20 03 26 - foto victor nogueira - Lisboa rua Augusta e Arco, com a Estátua de D. José I ao fundo, em 1998.05.05
.(...) À tarde o Rui queria ir ao cinema ver o Pimentinha, baseado num miúdo endiabrado personagem da banda desenhada; mas a Susana preferia ver as lojas da Baixa pombalina, para arejar o dinheiro. Prevaleceu a proposta da Susana, que comprou adereços de artesanato em pele e missangas, tendo oferecido ao maninho uma fina pulseira em cabedal.
.
Com a Rua Augusta fechada ao trânsito automóvel, os passeantes passeiam-se à vontade no longo passeio público, onde personagens variados expõem as suas habilidades. Aqui um presumível grupo de índios da América Latina, todos de igual vestidos, interpretam canções do seu folclore, perante uma pequena multidão à sua volta, fotografando ou embasbacando-se.
.
Menos assistência tinha um deficiente físico pintando um quadro com a boca.
.
Mais além outra pequena multidão rodeava um velhote com periquitos numa caixa e um plano inclinado, sem que se percebesse que habilidades saíriam dali (talvez estivessem intimidados com a assistência ou ainda em fase de aprendizagem).
.
E como não podia deixar de ser, um homem estátua, de palhaço vestido, embora de vez em quando fizesse momices com os olhos para divertir a numerosa assistência. Não deixo de admirar a capacidade destes indivíduos para estarem completamente imóveis, tanto mais quanto eu sou um mosquito eléctrico!
.
Ao fundo, junto ao Arco da Rua Augusta, vendia-se artesanato, por pessoal mais limpo e aspecto mais comum do que aquele de ar sujo e maltrapilho que outrora abancava naquele sítio, ao jeito pretensamente hippie.
.
Hoje não choveu, apesar do tempo trovoadoresco, pelo que acabámos na Praça da Figueira ( ) cheia de gente, na Esplanada dos Irmãos Unidos vizinha da Suiça, mas com pouca variedade de comes e bebes.
.
Por lá apareceu um indivíduo, poeta popular, vendendo meia dúzia de poemas em livro de sua autoria, a quem comprámos um exemplar que dedicou à Susana, depois dele e a minha mãe se terem recitado mutuamente poemas das respectivas autorias. De qualquer modo os dele, em conteúdo, não chegam nem de perto nem de longe aos calcanhares do António Aleixo, algarvio, ou do Calafate, setubalense, pois quanto ao estilo são diferentes. (MMA - 1993.08.19)
2020 03 26 setúbal 2016 - rua fran paxeco (antiga rua direita do troino) - No local onde se encontra este desenho funcionou um amolador,. Costumavam percorrer as ruas com uma "música" identificativa e consertavam guarda-chuvas, amolavam facas e tesouras e soldavam os furos em tachos e panelas.
Hoje em Portugal já vigora o "desperdício". necessário à rápida circulação de mercadorias necessária ao acumular de lucros. São a "moda" e o não consertar o que se estraga ou rompe.
A "pequena burguesia" do tempo dos meus avós, poupadinha e vivendo das aparências exteriores, agora é "assepticamente " designada por "classe média", vivendo das aparências, do consumismo, do desperdício e da "moda". Mas continuam idênticas, no renegar as origens "populares" e a "aspirarem" a "ser"com a ilusão do "ter". Girando em torno do próprio umbigo, são ontem como hoje a "almofada", descartável em tempos de crise. são o fermento contra os que "comem o pão que o diabo amassou", a tropa de choque em potência contra os famélicos da terra e os deserdados da "sorte".
Na terra de ninguém e do nada, colocam-se entre as trincheiras, em nome da "sobrevivência", na realidade escudadas com o "nada" e o pó das (des)ilusões.
~~~~~~~~~
os andores e os andares
Parado
sem andor
na beira.rio sorrio
com frio
e
sem calor
nem verdor
de ardor
o andor
vazio
No andar
- o nono -
andarilho sem andar
um mono
em sarilho
Paço de Arcos 2017.03.26
2016 03 26 Gravura - Escher - TEXTOS de vn SOBRE A PÁSCOA
Nem sempre o projectado se concretiza e, apesar de todos os meus propósitos, ainda não foi este ano que em tempo de Páscoa regressei à aldeia minhota de Goios, terra natal do meu avô materno, apesar de há dois ou três anos e ao fim de décadas - numa estadia no Mindelo - ter reencontrado os meus primos e conhecido outros, família que me recebeu e acolheu de portas abertas, como era a casa dos meus pais em Luanda e como é a minha neste Portugal à beira-mar "prantado".
