Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 31 de maio de 2022

Textos em maio 31 - figurinhas e figurões

 * Victor Nogueira

2022 05 31- O Ministério da Verdade, Unidimensional, ou o Big Brother, o amigo americano de todos nós, os que são mais ou menos  ... tótós!

2022 05 31 - Costa nunca me convenceu, pois dele já tinha sobejas provas de "arrivismo" e "autoritarismo". Em 2015 ainda tive a "ingénua" crença de que ao avançar contra Seguro, o fazia para salvar a "social-democracia" em acelerada pasoquisação após Reagan, Tatcher e Tony Blair.

MAS NÃO! Sendo um político maia inteligente, com maior artimanha e mais sábio que Cavaco, Sócrates, Cisco Assis, Seguro, Montenegro ou Passos Coelho, não passa  dum arrivista sem escrúpulos que pretende apenas um lugar ao sol, bajulando ao nível de Guterres ou Barroso, o Durinho, meros serventuários na gamela de lentilhas com que os donos disto tudo lhes pagam os fretes.

2022 05 31 - O sexo, um pecado mortal que leva ás profundas do Inferno, na moral judaico-cristã. Foi assim com a SIDA, foi assim que tentaram com o Covid 19. A Europa está condenada ao desaparecimento, pois sem imigrantes que a rejuvenesçam, e sem truca-truca, os saldos demográficos serão negativos. Mas talvez nada se perca com a extinção do "homo europapitecos", escravocrata, que "dominando" os restantes povos, nada trouxe ao globo terráqueo senão a "lei do mais forte" (em armamento), genocídios, guerras, morticínios, egoísmos  e destruição da Natureza e da Humanidade. Tudo embrulhado com o intocável  sacrossanto, direito de propriedade privada dos meios de produção, duma cada vez mais escassa e crescentemente poderosa minoria, no modo de produção capitalista. 

2022 05 31 - As caridadezinhas das Jonet, das tias de Cascais, de Marcelo e das direcções do PS(d)CDS/chega IL, sejam ou não papa-hóstias ou veneradores  da Senhora  de Fátima ou duma das mil virgens entronizadas pela Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana.


2022 05 31 -Alguém escreve:

O Facebook pertence a um publicador que eu acredito que pode estar parcial ou totalmente sob o controlo editorial do governo norte americano.

 E comento:

Bem ....Eu acredito como mais correcto que o Governo dos EUA serão sob controle e são meros executantes do complexo militar-industrial bem como dos proprietários com Bill Gates, Zuckerber, Bezzos, Soros, Rockefeller, Musk e outros do mesmo calibre e alto gabarito.

2022 05 31 - Foi o Presidente desta Associação dos Refugiados Ucranianos em Portugal, siamesa da AUP (Associação de Ucranianos em Portugal), que há semanas afirmou "à Lusa não perceber como é que Portugal continua a ter um partido como o PCP, nem por que as organizações não filtram as pessoas que lá trabalham." Pois, agora contesta os financiamentos exclusivos á AUP, credenciada pela Embaixada da Ucrânia para receber as referidas ajudas e "acolher" refugiados no concelho de Lisboa. 


2014 05 31 - a minha leitura do PS(d)CDS incluindo  os manageiros de turno e os califas que querem ser califas em lugar dos califazinhos 

cartoon in http://oeconomistaport.wordpress.com/.../humor.../


2014 05 31 - Seguro rejeita congresso e convoca primárias para primeiro ministro ou os COELHOS NA CARTOLA e sócrates apoia costa, 

Mas, cumprindo as quotas, teremos no PS um Secretário Geral e uma candidata a 1ª Ministra (e ao desemprego) ou uma Secretária-Geral e um candidato a 1º Ministro (e ao Desemprego)?  E num partido tão plural, as mulheres estão ordeiramente caladas na 2ª fila, como jarrões que enfeitam a sala  ?

Os socialistas estão doidos ? Ou de que massas receiam perder o apoio ? Que massas defendem estes andarilhos ? É que há massas e ma$a$. 

Direcção bicéfala ? Candidatos a 1º Ministro ? Então as eleições legislativas são para o Parlamento ou para as trazeiras de S. Bento ? Nada muda nos partidos da burguesia !

Diz o Público: «Proposta do secretário-geral do PS, apresentada na Comissão Nacional, no Vimeiro, abre a porta a uma solução bicéfala, com um secretário-geral e um candidato a primeiro-ministro diferente.»

