a fazê-lo na Constituinte), foi candidato derrotado à presidência da república (e cavaco, líder do psd, recusou que este pagasse as dívidas da campanha eleitoral), foi ministro dos negócios estrangeiros num governo do ps/mário soares (foi por isso que portas mandou entregar o retrato ao ps no rato), foi presidente da assembleia-geral da ONU, e agora será reserva da Naxão, num futuro governo de sócretinos do ps-seguro.assis-sentado. Por isso agora se solidariza com portas, devido às desfeitas de pedro a paulo. Uma narrativa de homens de honra para um governo de salvação do capital para salvarem a honra dos padrnhos! Mas os padrinhos já fizeram a aposta e freitas coloca-se em linha. Tal como portas seguro. Honni soit qui mal y pense ou ... talent de bien faire ? UMA SÓ SOLUÇÃO - DEMISSÃO IMEDIATA DO GOVERNO - TODOS À RUA PARA OS PÔR NA RUA 4ª FEIRA - 3 DE JULHO - manifestação do PCP em Lisboa, às 18 horas, do chiado ao rossio. A poesia tem de voltar à rua !




2013 07 03 - TODOS NA RUA, contra eles e contra quem está por detrás deles
dos jornais, nos últimos dias

* Cavaco recebe Passos e ouve partidos na quinta-feira
* O Governo entende que deve avançar na negociação da reforma da Administração Pública, apesar da crise ...
* Privatização parcial da CGD põe 40% da banca em mão estrangeira
* Associação diz que sector privado quer gerir hospitais públicos. Novo presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada acredita que concorrência daria mais qualidade aos utentes com menos despesa.
* Rede de corrupção cobrava até 7500 euros por carta de condução
* Pais do Amaral pagou 1,4 milhões para escapar a acusação de fraude fiscal. Ministério Público acusou 24 pessoas e seis empresas. Estado terá sido lesado em 36,6 milhões de euros.
* Regresso ao consumo de heroína triplicou nos últimos três anos
* PSD "firme" nos sacrifícios exige clarificação dos órgãos do CDS
* Colaboradores "incrédulos" e "destroçados" com decisão solitária do líder do CDS
* Conselheiro nacional do CDS arrasa Portas e sai em defesa da nova ministra das Finanças
* Maria Luís Albuquerque reafirma que não sabia dos 'swap'. O mais interessante foi a secretária de Estado, Maria Luís Albuquerque, ter revelado que os swap tóxicos seriam compensados por outros swap, ..
* Anacoreta Correia reclama congresso e diz que Portas à frente do CDS prejudica o país
* Revolução Branca quer Governo Presidencial, Em carta aberta, o Movimento exige a Cavaco Silva que impeça "eleições de políticos imberbes".
* Há três milhões de isentos de taxas na saúde por insuficiência económica
* Autarquias vão garantir refeições para alunos nas férias de Verão para prevenir situações de carência alimentar
A POESIA ESTÁ NA RUA.
*** Verdes acenam com moção de censura ao Governo ainda em Julho


2012 07 03 - Foto Victor Nogueira - Alcácer do Sal, Vale de Guiso, Monte da Arouca / Unidade Colectiva de Produção Soldado Luís - Eva e Susana no caminho que vinha da fonte e do lavadouro



Sem comentários:

Enviar um comentário

Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)