sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Textos em fevereiro 24

 * Victor Nogueira


2023 02 24 Persistência da memória - Lili (1926 - 2017)

Diz-me Penélope que as violetas da minha tia Lili continuam viçosas, as violetas que me pediu como lembrança depois do seu falecimento.

Desde a minha juventude até 2017 a Lili conheceu não poucas das minhas amizades e a casa dela esteve sempre aberta a todas elas, desde o Zamith, dos bancos da "primária" em Luanda, e a Emília, das aulas em Económicas, em Lisboa, passando pela malta do Arcada, em évoraburgomedeval, até ao Gilberto e o Filipe, sem esquecer a minha Mana Flor, já falecida, e Penélope.

Os que partiram continuam vivos enquanto estiverem na memória dos que os conheceram e com eles con-viveram!

Foto - Penélope )Faia Maria)

Setúbal, 2020.05.06


2023 02 24 Zelensky? O que compara o golpe de Maiden ao 25 de Abril e a actual Constituição ucraniana àquela que saiu da chamada Revolução dos Cravos e que será agraciado por Marcelo de Sousa com a Ordem da Liberdade, pela defesa dos Direitos Humanos?

OK, Zelensky, tudo bem, quantas vezes quiser, para ser delirantemente aplaudido e em pé, como em 25 de Abril de 2022, pelos deputados do PS, PSD, Chega, IL, Bloco, PAN e Livre! Trata-se dum excelso personagem, estilo invencível Capitão América, o Super-Homem e caixeiro-viajante que qual Cavaleiro do Apocalipse reclama incessantemente por armas, cada vez mais armas, quanto mais mortíferas melhor!

Lula da Silva, que venceu o irmão de armas de Zelensky, de seu nome Bolsanero, discursar na Assembleia da República em 25 de Abril de 2023? Ai Jesus, credo, Maria Santíssima, valha-nos N. Sra da Agrela,, porque torna e porque deixa, gritam mais ou menos estridentemente o Bloco, Chega, PSD e a IL!

Diz a notícia que «Durante o debate promovido pelo presidente da Assembleia da República sobre um ano de guerra na Ucrânia, André Ventura acusou o ministro de "desrespeito enorme" pelo Parlamento e pediu-lhe esclarecimentos sobre a sua autonomia para fazer tal anúncio, enquanto o líder parlamentar do Bloco de Esquerda disse mesmo que o governante "meteu a pata na poça".

"Não será a trapalhada do senhor ministro que deve impedir o momento, que nos enche de orgulho a todos, que é receber Lula da Silva no Parlamento português, o homem que tirou do poder o genocida Jair Bolsonaro", acrescentou o deputado bloquista, sob os protestos dos parlamentares do Chega, de tal forma ruidosos que Santos Silva teve que lhes pedir que deixassem Pedro Filipe Soares falar. (...)".

Fora André Ventura o primeiro a questionar o ministro, acusando-o de um "desrespeito enorme para com o Parlamento" ao "achar que pode fazer o que quer deste Parlamento" quando anunciou, em Brasília que o Presidente Lula da Silva irá discursar no plenário no 25 de Abril, uma situação inédita em 49 anos.

"Não é a si que compete, como membro do Governo, decidir.»

Magnânimo, sobre o mesmo assunto o líder do PSD «esclareceu que "o PSD aceita que o chefe de estado brasileiro discurse no parlamento, mas não na sessão solene dedicada ao 25 de Abril.»

2023 02 24 A Guerra na Ucrânia - de vitória em vitória da USA/NATO/aiUÉ até .... ao holocausto da Humanidade, no apócalipse provocado pelos 4 cavaleiros: a guerra, a fome, a peste e a morte!


2022 02 24 Foto Victor Nogueira - Mindelo (Praia da Gafa) - 2003 08 - -O/A fotógrafo/a fotografa(n)do/a




É a guerra o monstro que ceifa a vida
Ruína as casas, viola a criança;
Velhos, novos, não fogem à matança,
No campo a seara é já perdida.

O fogo e a peste, em grande corrida,
Afastam do burgo a bela festança;
O mal, a vida e natureza alcança.
Só dos loucos pode ela ser querida.

Homens, mulheres, crianças, lutam
Por outro mundo novo construir;
Cantam rouxinóis, bem alto voam águias.

Na verde planura os cordeiros vivam;
Na festa, na eira, todos a bailar,
P'la paz lutando, sem demagogias.


Setúbal 1989 09 06
~~~~~~~~~~


Give Peace A Chance - John Lennon · Yoko Ono

2021 02 24 foto victor nogueira - Setúbal (Bairro do Troino) - Para além da aldraba, de formato relativamente comum, o que me chamou a atenção foi a portinhola, que substitui um eventual postigo, que a porta não tem.


2019 02 24 - foto jj castro ferreira - Lili, Páscoa de 1978 ~  Para a Lili
Carta recebida/respondida
respondida/recebida
Assim, como bom menino
- que todos devemos ser -
Todo aperaltado:
o vinco das calças bem marcado,
bem "nodada" a velha e querida gravata,
o cabelo, sem brilhantina, bem penteadinho
- para a direita..
Um cheiro a Lavanda
... e a Pitralon.
Nas mãos
- lavadinhas –
um ramo de flores.
Tão amoroso!
o ramo ou o menino?
Braços que se abrem e se estreitam ...
Ffffchiúu! F£ffchiúúu
Feliz Aniversário, titi
Que este dia se repita por muitos
Muitos, muitos e loooooongos anos!
Évora, 24.FEVEREIRO.1969
Maria Luísa (Porto 1926 - Paço de Arcos 2017)


2020 02 24 foto de família - o regresso a Luanda, em Maio de 1974, após a "licença graciosa".

Completamente alheia ao terramoto que foi o 25 de Abril, a minha mãe regressou a Luanda.
Em 1966 vim para Portugal, prosseguir estudos universitários, num país que então já era para mim o "estrangeiro"
As minhas idas a Luanda a partir de 1967 acabavam em "tragédia" com o meu pai, contra a minha vontade, puxando a conversa para a política e eu lhe contrapunha que aquela era uma guerra perdida e que a independência de Angola era inevitável, quer com um regime multi-racial como o preconizado pelo MPLA, quer com um regime da minoria branca, como o de Ian Smith na Rodésia do Sul,
Se havia "censura" em Portugal, a partir de 1961 ela passou a ser férrea em Angola, até aí mais liberal, com a autêntica manipulação de que "Angola é nossa", mesmo influenciando quem até aí não era afecto a Salazar e defendia a independência de Angola face a Portugal.
A ironia é que o regresso tenha sido feito no transatlântico "Infante D. Henrique", da Companhia Colonial de Navegação (CCN), e que a tragédia tenha sido o chamado "retorno" a Portugal de centenas de milhares, brancos e negros, pouco depois, muitos dos quais nunca tinham estado em Portugal ou que de alma e coração, como o meu pai, se consideravam não portugueses, mas angolanos, que a long time ago haviam preconizado a independência de Angola multirracial, como defendia o MPLA.
A tragédia é que muitos brancos acabassem a defender a UNITA, um movimento racista e trIbalista, apoiado pela PIDE e pela a União Sul-Africana, a do "apartheid".
Porque em abono da verdade se diga, nem o Manuel nem a Maria Emília, alguma vez foram racistas ou defenderam o apartheid.


Luanda - 1954



Ricardo Jorge Mateus Pina não te chamavam 'dumbo?. claro que não comestes cortes ficamos todos de orelhas proeminentes. 8 ano(s) Ricardo Jorge Mateus Pina com os do estado ficamos com orelhas de burro. 8 ano(s) Victor Barroso Nogueira A não ser que se enganassem, Ricardo Jorge Mateus Pina quem me conhece sabe que não tenho orelhas de burro.Aliàs, nunca fui de castigo para o canto com as ditas cujas enfiadas na cabeça 😛 A coleccção que tenho e bem fornecida, iniciada desde o 1º Governo PS/Mário Soares, em 1976, é de prateleiras mais ou menos doiradas LOL 8 ano(s)Editado Ricardo Jorge Mateus Pina claro. Ver tradução8 ano(s) Maria Rodrigues (Y) 8 ano(s) Teresa Mercês de Mello Muito giro o miúdo da fotografia, que uns aninhos mais tarde foi meu colega! Sorriso feliz e olhos bilhantes! Beijinhos. 7 ano(s)

 2014 foto de família - a minha tia Mª Luísa, nascida em 1926, que hoje faz 90 anos - em Luanda, em 1946, com o sobrinho recém-nascido

Comentários a uma foto em que digo que morei na Rua Frederico Welwitsch, em Luanda

Iva Flores Curioso, em Luanda, vivi sempre na Rua Frederico Welwitsch. Felizmente a minha mãe está viva e talvez tenha conhecido a sua tia. Só um apontamento de qualquer coisa em comum. Responder5 ano(s)Editado Victor Barroso Nogueira A minha tia não, pois morava na Fazenda Tentativa (Caxito) com os pais, onde o me avô era químico-analista, e regressaram a Portugal em 1948. A seguir estou eu com os meus pais e irmão qd ainda morávamos na Frederico e antes de mudarmos para a Praia do Bispo. Nós éramos os Nogueira da Silva https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2037212135314&set=a.2035766099164.2106733.1394553665&type=3&theater Responder5 ano(s) Victor Barroso Nogueira https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2037210175265&set=a.2035766099164.2106733.1394553665&type=3&theater Responder5 ano(s) Victor Barroso Nogueira https://aoescorrerdapena.blogspot.pt/.../o-grande... Responder5 ano(s)Editado Iva Flores Victor, estive a ler e eu andei no Colégio D. Duarte e num outro artigo seu, fala do Sr. Cunha, alfarrabista, onde o meu pai, religiosamente ia todos os fins de semana e me levava, a mim e ao meu...muitas memorias comuns. Ah! e andei no Salvador, etc, etc. Um abraço. O seu irmão nasceu no meu ano. Responder5 ano(s)Editado Iva Flores Vou perguntar à minha mãe se os conhecia. Eu vivi lá de 1956/58, talvez antes, até vir para Lisboa estudar, em 1969. Responder5 ano(s) Iva Flores Obrigada por me ter respondido. Responder5 ano(s) Iva Flores Ah! E nós íamos mtas vezes à Tentativa. O meu pai tinha lá um amigo que aí trabalhava. Responder5 ano(s)~

João Carreira
Que ternura !... PARABÉNS , à Sra . tua tia ...90 anos é obra !...
Responder7 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
🙂
Responder7 ano(s)
Clara Roque Esteves
Vítor, nós a nascermos e a tua tia já era uma mulher linda.
Responder7 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
🙂
Responder7 ano(s)
Isabel Maria
Parabéns à Lili,uma mulher linda!
Responder7 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
A Lili agradece e retribiui, Isabel Reis
Responder7 ano(s)
Elsa Santos
Parabens.Linda fotografia
Responder7 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
🙂
Responder7 ano(s)
Filomena Pita Soares
Parecida com a tua mãe. 🙂
Responder7 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
🙂
Responder7 ano(s)


~~~~~~o~~~~~~~

2014 02 29 Relvas e assis seguro sentado são as duas faces da mesma moeda, nomes apenas para dar e baralhar ou descartar.  Um, turbo-licenciado pelas universidades de cavaco,  outro, que tropeça nas palavras pelas quais se deixa deslumnbrar, cavaleiro da triste figura. O baile (co)mandado, desde soares & carneiro, esse, é do ps(d). E dos patrões do cifrão !


 Delacroix - A Liberdade guiando o Povo, na revolução de 1830, em França


Helena Vieira da Silva  A Poesia está na Rua (25 de Abril de 1974)

2013 02 24 Bem, essa do jornal do Balsemão (um dos fundadores do ppd-psd proveniente da ala liberal de Marcelo Caetano, apeado pelo 25 de Abril), e da comunicação social dos patrões  falarem em grandolagem referindo-se ao facto de nas manifestações se entoar a "Grândola, Vila Morena" que foi a senha para o derrube do fascismo em 25 de Abril de 1974 É UMA PROVOCAÇÃO e só pode nascer de cérebros que o temem pois rima com "gandulagem" ou "gatunagem" ou "ladroagem",  cérebros que fogem do "povo que mais ordena dentro da cidade", que rima com Solidariedade, Igualdade, Fraternidade e Liberdade, não a deles, mas a de quem é por eles espoliado, explorado, esmifrado, roubado, sacaneado, enganado, humilhado, espezinhado,  e assassinado pelas troikas internas e externas e seus moços e moças de recados ! Por isso Balsemão e confrades tremem e temem quem ? Quem, como Povo de Trabalho, contra os Patrões, Marchar, Marchar ! 