Mas costa seguro, seguro « garantiu que na sexta-feira só não pediu a dissolução da Assembleia e a convocação de legislativas porque existe uma crise interna no PS.». Mas... o Secretário-Geral do PS poderia pedir a dissolução da Assembleia dda República sem ter ouvido os competentes órgãos nacionais do PS ? A Direcção Nacional do PS é uma falperra e uma tropa fandanga de trampolineiros ? São estes trampalineiros que querem com sócretinas narrativas a mudança com passes de coelho por lebre ?

Ainda segundo o Público «Costa afirmou ainda que não impõe a sua eleição, mas que não pode ignorar as pessoas e os militantes que se lhe dirigem e considerou que a esperança de Portugal não pode depender apenas do Tribunal Constitucional»  

Entretanto, o PS prevê que nos seus estatutos haja eleições abertas a «simpatizantes» e outras a «militantes», tendo registo de ... «simpatizantes». Qualquer sócio dum clube de futebol ou sociedade recreativa de bairro sabe que ou são sócios ou não. Ele há originalidades, como a da bicefalia.  Que distingue o PS dos chamados «albergues espanhóis»?

Mas, cumprindo as quotas, teremos no PS uma Secretária Geral e uma candidata a 1ª Ministra (e ao desemprego) ou uma Secretária-Geral e um candidato a 1º Ministro (e ao Desemprego)? 

E se cisco seguro costa zorrinho costa seguro apoiados à vez por mário soares sócrates vitorino guterres fossem vender xuxas para a Feira da Ladra ?

Eles não discutem programas. Eles não discutem como impedir o naufrágio irreversível dessa social-democracia de Hollande que em França abriu as portas ao fascismo e na Alemanha, coerentemente, está no governo com Ângela Merlel. E que em Portugal, desde sempre, governam aliados ao psd-cds. Eles discutem, no Vimeiro, quem há de ser o trampalineiro de turno: depois de sócrates seguro costa numa guerra entre califas que sendo  califões não passam de califazinhos para entreter o mexilhão que pretendem empalado e vendido ao Capital e às suas negociatas !
http://www.publico.pt/.../seguro-nao-convoca-congresso-e...

Textos em maio 31

 * Victor Nogueira



2017 08 31 - Apesar do silêncio, da distância, da (aparente) ausência, não me esqueço de ti e vives na minha memória. Um aceno  🙂

2015 05 31 - foto victor nogueira- paço de arcos - O SATU, com uma extensão de 1,2 km, é um metrosinho de superfície para ligar o centro de Paço de Arcos a uma grande superficie comercial. implantada em plena urbe e junto a um acesso à AE 5.(Lisboa/Cascais).

Autêntico elefante branco, deu sempre prejuízo,  É uma obra estilo Estádios de Futebol para um desses campeonatos internacionais que Portugal albergou, sem estudos de viabilidade económica, Construções resultantes da articulação entre os poderosos interesses da banca e das grandes empresas de construção e obras públicas, como muitas das auto-estradas e grandes superfícies comercias que se foram construindo desde os tempos de Cavaco/ PSD passando por Sócrates/PS, em prejuízo dos centros históricos e do pequeno comércio de proximidade. Se a construção das grandes superfícies comerciais terá estudos prévios que demonstrem a viabilidade económico- financeira do empreendimento, a maioria dos restantes assentam em parcerias público-privadas rentistas, de lucros garantidos pelo erário público

Encerrado o SATU, obra dum autarca "modelo" que dizem ter deixado "obra feita", "dela restarão a memória  e a agressão paisagística da infra-estrutura inútil, a degradar-se, embora já sem o incómodo do monstro da poluição sonora ao passar mas com a  continuação da obstrução das vistas das janelas.

