* Victor Nogueira
2022 08 12 - Alguém escreve: «Dizer-se que o Manuel Alegre é "poeta", é como dizer-se que o pivot José Rodrigues dos Santos é "escritor"!»
E eu replico:
Que ignaro disparate. Manuel Alegre foi uma das vozes da resistência, uma voz na Rádio Voz da Liberdade, em Argel, paralelamente com a Rádio Portugal Livre, em Bucareste, cujas "Praça da Canção" e "O Canto e as Armas", parcialmente musicado e cantados por Adriano Correia de Oliveira, serviram de estandarte antifascista e contra a guerra colonial. Eram as rádio clandestinamente ouvidas, tal como a BBC e a Rádio Moscovo. todas elas interceptadas pela PIDE.
Depois, o Manuel Alegre fez-se triste, aderindo ao PS, sendo a voz de trovão que na lapela do pretenso PS, fundado em 1973 na Alemanha social-democrata, dava um engano de esquerda avalizando a política contra-revolucionária.
Mas tudo isto não invalida a qualidade literária da sua obra, que não tem qualquer comparação com a de Rodrigues dos Santos, que nem uma nota de rodapé terá na história da literatura portuguesa.
Não, não morro de amores nem defendo o político Manuel Alegre. Mas isto não justifica ignaras apreciações, equivalentes ás dum tal Sousa Lara num Governo de Cavaco, relativamente a Saramago!
2022 08 12 - Marcelíadas fusivelsóficas
«Marcelo Rebelo de Sousa deixou ainda algumas considerações sobre o primeiro-ministro, dizendo que "ele é muito rápido a sugar as coisas". "Tem-se uma ideia e ele é um mata-borrão. Um bom mata-borrão, porque é rápido", disse, acreditando que, "com alguma sorte", ainda vai ver o "nascimento de uma alternativa de direita" durante o seu mandato.» (dos jornais)
2022 08 12 - Marcelo, o fusilsofo electrico corta-circuitos espera que seja o Montenegro do Cavaquistão passista a adesivar o gasoduto, depois do flop Rangélico 🙂
2022 08 12 - Eles não sabem nem sonham, que o sonho comanda a vida ...
Galileu? César? Einstein? Tolstoi? Gagarine ou Valentina Tereshkova? Marie Curie? Pasteur? Einstein? Charlot? Pamplinas? Orson Welles? Eisenstein? Coutinho e Cabral? Santos Dumont? Picasso? Josefa de Óbidos? Frida Kahlo? Sartre? Simone? Eusébio? Rosa Mota? Carreras? Maria Callas? Zorro, o Mascarilha? Batman? Tarzan (o Rei da Selva)?
Népias.
Eles não sabem nem sonham, que o sonho comanda a vida, uns prestando serventia, outros dando a serventia.
Nabeiro no nabal das nabiças e no delta perora. O que comanda a vida é sermos todos e todas empresários de sucesso, mais ou menos beneméritos. Todos?
Nããããooooo (digo eu). Apenas os que "esforçadamente" enriquecem, isto é, a minoria que (mais ou menos generosamente) dá a serventia a quem os serve, isto é, a maioria, serventuários e serventuárias, sem mérito nem sucesso, numa estrada de sonhos amortalhados e de flores esmaecidas!
2022 08 12 - VN - Bem, deveria dizer-se qual foi o Papa. João Paulo II não é igual a João XXIII tal como Pio XII ou ou Leão XIII não são o mesmo que Francisco ou Paulo VI.
FG - ????? Não percebo o comentário. Há dúvidas sobre quem era o papa quando dos atentados ao Charlie Hebdo????
VN - Nem todos sabem ou se lembram qual era o Papa, embora para mim todas as religiões, para lá de eventual humanitarismo de alguns preceitos, sejam alienantes, imbuídas de proselitismo. Para mim a ICAR tal como as religiões de matriz judaico-cristã são irreeformáveis, Apesar ou para lá de João XXIII, João Paulo II, Francisco ou João Paulo I estão Pio XII, Leão XIII, João Paulo II e Bento XVI, ficando-nos pelos tempos mais próximos.
Mas não é a isto que se refere o post, que se limita a ostracizar Marcelo e o "Papa", epifenómenos do Ministério da Verdade.
2010 08 12 - Braseiros em Fogo Lento
Portugal continua literalmente a arder, especialmente a norte do Rio Tejo, de nada valendo a Moca de Rio Maior ou a Senhora de Fátima. Com tanto fogo todos os anos, é de surpreender que ainda haja restolho ! Mas há, como há furos ainda no cinto para apertar ! Já menos surpreendente é que algumas bolsas continuem a inchar ! Ou que se construam menos casas. Ou que as pessoas prefiram arrendar a comprar casa ! O que não impede a banca de engordar como a rã ! Ou que se vendam mais carros de luxo e menos utilitários ! E que nestes se torne banal o que antes eram luxos à parte pagos !
.
Tomás Feteira ressuscitou, não como Lázaro, mas devido a uma embrulhada com os herdeiros da sua enorme fortuna, assassinada que foi em Dezembro último a sua antiga secretária e companheira marital. Uma embrulhada com milhões à mistura ardendo, sem falar nos ilustres advogados das partes em litígio, como José Miguel Júdice e Duarte Lima !
Fidel continua a falar nos riscos duma guerra nuclear e duma possível destruição da vida no planeta, enquanto o Público do Tio Belmiro dá conta das ideias dum cientista advogando que a salvação da Humanidade está na colonização doutros planetas, pois não se devem pôr todos os ovos no mesmo ninho.(1) Está-se mesmo a ver quem custearia tal programa de colonização estratosférica em naves cujos passageiros, desta feita, não seriam mexilhões mas tubarões!
.
Haja Saúde e Fé em Deus ou na (des)Humanidade ! Ou, por outras palavras, Alá é Grande e Maomé o Seu Profeta!
.
.
(1) Stephen Hawking quer mandar a humanidade para o espaço. E já
Sem comentários:
Enviar um comentário
Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)