2023 03 08 Dia Internacional da Mulher - Fotos Victor Nogueira - Mariana Torres (operária fabril em Setúbal) e Catarina Eufémia (assalariada rural em Baleizão - Beja), assassinadas a tiro pela GNR quando se manifestavam em luta por melhores condições de vida e de trabalho, respectivamente em 13 de Março de 1911 e em 19 de Maio de 1954.
Mariana Torres - escultura de Jorge Pé-Curto representando a operária conserveira, assassinada pelas forças policiais em Setúbal, durante uma greve, conjuntamente com António Mendes, também operário fabril. Curiosamente atacados na altura pela feminista e republicana Ana de Castro Osório, que estava posicionada do lado do patronato contra quem o operariado setubalense lutava por melhores condições de vida e de trabalho.
Catarina Eufémia - Cartaz de parede da UDP, em Alcácer do Sal, em 1974/75 - «Vingaremos Catarina continuando a sua luta! A terra a quem a trabalha. Morte ao fascismo! Viva a Democracia Popular!»
2020 03 08 Foto victor nogueira. em Évora, no 21 - 2º dto da Rua Serpa Pinto.
Aqui os livros eram menos, e ainda se vê o nicho de que falei em post anterior. Muitos dos objectos ainda existem: o pote alentejano, (oferta dum casal amigo, os Armindo Gonçalves),a xilogravura do meu irmão, o candeeiro (agora no Mindelo), o gira-discos (emprestado ao Rui Pedro), o garrafão de cerâmica (agora com a Susana). e o armário, desenhado por mim.
A escultura em madeira no nicho (oferta do meu irmão) entretanto e há uns anos foi por mim oferecida a uma pessoa amiga, aqui no prédio onde actualmente moro. O gravador portátil, esse há muito que foi para o lixo.
Embora as estantes fossem de metal, a junção das varas verticais eram frágeis, em plástico, e com tantas mudanças, um dia, já aqui nesta casa em Setúbal, ao remontá-las com a ajuda do meu amigo Gilberto Santos, desabaram. De repente disse: "Gilberto, isto vai cair" e só houve tempo de nos afastarmos e para não termos ficado debaixo dum monte de livros e ferros retorcidos.
2013 03 08 Foto victor nogueira - a chegada à estação de Campanhã (Porto) aguardando o desembarque do carro
A tua carta é um pássaro pintado
.................................................com emoção e alegria!
Cada folha é uma seara dividida em quatro e
na delicadeza do teu olhar
sou um rio
....................leve rumor
....................suave brisa que passa e canta!
Setúbal, 1992
No dia internacional da mulher (e do homem) que são todos os dias !
Maria Jorgete Teixeira
❤
10 ano(s)
Ana Maria Madail
" A tua carta é um passaro pintado com emoção e alegria". Maravilhoso Victor. Obrigado pela partilha. 🙂
10 ano(s)
Filipe Chinita
abraçemos a Mulher.
10 ano(s)
Manuela Vieira da Silva
Gostei muito, Victor Nogueira e, como diz o Filipe Chinita, dou um abraço bem apertado ao homem que me abraça, porque o mundo não tem vida sem a mulher e tb. não a tem sem o homem.🙂
Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)