* Victor Nogueira
Foto victor nogueira - Estação da Via Sacra, em Vila do Conde, no Largo Dr. Cunha Reis, paredes meias com o antigo Convento do Carmo (2023 12 25 IMG_3876)
Começa daqui a poucas horas o tempo de penitência, jejum e mortificação para os Católicos, até à Última Ceia e à crucificação do Cristo que veio pregar a Boa-Nova da igualdade e fraternidade entre homens e mulheres, entre judeus e gentios, de esperança num mundo de Paz onde os pobres e deserdados da sorte se sentariam à mesa de Deus, mas não os ricos, os poderosos e os usurários!
Toda esta mortificação terminaria no Domingo de Páscoa, o dia celebratório da Ressurreição de Cristo, o Messias. Na viaa pública ou no interior dos templos, em muitas cidades, vilas e aldeias, com simples cruzes ou com imagens pintadas ou esculpidas, recorda-se a Via Sacra de Jesus, flagelado, desde a sua prisão até à crucificação.
Vila do Conde tem também a sua Via Sacra, de que a foto reproduz uma das estações, no Largo Dr. Cunha Reis.
Hoje hesitei entre aventurar-me a preparar pela 1ª vez um cozido à portuguesa ou cozinhar outro repasto. Decidi-me por salmão assado no forno, aproveitando uma receita, pouco trabalhosa, que encontrei na internet. Ficou saboroso o repasto!
EM TEMPO - Afinal nesta 3ª feirga de Carnaval realizaram-se corsos em diversas localidades, como Ovar, Lazarim, Estarreja, Carrazeda d Ansiães, Figueira da Foz ... segundo o Jornal de Notícias.
2024 02 13- Auto-retrato para um tempo de Carnaval
Nos tempos da escola primária e talvez dos primeiros anos no Salvador Correia, o Carnaval era um dos temas para a "redacção" (nessa altura não se falava em "texto livre").
As minhas veleidades literárias terminaram quando uma professora de Português me riscou uma redacção, alegando que não fora escrita por mim, quando dera asas à minha imaginação, descrevendo o que via da janela da nossa casa na Praia do Bispo, com o mar-oceano defronte e o Brasil para lá do horizonte. me ago, comprei um livrinho, colectânea de textos de crianças,, comentei com a Celeste que duvidava que tivessem sido escritos por crianças. Sem nada dizer, ela levantou-se, foi buscar os cadernos dos alunos que trouxera para casa, para corrigi-los, e deu-mos para ler. Apaguei o meu cepticismo, pois havia lá textos bons, de grande imaginação e qualidade!
EM COMPLEMENTO VER Carnaval e Carnavais
Sem comentários:
Enviar um comentário
Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)