A Páscoa é uma festa "religiosa" que apenas tem significado para os Cristãos e para os Judeus, cada vez mais transformada em mais uma época de facturação mercantil.
Que as amêndoas sejam doces e o folar apetitoso, com cabrito ou borrego assado
2013 03 26 Música, maestro
~~~~~~
~~~~ Há certo paleio que cansa, cansa pk as pessoas não pensam, pk as pessoas, de boa ou de má fé, atacam o acessório e não conseguem ver o essencial ...
E então comparam despesas - quanto menos deputados, menos despesa (o que favorece a alternância restrita ao ps-psd, com silenciamento de muitos cidadãos), qt menos trabalhadores na Administração Pública, melhor, pk pago menos impostos (mas esquecem-se que são esses que asseguram e garantem o funcionamento do chamado Estado Social),SIM aos "independentes" e NÃO aos partidos e aos políticos, como se os independentes e quem os apoia não precisem de fundos para as campanhas e de um mínimo de organização e de gabinetes de apoio parlamentar e, sobretudo, como se os chamados independentes" - muitos dos quais demagogos e trampolineiros - não fizessem política, como que se quem os apoia não estivesse a fazer política.
Circula por aqui um post em que se enaltece a Alemanha da senhora Merkl porque os seus governos e parlamento são menores que o português e presumivelmente menos dispendiosos.
Isto é, gritam e manifestam-se contra a troika" enquanto afirmam – de boa ou com má é ? - que o mal está nas despesas com o Governo e com a Assembleia da República, como se os nossos impostos fossem para estes órgãos de soberania. E reclamam menos impostos, para que se não alimentem o que dizem ser os parasitas que nos sugam.
Para serem consequentes, não deveriam reclamar contra a troika e a favor duma economia que através do trabalho crie riqueza por todos usufruída. Porque se o Governo alemão e o parlamento alemão é que são bons, pk teriam menos despesa - o que duvido - então pk não advogar e acelerar o regresso do nazi-fascismo , que está em marcha ?
Se o problema é a despesa, pk não defender os herdeiros de Hitler e o nazi-fascismo ? Um ditador, sem gastos em eleições. Porra, todo este "fado p'ró ceguinho" cansa !
Ah! E com mão de obra barata para Krupps e Siemens e Schindler's e demais grande capital alemão que foi apoiado pelo da Grã-Bretanha, da França, da Itália, do Japão ....
Com os campos de extermínio, com aproveitamento/reciclagem dos cabelos para almofadas, dos dentes de ouro para barras depositadas em bancos, como no de Portugal no tempo de Salazar, e a gordura para sabonetes e a pele com tatuagens para abat-jours e cinzas humanas para estrumar os jardins.
Os senhores, louros de olhos azuis, atléticos, e os sub-humanos destinados à escravidão -. eslavos, em 1º lugar, depois os judeus, negros, amarelos", "latino-americanos", latinos (entre os quias os portugueses), sem esquecer os ciganos. E sobretudo os opositores políticos, comunistas, socialistas, democratas, sindicalistas ..... Tudo sub-humanos, para exterminar, abaixo dos cães de Hitler !
Os EUA, a França e a Grã-Bretanha só declararam guerra a Hitler e ao nazi-fascismo qd se tornou evidente que os "sub-humanos" dos eslavos comunistas soviéticos haviam conseguido derrotar a barbárie nazi-fascista dos "arianos, senhores da terra" após Estalinegrado e Kursk, e que o Exército Vermelho só pararia nas praias de Portugal
Os EUA, a França e a Grã-Bretanha e muitos outros países do chamado "mundo livre das democracias ocidentais" conviveram bem com Salazar e Franco, não por eles serem democratas mas por serem anticomunistas. a URSS não conseguiu que em Nuremberga fosse julgado qualquer grande capitalista, beneficiário do nazi-fascismo, como Krupp
Cansa tanta cegueira, qd após a implosão do bloco socialista - e saber pk implodiu é outra história - o grande capital se sentiu com forças para retomar a barbárie nazi-fascista e dos colonizadores, com homens e mulheres de mão como Merckl, Obama, Sócrates. Paulos, Bush, Blair, Barroso, Aznar, Berlusconni ....
Os patrões de todos estes governantes não querem e dão-se melhor sem partidos, sem parlamentos, sem eleições e, sobretudo, sem comunistas, sem (verdadeiros) socialistas, sem trabalhadores e sem populações organizadas de modo a fazerem-lhes frente. E fazer frente não se confunde com fazer o frete. O que para muitos é mais seguro..
Para eles a Declaração Universal dos Direitos Humanos já é um perigoso documento subversivo, a ser queimada em auto-de-fé inquisitorial.
Determina o seu Artigo 25.º
1. Toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente para lhe assegurar e à sua família a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica e ainda quanto aos serviços sociais necessários, e tem direito à segurança no desemprego, na doença, na invalidez, na viuvez, na velhice ou noutros casos de perda de meios de subsistência por circunstâncias independentes da sua vontade.
2. A maternidade e a infância têm direito a ajuda e a assistência especiais. Todas as crianças, nascidas dentro ou fora do matrimónio, gozam da mesma protecção social.
Há certo paleio que cansa, cansa pk as pessoas não pensam, pk as pessoas, de boa ou de má fé, atacam o acessório e não conseguem ver o essencial ...
Porque se o Governo alemão e o parlamento alemão é que são bons, pk teriam menos despesa - o que duvido - então pk não advogar o regresso do nazi-fascismo que está em marcha ? Porque não substituir a Internacional ou a 9ª Sinfonia de Beethoven e, sobretudo, Grândola Vila Morena por Deutschland über alles ?
2013 03 26 Não há universidades dos Partidos, há sim - criadas por Cavaco Silva com o apoio do PS - as universidades da "privada", como a Independente, a Lusófona, a Moderna etc, etc, etc, a esmagadora maioria de lápis e papel, que só funcionam enquanto derem lucros, muitas delas envoltas em fumos de corrupção como o BPN dos "governantes" de Cavaco/PSD, universidades da "privada" que "licenciaram" milhares de jovens em cursos da treta mas que deram muito lucro aos seus proprietários, dessas saindo entre algumas competências que não questiono, "doutores-engenheiros" fast-food estilo relvas e sócrates. Negociatas que muito dificilmente seriam possíveis nas universidades públicas, pagas por todos nós e não apenas pelos estudantes, muitas vezes com enorme sacrifício dos estudantes e das famílias. Licenciados para o desemprego, pk o objectivo dos patrões do ps-psd-cds é apenas o lucro para o diploma a qualquer preço. !
Quando o Governo ataca as funções sociais do Estado e os trabalhadores da Administração Pública, estão apenas o ps-psd-cds a favorecer as negociatas a favor dos "privados" na área da saúde, do ensino, da segurança social. E depois de aplaudirem os ataques aos trabalhadores da Administração Pública, "queixam-se" e "enojam-se" e "manifestam-se" colocando todos os partidos no mesmo saco, com o tal "nojo pela poítica" apregoado pelo fascismo: "eu cá não me meto em políticas, a minha política é o trabalho", "apartidários" ou "contra [todos] os partidos", em movimentos "independentes" [dos políticos, como se os independentes e quem os apoia não fizessem política] sem esquecer o slogan fascista "se soubesses o que custa mandar preferirias obedecer toda a vida" e outras pérolas
~~~~~~~~~
2012 03 26 "Fui como ervas e não me arrancaram" na senda duma Primavera cada vez mais longínqua pois cada vez há menos primeiros dias no resto das nossas vidas, a minha e a tua (Victor Nogueira)
2014 03 24 .foto victor nogueira - setúbal - crianças do bairro azul (belavista) - gosto imenso desta foto, "congelando" um momento - o da fixação na objectiva e a "protecção" ao miúdo central. Nas minhas deambulações fotográficas há pessoas - sobretudo crianças - que me pedem para fotografá-las, algumas dando-me o endereço para que as recebam posteriormente, embora nunca tenham acusado a recepção. Outras, sobretudo os adultos, querem apenas ser fotografadas, apenas por esse motivo, como se a foto significasse que de alguma maneira e deste modo delas ficaria testemunho da sua passagem na terra. —
2013 03 24 O BAILE DAS MÁSCARAS
Uma jogada de mestre, a de Relvas Passes de Coelho. Não foi só Sócrates mas tb Ferreira Leite e o Professor António Borges que foram repescados para aumentar a confusão e desviar as atenções. Seja na RTP/SIC/TVI, seja no Público/Expresso/Visão/CM/DN/JN e por aí fora adentro.
MÚSICA, MAESTRO
Ouvem os charlatães todos, incluindo na SIC e na TVI, desde a quadratura do círculo ao Marcelo, o Costa de Lisboa, o Marques Mendes e outros, mas atiram-se à RTP, que Relvas quer silenciar. Por acaso ou não a RTP é que é obrigada a transmitir tempos de antena, sobretudo em períodos eleitorais, e não as estações privadas como a SIC ou a TVI.
