Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Textos em janeiro 31

 * Victor Nogueira

2023 01 31Foto victor nogueira - Vila do Conde - Igreja N  Sra do Desterro (2023 01 14 IMG_1919)

A Igreja de Nossa Senhora do Desterro, inaugurada em 1972, com risco da Arq.ª Maria José Corte Real, veio substituir uma pequena capela outrora existente nas cercanias. É edifício de traça moderna, com uma frontaria de vidro translúcido, agregando linhas arrojadas com exemplares de escultura da primitiva capela. No seu interior destacam-se as imagens de Santiago, da Fuga para o Egipto (o Desterro) e do Senhor dos Aflitos.

Anteriormente, em 1938, nesta zona havia sido edificada uma capela, que se tornou exígua face ao crescimento urbano e demográfico vilacondense. Por seu tuno esta havia substituído uma outra, quinhentista, demolida em 1935, devido à sua óbvia degradação, para possibilitar a expansão dos jardins da Av. Júlio Graça e Parque de Jogos.

Esta capela, embora desde 1858 dedicada a Nossa Senhora do Desterro, até ao fim dos seus dias era vulgarmente designada como Capela de Santiago, a sua primitiva invocação. 

2022 01 31 Bertold Brecht

2020 01 31 foto de família - cerca de 1943 - cumprindo o serviço militar obrigatório em Tancos, uma pausa do Nogueira da Silva, à  sombra do Castelo de Almourol

2017 01 31 Saudades de Luanda, do sol, do calor e da praia com água tépida e ondas rendilhadas e brancas marulhando no areal 🙂

~~~~~~~~~~

2013 01 31 - No blog 5 dias http://blog.5dias.net/  há um post criticando o facto de Arménio Carlos, secretário-geral da cgtp, na manifestação dos professores, ter  caracterizado um dos "representantes" da troika externa, ocupante e neo-colonizadora, de "escurinho".

Estava dado o mote para que alguns comentadores entrassem em delírio acusando a "esquerda", os comunistas e os sindicalistas da cgtp de serem racistas e blá-blá blá. 

CONTINUA EM Intervalo no epistolário

~~~~~~~~

2011 01 31 - LOL. Isto do inFaceLook ou inFaceLock é um vazio de zapinggs e "amizades" ou entusiasmos na maioria como fogos fátuos, estralejantes e tudo muito light e pela rama como a efémera espuma dos dias !

Sem comentários: