Maria Amélia Martins Uma tarde assim inspira os poetas, já se vê. Eu muito mais a norte fiz 70 kmts duma estrada alagada, debaixo duma chuva em catadupa, muito menos poético, mas foi o que tivemos por aqui...que pouca sorte...
Allfabetização
Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)
Escrevivendo e Photoandando
No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.
.
Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.
.
Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.
VNterça-feira, 31 de outubro de 2017
Os se .. e a reescrita da história pela burguesa
Se ... se .. se .. E se Hitler tendo ingressado no tal Partido Socialista (não confundir com o Social-Democrata) tivesse tomado o poder tal como veio a suceder no Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, tb conhecido por Partido Nazi ? A questão que se põe é que sem Hitler, que partido o grande capital alemão e não só teriam apoiado para a solução que veio a ser adoptada na Europa (Portugal, Itália, Alemanha, Espanha, França, Roménia … ) no Japão e na América do Sul para ultrapassar a crise decorrente do malogrado Tratado de Versalhes e o crash bolsista de 1929 contra a agitação social dos trabalhadores e das suas organizações de classe [e a Revolução Russa de 1917] ?
Memória - A tarde esteve soalheira
Victor Barroso Nogueira Pois, Amélia, tens de vir morar para setúbal, mas não na várzea, onde as inundações fazem andar de barco ou com água até à cintura. Moro no alto duma torre no cimo dma encosta., e inundações só se a placa de cobertura voar Bjo :-)
Etiquetas:
Maria Amélia Martins,
Opinião do Leitor,
Victor Nogueira Prosa
segunda-feira, 30 de outubro de 2017
Memória - Odes e toccatas
***
* Victor Nogueira
ODE
Não entristeças
entretece o dia
com salero
majestoso e radioso
na calmaria
da sinfonia
com alegria
entretece o dia
com salero
majestoso e radioso
na calmaria
da sinfonia
com alegria
Setúbal, 2013.10.30
Na pendência
da tua ausência
não sonho
risonho ou bisonho
Setúbal 2013.10.30
da tua ausência
não sonho
risonho ou bisonho
Setúbal 2013.10.30
- noite e dia -
não sonho
com o teu silêncio
me deito e levanto
- sem espanto -
Setúbal 2013.10.30
TOCCATA SEM FUGAS
a mente, simples e vera
- boa é a tua companhia -
alegria do beijo solfejo
- lanternacisterna -
a mão na vinha
adivinha
o pão
centeio e rosmaninho
a nau inebriante
com as velas pandas
malandras
rimando
Setúbal 2013.10.30
OS DIAS e AS NOITES em QUE JAZZEM
num canto sem encanto
insone e com sono
assome
num assomo
enorme
com fome sofre e dorme
inerme
treme de frio
e não rio
a pele repele
esquálida
e
gélida
insone e com sono
assome
num assomo
enorme
com fome sofre e dorme
inerme
treme de frio
e não rio
a pele repele
esquálida
e
gélida
a passo segue
o compasso
sem esquadria
oco e vazio
pé-descalço
sans cullotes
a soco no ovo
com a soca ou a bota
na volta que não volta
o compasso
sem esquadria
oco e vazio
pé-descalço
sans cullotes
a soco no ovo
com a soca ou a bota
na volta que não volta
o deserto desperto
com ou sem acerto
no desconcerto
com ou sem acerto
no desconcerto
Setúbal 2013.10.30
Etiquetas:
Série Cartas a Penélope,
Victor Nogueira Poesia
Memória - Mudanças de horários
Victor Barroso Nogueira partilhou uma memória.
Esta madrugada, antes de deitar-me, mudo a hora nos relógios. Quando hoje entre no carro paa ir almoçar ao Porto, olho para o relógio e leio 12:40. Telefono à minha tia Teresa a dizer-lhe que vou chegar atrasado e ea responde-me coma sua habitual placidez sorridente:"Ainda vens muito a tempo, só são ainda 10:40. Não sabes que ontem mudou a hora ?"
Bolas, andei eu na esgalha e afinal em vez de atrassr a hora adiantei-a. Enfim .. Talvez assim e no caminho ainda tenha tempo de fotografar a Igreja românica de Cedofeita.
Isto de chegar tarde é uma pecha de família. Para tentar evitá-lo a minha mãe tinha o relógio sempre adiantado 10 minutos e eu comentava-lhe que se eu tivesse o relógio adiantado 10minutos nem por isso chegaria a tempo pois sabia que ele estava .. adiantado e dava o desconto.
Ontem a imagem ao lado foi a minha foto de perfil mas, com as minhas "apressuras" e habituais leituras em diagonal, li que deveria adiantar a hora quando, reparando melhor, o Tintim às duas horas está não a puxar para diante o ponteiro das horas mas sim a empurrá-lo para trás..
domingo, 29 de outubro de 2017
sábado, 28 de outubro de 2017
Os melhores 16 amigos
Comentários
João Carreira "Leal " ,,, eu ? ! Ok ! Farei por merecer estar nessa galeria de ...notáveis ! ... BFDS , Victor .
Victor Barroso Nogueira Isso é uma escolha do cooltest LOL São as pessoas que mais me visitam e se pronunciam :-P
João Carreira Eu sei , camarada ... extrapolando , tu NUNCA poderias estar numa galeria semelhante no que à minha pessoa se refere : NUNCA APARECES ! és um "ingrato , pá ! ehehehehehehe ! ( como diz a Filomena : "Isto é tudo ...brincadeirinha " (sic ) " ) .Ainda bem . BFDS , pá . Cuida-te !
Victor Barroso Nogueira João Carreira Pois, não poucas pessoas ,me dizem o mesmo. mas como não criei um perfil restrito, é impossível ir às largas dezenas de perfis, algumas centenas, de pessoas que fazem parte da minha vida ou que estimo. mas se tivesse um perfil restrito não teria (re-)encontrado montes de malta de Luanda, de Évora, das muitas terras por onde tenho “peregrinado”. Abraço fraterno, “mano” e biba o Porto que é uma naçón sem esquecer os dragões LOL
João Carreira Victor Barroso Nogueira Tens razão ....muitos "Amigos" nesta coisa meio -manhosa que é o Face, tem os seus inconvenientes se observados pelo teu prisma , que compreendo ...eu prefiro poucos(Amigos ) , mas bons , que apareçam quando lhes dá na real gana, sempre observando o são princípio do ditado : "Para que a amizade convenha é preciso que vá e venha " ... e BIBA o NOSSO FêCêPê ! Abraço .
Filomena Ramos ... vou tentar merecer fazer parte desta galeria ! E desejo não te desapontar ! Quando me empenho .. normalmente sou bem sucedida !! .. mi aguarda !! ..
Subscrever:
Mensagens (Atom)