terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Textos em janeiro 31

 * Victor Nogueira

2023 01 31Foto victor nogueira - Vila do Conde - Igreja N  Sra do Desterro (2023 01 14 IMG_1919)

A Igreja de Nossa Senhora do Desterro, inaugurada em 1972, com risco da Arq.ª Maria José Corte Real, veio substituir uma pequena capela outrora existente nas cercanias. É edifício de traça moderna, com uma frontaria de vidro translúcido, agregando linhas arrojadas com exemplares de escultura da primitiva capela. No seu interior destacam-se as imagens de Santiago, da Fuga para o Egipto (o Desterro) e do Senhor dos Aflitos.

Anteriormente, em 1938, nesta zona havia sido edificada uma capela, que se tornou exígua face ao crescimento urbano e demográfico vilacondense. Por seu tuno esta havia substituído uma outra, quinhentista, demolida em 1935, devido à sua óbvia degradação, para possibilitar a expansão dos jardins da Av. Júlio Graça e Parque de Jogos.

Esta capela, embora desde 1858 dedicada a Nossa Senhora do Desterro, até ao fim dos seus dias era vulgarmente designada como Capela de Santiago, a sua primitiva invocação. 

2022 01 31 Bertold Brecht

2020 01 31 foto de família - cerca de 1943 - cumprindo o serviço militar obrigatório em Tancos, uma pausa do Nogueira da Silva, à  sombra do Castelo de Almourol

2017 01 31 Saudades de Luanda, do sol, do calor e da praia com água tépida e ondas rendilhadas e brancas marulhando no areal 🙂

~~~~~~~~~~

2013 01 31 - No blog 5 dias http://blog.5dias.net/  há um post criticando o facto de Arménio Carlos, secretário-geral da cgtp, na manifestação dos professores, ter  caracterizado um dos "representantes" da troika externa, ocupante e neo-colonizadora, de "escurinho".

Estava dado o mote para que alguns comentadores entrassem em delírio acusando a "esquerda", os comunistas e os sindicalistas da cgtp de serem racistas e blá-blá blá. 

CONTINUA EM Intervalo no epistolário

~~~~~~~~

2011 01 31 - LOL. Isto do inFaceLook ou inFaceLock é um vazio de zapinggs e "amizades" ou entusiasmos na maioria como fogos fátuos, estralejantes e tudo muito light e pela rama como a efémera espuma dos dias !

Sem comentários:

Enviar um comentário

Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)