Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

domingo, 24 de novembro de 2024

TEATRO OU COMÉDIA DE SOMBRAS?

 * Victor Nogueira

24 de novembro de 2011  · 

PSD/CDS com a conivência ativa do PS, de sócretins mais ou menos seguros e passes de coelho com portas abertas para o grande capital e fechadas para as populações que enganaram, subservientes face às troikas internas de CIP/CCP/CAP e externas da UE /BCE/FMI deixam cair a máscara em um retorno a um Portugal com direitos apenas para o grande capital argentário e usurário. Tal como no tempo do fascismo, ter-se-à cumprido aquilo que os comandos das Forças de inSegurança haviam prometido - infiltração de agentes policiais provocadores nos movimentos sociais menos organizados e com menor experiência de luta e de neutralização de provocadores; atuação fora da lei da GNR e da PI, reprimindo piquetes de greve e dispersando manifestantes; ressurreição da velha lenga-lenga do fascismo de que entre os presos estavam ... estrangeiros; campanha intensa da generalidade da mídia de que esta é uma greve dos comunistas [como no tempo do fascismo, tudo que mexe contra a desordem estabelecida é obra dos comunistas e de agentes estrangeiros (serão portugueses os tecnocratas do FMI/UE/BCE e os banqueiros alemães e franceses?)]. Que é uma greve ideológica (e qual á ideologia dos governos subservientes às troikas?) De que é uma greve inútil pk o País precisa que se trabalhe, quando nós vemos o crescimento do desemprego, da precariedade, das praças da jorna (travestidas de " empresas de trabalho temporário, sem rosto), acompanhados da destruição do aparelho produtivo e de milhares de pequenas e médias empresas, o aumento exponencial da miséria e da pobreza e da concentração da riqueza em menos "mâos" e "bolsos" ! em ritmo acelerado PS(D)CDS e manos em toda a Europa e em todo o mundo transformam o século XXI em XIX e tentam impor o retorno a um tempo de arbitrariedade, de negação de direitos básicos contidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos (ONU), à coisificação das relações humanas e das pessoas, à rotulagem de povos e países como "lixo", PIGS (porcos) ou STUPIDS (estúpidos), à sacralização do lucro sem peias nem freio, à degradação da democracia, à criação dum mundo de escravos e sub-humanos sujeitos a um punhado de seres pretensamente superiores [com todos os direitos e nenhuns deveres], quando estes é que são infra ou sub-humanos e aqueles a Humanidade que estes querem destruir com a ajuda de homens e mulheres de mão, meras marionetes que se vendem e se prostituem por um prato de lentillhas. Tal como os comandos das Forças de inSegurança haviam "previsto": violência de cocktails molotov, destruição ou vandalização de edifícios e bens materiais, que façam esquecer a violência que sem vergonha é exercida pelo autêntico saque levado a cabo pelo PSDCDS com a conivência do PS , mais ou menos encoberta por nuvens de poeira e charlatanismo.Provocações da GNR e da PI tentando que os manifestantes respondessem com violência para justificar a repressão e criar um clima de intimidação e de medo"

24 de novembro de 2014

 

TEATRO OU COMÉDIA DE SOMBRAS? Uma vez mais a prisão dum "poderoso", da política ou ligado aos grandes grupos económico-financeiros levanta ondas de sound-bytes, com os campos mais ou menos extremados e em espingardarias várias. Para uns Portugal é o farol da "imparcialidade" e da "independência" dos tribunais. Para outros, a vergonha da Europa e da "justiça".

Mas, ficando-nos pela arraia-miúda descartável qd necessário, como Duarte Lima, Oliveira e Costa, João Rendeiro, ficando-nos pelos "políticos", entre outros menos conhecidos na Europa, Silvio Berlusconi, Nicolas Sarkozy, Giulio Andreotti, Bettino Craxi ou mesmo Richard Nixon o que eram ou tinham sido qd foram confrontados com a ... justiça ?

E quantos mais escaparam e escapam à justiça (burguesa) por esse mundo fora ? Até quando ?

Eles são democratas
Amigos de Plutocratas
Com cidadania
De enguia
bem esguia !
Escorre-lhes dos dedos, dos lábios e da caneta ou do «computador»
Arrogância
Jactância!
Vestem bem e cheiram melhor
Para esconder o pior
perfume da sarjeta
Muitos vivem da gorjeta
Esquecidos que em pó se transformarão ,
acumulado num saco de ossos
em fossos, na fossa
Por isso não são dos nossos.
São sim democratas
Plutocratas
Aristocratas
Autocratas
Convencidos que são reis!
Mesmo em terra de cegos o «imperador» vai nú
Numa palavra sem palavra
Na família das piranhas
São PIRATAS

Victor Nogueira
2006.06.26

Não pagues tu a prestação da casa ao banco ou as portagens e ficas carreado de alcavalas, juros e coimas, com o salário ou a pensão penhorados ou a dormir no olho da rua. Põe milhões de euros, dólares ou libras em "paraísos" fiscais em ilhotas, na Madeira ou no Luxemburgo sem esquecer a Suiça ou a Holanda e terás perdões de milhões a troco de tostões.

Sem comentários: