2022 09 11 - Com a activa participação da CIA o General Pinochet desencadeou em 11 Setembro 1973 o golpe fascista contra o Governo Socialista de Unidade Popular, encabeçado por Salvador Allende, dando início a uma feroz repressão contra os trabahadores, os comunistas, socialistas e outras forças políticas que apoiavam a Unidade Popular.
Assim e uma vez mais terminavam as ilusões sobre a possibilidade de instaurar o socialismo e uma sociedade mais justa através de eleições respeitando a ordem capitalista e burguesa. Uma vez mais se demonstrou que a via pacífica e "ordeira" não impede a reacção violenta da classe dominante para preservar os seus privilégios e poder.
Como desassombradamente disse então Kissinger nesse mesmo ano, justificando o apoio dos EUA ao golpe:
"Não vejo porque precisamos ficar parados e assistir um país tornar-se comunista por causa da irresponsabilidade do seu povo. As questões são muito importantes para deixarmos os eleitores chilenos decidirem por si mesmos."
2022 09 11 - Não sei se com ironia, MEC defende a vantagem da Monarquia sobre a República porque o Chefe de Estado é "escolhido" de imediato, sem sobressaltos, devido ás leis da sucesssão, sem as "barganhas" a que o Presidente (a eleger) estaria muitas vezes sujeito para garantir o seu ascenso ao poder. Enquanto segundo MEC, o monarca estaria acima disto tudo.
Escreve MEC: «Quantos partidos foi necessário consultar antes de Carlos se tornar rei? Quais as alianças partidárias - as conversações, os acordos secretos e públicos, as negociatas e as trocas de galhardetes - que possibilitaram a coroação de Carlos?
Nenhuns e nenhumas, porque o rei, estando abaixo e acima dos partidos, dá mais força aos partidos. É por isso que são unânimes no apoio à monarquia: porque ficam com mais força, porque ficam com o poder todo. E são os eleitores que decidem quais são os partidos que mandam.»
Na verdade, o monarca não fica com o poder todo, sendo apenas uma figura decorativa, uma espécie de corta-fitas alimentando faustosamente beneficiências e caridadezinhas. No caso do Reino Unido, a família de Windsor é a 5ª maior fortuna do Mundo, embora me pareça que a Revista Forbes a não revele nas suas listas anuais.
MEC dá de barato que todos na Inglaterra (ou noutro qualquer reyno), incluindo todos os partidos políticos, defendem e apoiam a Monarquia e a Realeza. O que não é verdade. Mesmo na Commonwealth, quando países como a Austrália, Canadá ou Nova Zelândia a abandonarem, instaurarão seguramente a República e não uma anacrónica Monarquia.
Nem sempre a sucessão foi assim tão pacífica, nos tempos em que as monarquias "reinavam" na Europa, disso estando a História repleta, incluindo a de Portugal. A predestinação não é assim tão certa: o/a presuntivo/a herdeiro/a pode falecer ou ficar incapacitada. Ou o "destino" alterado, pacífica ou violentamente, com a instauração duma república. Embora possam continuar os privilégios de sangue (pretensamente azul) ou de pilim (a eterna seiva), não poucas vezes passando de geração em geração.
E que tristeza e previsível frustação, esta de predestinação, que limita os sonhos de qualquer criança, esta de ter um "destino", (talvez) um fardo. uma vida e uma forma de viver a que o prendem desde o nascimento. Esperando décadas, para que o destino se cumpra! Com a morte d'outrem!
La Reine est morte! Vive le Roi! Hip! Hip! Hurray! Hip! Hip! Hurray! Hip! Hip! Hurray!
2022 09 11 - Para captar as atenções devemos manter a mesma onda? Ou torna-se necessário variar as ondas, ou para distrair as atenções ou para manter a "angústia" e o "temor" e as audiências e garantir a publicidade?
Houve a onda covidesca, com limitação ou negação de liberdades, direitos e garantias. Seguiu-se a Guerra, com o Capitão América e o Super-Homem contra o Império do Mal, que se tem traduzido na imposição do pensamento único e amestrado.
No programa, com "novos" capítulos, que continuará no próximo Inverno, com agravamento da crise económica e social e sua contestação, vão entretanto surgindo breves intervalos, como o PCP e a Festa do Avante e, agora, a soap opera na loura Albion, aquela "secular e fiel aliada" que inspirou os versos de "A Portuguesa" e serviu de bandeira aos republicanos em Portugal "Contra os bretões, marchar, marchar!", a propósito do chamado Mapa Cor-de Rosa.
A invectiva acabou por transformar-se em "Contra os canhões, marchar, marchar!", embora persista a alternativa de ... "Contra os cifrões, marchar, marchar!"
A DESTALHE DE FOICE - O filme mais antigo que me lembro de ter visto é "Steamboat Willie", dos Estúdios Walt Disney, no Porto, cerca de 1949.
Tal como é dos mais antigos de que me lembro a reportagem da visita de Isabel II a Portugal, em 1957, estava eu já em Luanda.
Malhas que a memória tece!
Imagem - A grande onda, por Katsushika Hokusai
2021 09 11 Fotos victor nogueira Setúbal Caixas da EDP . Pinturas
Muitas estações transformadoras e caixas de electricidade em Setúbal têm sido pintadas por vários artistas, situando-se estas na Avenida Luísa Todi e uma no Bairro do Viso. aquelas tendo como tema a flora. o Estuário e a Arrábida, embarcações de pesca e a indústria conserveira de peixe.
2020 09 11 foto victor nogueira - Setúbal - Mourisca (caisde palafitas) barcos nos esteiros do Sado c. 1998
2019 09 11 foto victor nogueira - Saída da missa, em Setúbal - pormenor num quadro do pintor setubalense João Vaz
2011 09 11 -Évora - quarto de estudante - foto MENS
Atrás do sofá, a servir de recosto, um colchão insuflável da tropa que trouxe de Luanda) e à minha direita os sacos da TAP que me serviam para transportar a bagagem nas minhas viagens de avião ou para Lisboa/Porto ou aos fins de semana para a Amareleja ou, Beringel / Beja e regresso
Na parede um Cristo do Camilo, artesanato alentejano e uma foice que trouxera do monte do pai da Celeste, em Santo Amador (Moura). Tb se vislumbram das das garrafas de uísque das que compravam a bordo do avião nas viagens de regresso a Portugal.
2011 09 11 - Évora - quarto de estudante - foto MENS
Na cómoda, o gravador de cassetes, o gira-discos e uma bandeja em vime, artesanato da Madeira oferecida pelo meu irmão, e a reprodução dum quadro de Picasso.
2011 09 11 -Évora - quarto de estudante - foto MENS - Nas paredes, uma litogravura de Pavia, adquirida numa campanha para recolha de fundos pelas CDE, para além de reproduções dum quadro de Picasso e fotos do Maio de 68 e da Liz Taylor no filme "Quem tem medo de Virgínia Wolf ?"
2010 09 11
11 SETEMBRO de 1973 - Golpe no Chile c/ apoio dos Estados Unidos. Pinochet instala ditadura militar; derruba governo socialista, democraticamente eleito. Allende morre na resistência. O estádio de futebol de Santiago torna-se uma prisão. Milhares de chilenos são assassinados s/ julgamento, como Victor Jara, e muitos exilam-se.
Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)