Pingos do Mindelo em 2022 dezembro 27, com sarau musical
* Victor Nogueira
Auto-retrato no Mindelo, numa soalheira manhã com amena temperatura, vislumbrando o céu entre o azul e o cinzento, sobre os campos verdejantes para lá da vidraça, rodeado pelo silêncio, depois de ouvir o Concerto nº1 para piano, de Tchaikovski, no leitor de CD's, em 2022 12 27.
Regressaram as aves, que em voos planados passam no horizonte. É tempo de ir almoçar:, estufado de coxas de frango ou de galinha com arroz de tomate. Para o jantar ficará a sopa de abóbora, produto ali do quintalejo.
Para o almoço a companhia musical será mais serena: dois dos imoromptus ou improvisos de Schubert, para piano.
O frango foi cozinhado ontem e ficou saboroso. Contudo, quando estava a preparar-me para desligar o fogão, na vidraça da cozinha bateu a vizinha Amélia, para que lhe abrisse a porta, pois às 2ªs feiras é o dia em que me ajuda na lida da casa. Conversa atrás de conversa, comecei a almoçar. Terminado o repasto vim para a sala e as minhas tarefas ao computador. A páginas tantas diz-me ela que eu não havia desligado o fogão. De modo que uma parte da comida estava agarrada ao fundo do tacho de teflon, embora uma grande parte não tivesse ficado intragável. E prontus, azares de quem se distrai com as cumbersas.
Quanto ao tempo, a tarde esteve amena e sem chuva, embora ao entardecer o frio começasse a enregelar os meus ossos e o seu magro revestimento. Programara ir até à Póvoa e a Vila do Coode, mas entretanto anoiteceu, o tempo arrefeceu e por casa fiquei. Esperemos que tamanhã a as previsões meteorológicas sejam um flop, como foram nestes dois dias, em que afinal acabou por não chover. O jantar será a massada de marisco que sobrou, mais apetitosa porque resolvi a posterior temperá-la com «gindungo ou piri-piri, No leitor de CD's, após Vivaldi, a obra "O Lusitano", uma colectânea de canções portuguesas do Renascimento , interpretadas por Gérardd Lesne.
EM TEMPO – Tchaikowski surge nas minhas cartas do meu exílio em évoraburgomedieval.
*** «A tarde está tristonha. Dos alto-falantes do gira discos saem as notas da "Rapsódia Húngara" de Liszt. .
Não há dúvida que o piano é um instrumento agradável de ouvir. E a Rapsódia Húngara nº 6?! Dá uma sensação de afirmação persistente, que nunca se quebra. Mas uma das minhas composições preferidas é o "Concerto para piano, nº 1", de Tchaikowski. (NSF - 1970.03.21)
À "Rapsódia Húngara" de Liszt (o piano é maravilhoso!) junta-se o chilrear dos pássaros no telhado, o ronronar duma avioneta pelos ares e o ruído abafado do trânsito na Praça do Giraldo, aqui a dois passos. (NSF - 1970.05.17)»
*** «Ouço o Concerto nº 1 para piano, de Tchaikowski. Os sons desprendem-se em cavalgada, saem do piano pelo alto-falante, umas vezes de mansinho, outras violentamente, elevam-se, envolvem-nos, penetram em nós e arrebatam-nos. Neste momento os violinos dialogam com o piano, tentam impor-se-lhe, este assemelha-se a um riachozito saltitante. A voz daqueles eleva-se, tentam emudecê-lo. Os violinos perdem a sua delicadeza, tornam-se autoritários. Abafam o piano, o frágil, quem diria, piano! Veio a calma. Lentamente, a medo, uma flauta tenta quebrar o silêncio. Outras vozes vão-se-lhe juntando. Violinos e piano restabelecem o diálogo, secundados por outros elementos. Há uma quietude no ambiente. Uma voz grave, que não identifico, surge. O piano saltita pelo riacho, de pedra em pedra, apressa-se, corre ligeiramente pelos prados. Os outros seguem-no. Os sons misturam-se, elevam-se em cascata. O diálogo repete-se serenamente, em espiral. Termina mais uma cena.
Silêncio. Violência. Brusquidão. Violinos e piano defrontam-se de novo. Implacavelmente o piano tenta impôr-se. Consegue, com alguma luta. Os violinos aceitam a derrota e rendem-lhe homenagem. Ele aceita-la do alto da sua vitória. Os sons ora dialogam, ora competem entre si. Os violinos são os árbitros. Parece que nada mais pode deter o piano, soltito, com ternura, com delicadeza, umas vezes, com altivez, outras. Ah! os outros silenciaram-no. Mas ele debate-se, liberta-se, corre, surdo à majestade dos violinos. Está sozinho. É perseguido, tenta fazer-se ouvir. Mas é tarde! Este final soberbo, empolgante, arrebatador! (NSM - 1969.01.23)
Sarau musical
Pyotr Illych Tchaikovsky - Piano Concerto No. 1 in B-flat minor, Op. 23
1. Allegro non troppo e molto maestoso – Allegro con spirito (00:04)
2. Andantino semplice – Prestissimo – Tempo I (19:06)
3. Allegro con fuoco – Molto meno mosso – Allegro vivo (24:55)
Vladimir Horowitz, pianista
Arturo Toscanini, maestro
NBC Symphony Orchestra
Gravação - 25, 1943, no Carnegie Hall, New York City
Franz Liszt - : Rapsódia Húngara Nº. 6 in D flat, S.244 -
Pianista: Michele Campanella - 1974
Franz Schubert - 4 Impromptus, D. 899 / Op. 90
Pianista - Maria João Pires (1996)
00:00 - No. 1 in C minor, Allegro molto moderato
11:05 - No. 2 in E-flat major, Allegro
15:50 - No. 3 in G-flat major, Andante
21:40 - No. 4 in A-flat major, Allegretto
Franz Schubert - 4 Impromptus, D. 935 / Op. 142
Pianista - Maria João Pires (1997)
00:00 - No. 1 in F minor, Allegro moderato
12:22 - No. 2 in A-flat major, Allegretto
20:20 - No. 3 in B-flat major, Andante & variations
33:24 - No. 4 in F minor, Allegro scherzando
O LUSITANO. Portuguese vilancetes, cantigas & romances.
00:00 I. La folia
02:10 II. Dos estrellas le siguen Manuel Machado
04:25 III. Já nã podeis ser contentes
05:26 IV. Perdi a esperança
06:45 V. Cuydados meus tao cuidados
08:26 VI. Testou minha ventura
10:00 VII. Porque me nã vês Joana
11:46 VIII. Fantasia Fuenllana
13:25 IX. Clamabat autem mulier Pedro de Escobar/ Alonso Mudarra
16:57 X. Pavan & galliard d'Alexandra Mudarra
20:01 XI. Secaronme los pesares Escobar
23:34 XII. Ninha era la infanta
26:41 XIII. Vos señora a maltratarme
29:24 XIV. Mis ojos tristes Ihorando
30:46 XV. Gran plaser siento yo ya Escobar
32:03 XVI. Pásame por Dios barquero Escobar
35:21 XVII. Tantum ergo sacramentum Manuel Cardoso
37:44 XVIII. Tiento para arpa Manuel Rodrigues Coehlo
48:33 XIX. Senhora del mundo
51:46 XX. Nú tragais borzeguis pretos
54:10 XXI. Paso a paso, ernpeños mios Machado
57:29 XXII. Yo sonhava que me ablava
1:00:10 XXIII. Puestos estan frente a frente
Alto: Gérard Lesne
CIRCA 500
Flute: Nancy Hadden
Viola de gamba, lirone: Erin Headley
Harps: Andrew Lawrence-King
Guitar, Lute, Vihuela: Paula Chateauneuf
Lute, Vihueala: Stephen Stubbs
Director: Nancy Hadden
Recorded in 1989, at London
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Joana Espanca Bacelar
Adoro Schubert! Oiço muitas vezes....
Joana Espanca Bacelar
Estás com ar satisfeito! 👌
Victor Nogueira
Joana Espanca Bacelar Agora já consegui ultrapassar as minhas inibições e já consigo "representar", olhando em frente, desassombradamente, para a cintilante luzinha verde do PC (entenda-se, personal computer)
Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)
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Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)