quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Ted Kirk, "A casa da azenha" e "A tormenta", por Vítor Péon


 * Victor  Nogueira

«Com textos  de Raúl Correia,  Vítor Péon (1923-1991), ousou em boa hora e quebrou a arrastada linha de narrativas infantis e/ou juvenis , criando uma BD para adultos, com o herói TED KIRK.

Ele é um detective corajoso, inserido na aventura realista, violenta, bem na linha dura dos enredos policiais de além-Atlântico. O que se pode indicar como "o romance negro".

A primeira aventura, que já é um incontestável clássico da Banda Desenhada Portuguesa, foi "A Casa da Azenha", que se iniciou em "O Mosquito" n.º 1027, a 27 de Abril de 1949, terminando no n.º 1085, a 16 de Novembro desse mesmo ano. Foi logo um êxito pleno

A hstória foi reeditada pela ASA, em 1994, numa edição colorida por Catherine Labey


(...)  A segunda narrativa com este herói, "Tormenta", iniciou-se em "O Mosquito" n.º 1086, a 19 de Novembro de 1949 e terminou no n.º 1186, a 17 de Junho de 1950. Mas a sua publicação foi acidentada pois, volta não volta, a narrativa era interrompida... No entanto, uma história bem escaldante como sugere o título.»   "HERÓIS INESQUECÍVEIS (22) - TED KIRK" in https://bloguedebd.blogspot.com/.../herois-inesqueciveis...





Sem comentários:

Enviar um comentário

Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)