domingo, 24 de novembro de 2024

TEATRO OU COMÉDIA DE SOMBRAS?

 * Victor Nogueira

24 de novembro de 2011  · 

PSD/CDS com a conivência ativa do PS, de sócretins mais ou menos seguros e passes de coelho com portas abertas para o grande capital e fechadas para as populações que enganaram, subservientes face às troikas internas de CIP/CCP/CAP e externas da UE /BCE/FMI deixam cair a máscara em um retorno a um Portugal com direitos apenas para o grande capital argentário e usurário. Tal como no tempo do fascismo, ter-se-à cumprido aquilo que os comandos das Forças de inSegurança haviam prometido - infiltração de agentes policiais provocadores nos movimentos sociais menos organizados e com menor experiência de luta e de neutralização de provocadores; atuação fora da lei da GNR e da PI, reprimindo piquetes de greve e dispersando manifestantes; ressurreição da velha lenga-lenga do fascismo de que entre os presos estavam ... estrangeiros; campanha intensa da generalidade da mídia de que esta é uma greve dos comunistas [como no tempo do fascismo, tudo que mexe contra a desordem estabelecida é obra dos comunistas e de agentes estrangeiros (serão portugueses os tecnocratas do FMI/UE/BCE e os banqueiros alemães e franceses?)]. Que é uma greve ideológica (e qual á ideologia dos governos subservientes às troikas?) De que é uma greve inútil pk o País precisa que se trabalhe, quando nós vemos o crescimento do desemprego, da precariedade, das praças da jorna (travestidas de " empresas de trabalho temporário, sem rosto), acompanhados da destruição do aparelho produtivo e de milhares de pequenas e médias empresas, o aumento exponencial da miséria e da pobreza e da concentração da riqueza em menos "mâos" e "bolsos" ! em ritmo acelerado PS(D)CDS e manos em toda a Europa e em todo o mundo transformam o século XXI em XIX e tentam impor o retorno a um tempo de arbitrariedade, de negação de direitos básicos contidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos (ONU), à coisificação das relações humanas e das pessoas, à rotulagem de povos e países como "lixo", PIGS (porcos) ou STUPIDS (estúpidos), à sacralização do lucro sem peias nem freio, à degradação da democracia, à criação dum mundo de escravos e sub-humanos sujeitos a um punhado de seres pretensamente superiores [com todos os direitos e nenhuns deveres], quando estes é que são infra ou sub-humanos e aqueles a Humanidade que estes querem destruir com a ajuda de homens e mulheres de mão, meras marionetes que se vendem e se prostituem por um prato de lentillhas. Tal como os comandos das Forças de inSegurança haviam "previsto": violência de cocktails molotov, destruição ou vandalização de edifícios e bens materiais, que façam esquecer a violência que sem vergonha é exercida pelo autêntico saque levado a cabo pelo PSDCDS com a conivência do PS , mais ou menos encoberta por nuvens de poeira e charlatanismo.Provocações da GNR e da PI tentando que os manifestantes respondessem com violência para justificar a repressão e criar um clima de intimidação e de medo"

24 de novembro de 2014

 

TEATRO OU COMÉDIA DE SOMBRAS? Uma vez mais a prisão dum "poderoso", da política ou ligado aos grandes grupos económico-financeiros levanta ondas de sound-bytes, com os campos mais ou menos extremados e em espingardarias várias. Para uns Portugal é o farol da "imparcialidade" e da "independência" dos tribunais. Para outros, a vergonha da Europa e da "justiça".

Mas, ficando-nos pela arraia-miúda descartável qd necessário, como Duarte Lima, Oliveira e Costa, João Rendeiro, ficando-nos pelos "políticos", entre outros menos conhecidos na Europa, Silvio Berlusconi, Nicolas Sarkozy, Giulio Andreotti, Bettino Craxi ou mesmo Richard Nixon o que eram ou tinham sido qd foram confrontados com a ... justiça ?

E quantos mais escaparam e escapam à justiça (burguesa) por esse mundo fora ? Até quando ?

Eles são democratas
Amigos de Plutocratas
Com cidadania
De enguia
bem esguia !
Escorre-lhes dos dedos, dos lábios e da caneta ou do «computador»
Arrogância
Jactância!
Vestem bem e cheiram melhor
Para esconder o pior
perfume da sarjeta
Muitos vivem da gorjeta
Esquecidos que em pó se transformarão ,
acumulado num saco de ossos
em fossos, na fossa
Por isso não são dos nossos.
São sim democratas
Plutocratas
Aristocratas
Autocratas
Convencidos que são reis!
Mesmo em terra de cegos o «imperador» vai nú
Numa palavra sem palavra
Na família das piranhas
São PIRATAS

Victor Nogueira
2006.06.26

Não pagues tu a prestação da casa ao banco ou as portagens e ficas carreado de alcavalas, juros e coimas, com o salário ou a pensão penhorados ou a dormir no olho da rua. Põe milhões de euros, dólares ou libras em "paraísos" fiscais em ilhotas, na Madeira ou no Luxemburgo sem esquecer a Suiça ou a Holanda e terás perdões de milhões a troco de tostões.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)