O SATU, que hoje realiza a sua última viagem, é notoriamente um elefante branco

segunda-feira, 30 de maio de 2022

Textos em maio 30 - o circo das pantominas

 * Victor Nogueira


2015 05 30 - Sem vaga de fundo a palavra do putativo candidato a Presidente do Conselho de Ministros não empolga a sua "entourage" com putativos jovens truques, rectifico, "jovens" turcos. Cisco Assis prega(va) às avezinhas, Santo António, o de Lisboa, fala(va) aos peixes, incluindo talvez os tubarões, e Toy Costa prega para o boneco enquanto na rectaguarda a maioria dos "atentos" comensais se fazem ao boneco. Boa fotografia, esta, cheia de "confiança" nada confiável! (VN)

ORA CLIQUEM NA FOTO PARA LEREM A LEGENDA (no blog Entre as Brumas da Memória)

2014 05 30 - Como Seguro ascendeu a secretário-geral do ps será uma incógnita ? O problema não é eventual falta de carisma ou de presença física. O problema é que pareça andar a apanhar bonés. Mas a verdadeira verdade é que nem ele, nem costa, nem cisco assis, jorge coelho, antónio vitorino  e  outros como ele e todos do mesmo calibre estão dispostos ou têm margem de manobra para inflectir a política de submissão ao grande capital, sobretudo financeiro, nacional e transnacional, para denunciarem o que os seus antecessores assinaram, 

Estão todos de tal modo comprometidos com o PS(d)CDS como placa giratória para "compromissos" com o Capital e mordomias que restam para eles, apenas, os números circenses, as núvens de fumo e as narrativas de cassete e de faca e alguidar, 

Pk embora pequena, a vitória "denunciada" por costa soares dar-lhes-ia margem de manobra face ao descalabro da social-democracia nas eleições europeias. Mas a "mudança" que defende e trombateiam, não é de rumo, não é de inflexão ou reflexão é pura e simplesmente mais do mesmo, travestido de rosa com espinhos ou de laranja  amarga e azeda.

E depois aparecem as desculpas infantis: "senhora professora, a culpa de eu ter dado um traque não é minha, é daquele menino que me deu feijões para o almoço." 

Sabe lá certa gente o que é um cara a cara com  os eleitores e os trabalhadores ou com os velhotes fora das ofertas de sacos de plástico e canetas ou longe do aconchego dos holofotes da televisão e do ruído na blogosfera, a debitarem mais do mesmo ou a traulitarem "quem se mete comigo e com o meu padrinho de turno leva porrada, que eu sou doutor da mula ruça e você um analfabeto".

20\14 05 30 -  Mas ... o PS é um viveiro de baratas tontas ? Se apesar de tudo e de todos os contorcionismos e a "necessidade" de dar liberdade de voto a bancada socialista acabou por votar a moção de censura proposta pelo PCP, para quê e porquê toda a encenação ? 

Nove deputados do PS não estiveram presentes na votação e noticia o Público que « na bancada socialista houve uma ausência de peso: Francisco Assis, o cabeça de lista do PS às europeias e apoiante de António José Seguro, saiu da sala do plenário alguns minutos antes da votação e não regressou.» Ao menos cisco assis foi coerente, sempre defendeu alianças com o psd-cds, a direita ultra-liberal, como sempre a tem designado até nos seus escritos no Público.

Anda o PS a contar espingardas para novelas de faca e alguidar para disfarçar os seus compromissos internos com o psd-cds e externos com o FMI-UE-BCE enquanto o PCP convoca manifestações de rua contra o governo psd-cds, como a de 29 de Maio  ?  Em que barricada estão de facto nos dirigentes do PS a todos os níveis ? Porque não convoca nem participa o PS desde há anos em manifestações de rua contra as políticas de direita, contra pactos e tratados orçamentais subscritos pelo PS(d)CDS ? Quem pode e quer acreditar  no PS, para lá das aparências ? 

É agora que o PS seja qual for o secretário-geral vai arrepiar caminho e retirar o socialismo na gaveta onde Mário Soares o colocou aferrolhado  depois de ganhar as primeiras eleições legislativas em 1976, há 38 anos ?

É TEMPO DE DIZER BASTA !

É PRECISO REJEITAR O PACTO DE AGRESSÃO fmi-ue-bce

É PRECISO UM GOVERNO QUE RESPEITE OS PORTUGUESES

É PRECISO UM OUTRO GOVERNO

É PRECISO UM GOVERNO QUE RESPEITE QUEM TRABALHA E PRODUZ

BASTA DE MENTIRAS

BASTA DE DESEMPREGO

BASTA DE EXPLORAÇÃO

BASTA DE EMPOBRECIMENTO

BASTA DE NOS FAZEREM DA VIDA UM INFERNO

É TEMPO DE LUTA ! É TEMPO DE AFIRMAÇÃO !

