* Victor Nogueira
ODE
Setúbal, 2013.10.30😊
Setúbal 2013.10.30
Setúbal 2013.10.30
Setúbal 2013.10.30
TOCCATA SEM FUGAS
a mente, simples e vera
alegria do beijo solfejo
- lanternacisterna -
a mão na vinha
adivinha
o pão
centeio e rosmaninho
a nau inebriante
com as velas pandas
malandras
rimando
Setúbal 2013.10.30
OS DIAS e AS NOITES em QUE JAZZEM
num canto sem encanto
assome
num assomo
enorme
com fome sofre e dorme
inerme
treme de frio
e não rio
a pele repele
esquálida
e
gélida
a passo segue
o compasso
sem esquadria
oco e vazio
pé-descalço
sans cullotes
a soco no ovo
com a soca ou a bota
na volta que não volta
o deserto desperto
com ou sem acerto
no desconcerto
Setúbal 2013.10.30
Esta madrugada, antes de deitar-me, mudo a hora nos relógios. Quando hoje entre no carro paa ir almoçar ao Porto, olho para o relógio e leio 12:40. Telefono à minha tia Teresa a dizer-lhe que vou chegar atrasado e ea responde-me coma sua habitual placidez sorridente:"Ainda vens muito a tempo, só são ainda 10:40. Não sabes que ontem mudou a hora ?"
Bolas, andei eu na esgalha e afinal em vez de atrassr a hora adiantei-a. Enfim .. Talvez assim e no caminho ainda tenha tempo de fotografar a Igreja românica de Cedofeita.
Isto de chegar tarde é uma pecha de família. Para tentar evitá-lo a minha mãe tinha o relógio sempre adiantado 10 minutos e eu comentava-lhe que se eu tivesse o relógio adiantado 10minutos nem por isso chegaria a tempo pois sabia que ele estava .. adiantado e dava o desconto.
Ontem a imagem ao lado foi a minha foto de perfil mas, com as minhas "apressuras" e habituais leituras em diagonal, li que deveria adiantar a hora quando, reparando melhor, o Tintim às duas horas está não a puxar para diante o ponteiro das horas mas sim a empurrá-lo para trás..
foto victor nogueira - cães e gatos, em Alcácer do Sal
Há uma expressão popular que é "dão-se como cães e gatos", isto é, dão-se mal, brigam entre si.
Aparentemente os da foto estão em coexistência pacífica, tal como os qe havia em nossa casa no quintal, em Luanda, que cmpartilhavam o mesmo preto da comida.
.jpg)

Sem comentários:
Enviar um comentário
Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)