Quadro de Helena Vieira da Silva - A Poesia está na Rua 
Vídeo escolar - Zeca Afonso e Grândola, Vila Morena 

2014 02 24

em casa minha
os
livros são como coelhos
e de joelhos
estou
do chão ao tecto
não em adorações
de andores
mas em arrumações
com dores
tarefa infinda
dia-a-dia
na berlinda
pum catrapum
setúbal 2014.02.24

Maria João De Sousa 😉 9 ano(s) Maria Célia Correia Coelho 🙂 9 ano(s) Ana Wiesenberger Deve ser como na minha, amigo. 9 ano(s) Maria Natália Bravo E eu que deixei de os emprestar, que os colo cada vez mais a mim e que nunca me canso deles. 9 ano(s)

com mil olhos
e
dez mil bocas em cadeia
na verdade
sem vida
de interditos
benditos ou malditos
é
a cidade
entre dentes
a serpente
em surdina
setúbal 2012.02.24

o cansaço
do baraço
às braçadas
é meu
teu
o
abraço ?
setúbal 2014.02.24

Madalena Mendes

Estás muciogoeando

9 ano(s)

Madalena Mendes

Parabéns!

9 ano(s)

Victor Barroso Nogueira

que significa "muciogoendo" ? Estou num brevíssimo intervalo de arrumar livros, tarefa ciclópica, de sísifo, prometeuístico 🙁

9 ano(s)Editado

Madalena Mendes

os teus poemas são do estilo do Múcio de Lima Góes, poeta pernambucano.

9 ano(s)

Victor Barroso Nogueira

ou os dele como os meus LOL

Quem primeiro terá escrito ?

9 ano(s)

Victor Barroso Nogueira

http://daliedaqui.blogspot.pt/.../poemas-de-mucio-lima-de...

D'ali e D'aqui: Poemas de Múcio Lima de Góes, poeta brasileiro e d'outros

DALIEDAQUI.BLOGSPOT.COM

D'ali e D'aqui: Poemas de Múcio Lima de Góes, poeta brasileiro e d'outros

D'ali e D'aqui: Poemas de Múcio Lima de Góes, poeta brasileiro e d'outros

 

tiritas
de medo
ou
de frio
não sei
e
não rio
setúbal 2014.02.24
triste
traste
all-quebrado
e
cansado
vegetando
na ínsula
setúbal 2014.02.24

2013 02 24 Foto Victor Nogueira . Mértola

Belmira Patrício
moura encantada... 🙂
Ver tradução10 ano(s)
Mia Pires Griff
ADORO Mértola~~~Entrada LINDA!!!!!!!!~~~Aí soube,que a mulher é que pinta as paredes exteriores.De contrário os maridos são chamados de "efeminados".
10 ano(s)
Manela Pinto
mertola e linda
10 ano(s)
Judite Faquinha
Mertula, é linda... não sei poque mas tudo o que é Alentejo eu adoro. Victor é lindo e as flores de amendoeiras e uma torre com as ameias bela foto !!!
10 ano(s)
Manuela Vieira da Silva
Gosto das flores em grande plano por cima do castelo.🙂
10 ano(s)
Thatalyscal Scaldelai
Linda foto,parece tirada no tempo medieval!!! 🙂
10 ano(s)
Margarida Piloto Garcia
Mas que bela foto! Tem profundidade e um carácter tridimensional. Para além disso desperta-me vários sentimentos.
10 ano(s)
Maria Jorgete Teixeira
gosto, gosto, da flor de amendoeira, suponho, das ameias, do céu azul, das flores amarelas.. perfeita!.
10 ano(s)
Deolinda F. Mesquita
A amendoeira em flor.... linda foto. Obrigada.
10 ano(s)
Leca Terruta
Linda foto amigo. Obrigada.
10 ano(s)
Maria Rodrigues
😃
9 ano(s)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)