Apesar de Borges - porta voz e fiscal do capital financeiro - o meter no saco dos ignorantes que não entendiam a "bondeza" do TSU, Belmiro de Azevedo, um dos homens mais ricos do Mundo, dá ao insigne professor de economia a possibilidade no Público de "lavar" a cara e dar o dito pelo não dito, enquanto noutra página o Paulo filho de Belmiro vai zurzindo nas taxas da banca demasiado altas para os negócios deles, os Belmiro.
Ah! Belmiro perde a polidez e defende como qualquer verdadeiro capitalista ou patrão analfabeto que é preciso baixar os salários (e como irá o Modelo/Continente/Optimus/Zon fazer face ao Pingo Doce Saude de hipermercado ?)
Não há crise: Ulrich/Espírito Santo/Américo Amorim/Soares dos Santos/ Belmiro e Cia lá se entenderão até o povo sossegar e acabar com o que Belmiro chama o "carnaval das manifestações" pois é preciso "aguentar" e seguir o exemplo dos "sem-abrigo", enquanto não se criminaliza a busca de restos nos contentores, que é um dos lucros das empresas de resíduos sólidos, segundo declarou um seu administrador.
Coelho Gaspar e e Portas cumpriram com zelo e competência o amealhar de lucros mais ou menos fabulosos à banca e as grandes grupos económicos. Agora é preciso mudar as moscas por outras semelhantes, apesar das aparências.
Entretanto, Pacheco Pereira, o "grilo falante" pretensamente independente do PSD, jura a sua fé e fidelidade ao PSD e considera uma provocação pretenderem insinuar que está próximo do PCP. E (em artigo pago pela empresa do Belmiro ?), defende que a solução está nas duas sumidades que são Costa do PS e o Rio do PSD, que se devem entender para um programa de (de)Governo, estilo - digo eu - "tudo como dantes(co), quartel-general em Abrantes" (dos funantes)
Por outro lado o PS de sócretinos seguros, indiferente às "sugestões" escritas no Público de Belmiro, anda numa fona para conseguirem convencer o eleitorado sobre a quadratura do círculo e a possibilidade de sol na eira e chuva no nabal, tudo a favor do capital, com quem rimam !
É de reflectir sobre as declarações de Almerindo Marques acusando Sócrates/PS de pressionarem a favor das PPP. Ora estas foram criadas por Cavaco/PSD, aprofundadas pelo PS e mantidas pelo PSD/Passos/Relvas/Portas.
Um dos maiores exemplos da promiscuidade do PSD nas PPP está em Ferreira do Amaral/PSD/ministro de Cavaco, cujos ministros PSD estão envolvidos na fraude do BPN, "nacionalizado" pelo PS/Sócrates
Tudo farinha do mesmo saco que pretende baralhar e ficar com os trunfos todos a favor da banca e dos grandes grupos económicos, os verdadeiros donos de Portugal e do Mundo
MÚSICA, MAESTRO
José Barata Moura e a Valsa da Burguesia
2014 03 23 Vou apanhar sol. Quem vier a tempo - hoje - é meu convidado para lanchar - sem tretas - ali no café Bandarra, no cimo das escarpas de S. Nicolau, com a serra e o estuário e setúbal e tróia e o mar-oceano como fundo. Basta telefonarem-me, avisando.
2012 03 23 A LIBERDADE NO FACEBOOK
De repente, para poder publicar, o facebook passa a exigir-me o preenchimento de palavras de controle cada vez mais difíceis de "ler" e reproduzir - 1º passo para o bloqueio até ao fecho compulsivo da conta. Concluo pois que há sítios e palavras que automáticamente fazem disparar a censura. GREVE e VIOLÊNCIA serão dessas PALAVRAS SUBVESIVAS que ofendem a consciência bla bla ... Já leram o código de conduta do FB ? Então leiam-no.
~~~~~~~~~~~
1 milhão para quê ?
2011 03 23 Do ponto de vista marxista não existe uma classe política, mas sim classes sociais que se definem conforme são ou não proprietárias dos meios de produção e como tal colocam ao seu serviço o poder político. Tal como não existe uma classe média, mas sim oscilantes camadas intermédias, que normalmente têm como espelho os detentores dos meios de produção, que procuram mimetizar, e são o caldo de cultura anarco-individualista avesso às consequentes organizações políticas e sindicais dos trabalhadores e que desembocam no apoio a soluções ditatoriais O partidos e os sindicatos não são todos iguais e é a prática que define a coerência com os programas políticos.
À oganização internacional do capital - pretendem opor movimentos mais ou menos espontâneos. À árdua e trabalhosa organização contraponhem a "espontaneidade". E depois ..?
Os organizadores da justa manifestação de 12 de Março que vão fazer ao inesperado menino que lhes caiu no regaço? Pk razão os meios de comunicação engrandeceram essa manifestação e silenciaram a dos professores ? Que sucedeu aos votos em Fernando Nobre, que abriram caminho a Cavaco Silva logo à 1ª volta? Para que serviram os votos em Manuel Alegre e no seu letárgico MIC, apoiante de todas as medias anti-populares de PS(D) e que se mantém no PS? Votos que que em duas eleições presidenciais abriram caminho a Cavaco Silva logo à 1ª volta?
Entre outras, é elucidativa a obra colectiva "Os donos de Portugal - 100 anos de poder económico 1910-2019", Edições Afrontamento, mas que remonta a 1820 e que i que abriram caminho a Cavaco Silva logo à 1ª volta? ! Livro que pode ser complemantado musicalmente aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=4AcYHxIgNoA
Não é preciso uma nova Constituição da República mas sim que se criem condições para pôr em vigor a Constituição da República promulgada em 25 de Abril de 1976.
"1 milhão na avenida da liberdade pela demissão de toda a classe política"? Quem tem posto no poleiro os governos da AD, do Bloco Central, do PSD/CDS ou do PS? Não foram os eleitores que agora reclamam, que o fizeram, conscientemente ou não, em sucessivas eleições? E que chama(ra)m em altos gritos pelo voto em D. Sebastião e nos pretensos independentes Manuel Alegre e Fernando Nobre abrindo caminho ao son(h)o de Sá Carneiro: uma maioria PS(D [na Assembleia da República], um Governo - PS(D), um Presidente(Cavaco PS(D)? de que na União Europeia Angela (!?) Merkel, Nicolas Sarkozy, António Vitorino (PD) e Durão Barroso (PSD) são meros e diligentes comparsas?
19 de Março - Manifestação da CGTP - quem vai participar? Manuel Alegre? Fernando Nobre? Mário Soares? Os promotores facebookianos das justas manifestações de 12 de Março? Nas próximas eleições legislativas, qual vai ser o sentido de voto? PS(D)/CDS/BE ou CDU? Inútil abstenção ou voto em branco ?
2020 03 22 foto victor nogueira - cão em cima de um muro na antiga vila de Coz, nos Coutos (do Mosteiro) de Alcobaça., em1999.02.22.
Que busca ele naqueles sítio e posição: vigiar? guardar? espairecer? saltar para a rua? continuar prisioneiro na casa do dono? saberá ele sobreviver ou discernir sem um dono de si?
~~~~~~~~
homem ou mulher
do norte
a morte ou a sorte
do sul
rima com azul
de anil
com til
onde a pontuação
a onda
redonda ?
setúbal 2014.03.22
2013 03 21 PS anuncia voto contra «vergonhosa» resolução que recomenda demissão do Governo Ora apreciem o lacãozinho no vídeo abaixo, i.e, no "súcialismo" em Liberdade com todo o seu €$p£€ndor !
E vão continuar a votar nos pantomineiros do PS que pelas vozes de Zurrinho e Lacãozinho acham que é inconstitucional e não democrática a «resolução que recomenda demissão do Governo» da iniciativa do PCP» ?
Democrático para esta "troupe" ps-psd-cds e seus dirigentes é dar lucros fabulosos à banca internacional , de cócoras perante ela, lucros fabulosos à custa da miséria crescente dos povos em todo o mundo, homens, mulheres, jovens, idosos e crianças ?
Democrático para esta gente e seus patrões é tripudiar sobre os direitos consagrados na Constituição da República, ainda vigente, e sobre a Declaração Universal dos Direitos da Humanidade, esse perigoso texto "subversivo" aprovado após a 2ª Guerra Mundial na sequência da derrota (aparente) do nazi-fascismo !?
2020 03 8 COM RECEIO DE ANDAR PELAS MULTIDÕES BANHADO EM SELFIES, ABRAÇOS E BEIJOKISSES, FECHADO NO SEU BUNKER, O GRANDE CHEFE CONFINA TUDO E TODOS!
E O POVO EM CORO DIZ "AMEN" E NÃO "AMEM"
Cartoon Tara Booth in https://www.instagram.com/p/B9y_ysMHdWs/?utm_source=ig_embed
2013 03 18 O capital financeiro passou a assaltante, sem máscara - já não lhe chegam os juros, as comissões e mil e um malabarismos - agora é o saque sem pudor sobre o dinheiro que lhe está confiado pelos depositantes que o não sejam em off-shore. É um fartar, vilanagem. É a brutalidade sem máscara, impiedosa, dos senhores do dinheiro ... e das nossas vidas! Não há saída dentro do capitalismo, intrinsecamente predador e destrutivo.
Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)