2014 05 30 - PS OPTA PELO nim, isto é, «a direcção da bancada do PS deu uma orientação de voto a favor da moção de censura do PCP, (...) optando por não impor a disciplina de voto nem a favor nem no sentido da abstenção, como defendiam alguns socialistas 

Diz a notícia que "Alberto Costa, apoiante de [António] Costa, advertiu que era importante perceber o sentido político da moção do PCP, porque, votando a favor dela, depois do bom resultado da CDU nas europeias, o PS estaria a dar ainda mais destaque aos comunistas.»

Uma simples pergunta - porque razão os órgãos competentes do PS, incluindo os Costas e Lacões - não previram a apresentação duma moção de censura - logo a seguir à confirmação da vitória - embora ténue - que haviam tido ? Evitavam todos estes contorcionismos e tinham saído por cima . Ou a maioria de quem decide no PS para além de Seguro, Secretário Geral - são ineptos e pouco perspicazes ?

Mas que inteligência. Malabaristas e contorcionistas, verdadeiros democratas que são, ausentam-se do hemiciclo quando fala o líder do Partido que apresentou a moção de censura - para estarem ordeiramente presentes perante o 1º Ministro e no "frete" da votação que se seguirá ? 

Que crédito e confiança para governar pode ter um PS ensarilhado e de tão tristes figuras e em guerras intestinas na praça pública ?

http://www.publico.pt/.../ps-sem-disciplina-de-voto-na...?

domingo, 29 de maio de 2022

Textos em maio 29 - duelos de pólvora seca

 * Victor Nogueira

2014 05 29 - cartoon vencedor do grande prémio do XV Porto Cartoon 2013 ~ "Shipwreck" [naufrágio] da Liberdade, Igualdade e Fraternidade prometidas pela Revolução Francesa que nos finais do século XVIII pôs termo à monarquia absoluta, ao feudalismo e ao parasitismo da nobreza, permitindo o ascenso da burguesia e do capitalismo.

2014 05 29 - o psd/cds cerra fileiras e o ps no fragor da batalha encena novas prima-donas sem mudar o programa. Muda apenas as lantejoulas. E no meio da encenação que durará pelo menos até se diluir o efeito da moção de censura do PCP, não se falará nem discutirá nada mais que o enredo do califa que quer ser califa no lugar do califazinho

Uma vista de olhos aos apoiantes perfilados com o califa que deu à costa é suficiente para ver que se trata de mudança de mosquinhas por moscardos. Ah! como sempre, o mau da fita é o pcp, pelo menos desde as sócretinas narrativas de cisco assis zorrinho ana gomes, "estadistas" de alto coturno estático.

EM TEMPO - drone (zangão, em inglês), é todo e qualquer tipo de aeronave que não necessita de pilotos embarcados para ser guiada. Esses aviões são controlados a distância por meios electrónicos e por computador.


o ensarilhar das armas ou o duelo entre big lacoste e cisco seguro
cartoon in http://www.gothamgazette.com/.../1967-suing-for-gun-control

2014 05 29 - esteja de costas folgadas, seguro e atento, ao desenrolar dos próximos episódios da pantomina "OS DIAS E AS NOITES DE FACA E ALGUIDAR", já a seguir, nos reality show televisivos e na imPRENSA de ma$$aS

2014 05 29 - Enquanto no psd/cds folgam as costas com os passes de coelho por lebre, no ps seguro lacosta contam-se as armas para o pífio duelo intestinal entre mosquinhas e moscardos. Quanto ao mexilhão ...  ginjas com elas ?


2014 05 29 - Se as moções de censura fossem tão inócuas nunca  cisco assis teria falado delas não como censuras ao governo psd-cds mas como tentativas de dividir ... o ps de seguro costa cisco assis, dando origem a "estrondosas" abstenções qd da crise entre pedro e  paulo de gasparinho.   

E se fossem assim tão inócuas o ps seguro costa não estaria ensarilhado e em guerra intestinal entre mosquinhas e moscardos. Seguro sem conhecer o texto da moção, apesar do "frete", declarou que  o ps a votaria favoravelmente. Fosse La Costa o líder, que faria ele  ? Teria avançado com outra moção de censura ? 

Seguro foi ingénuo ou sabendo do que a casa gasta, perdido por cem, perdido por mil, armadilhou o caminho do inteligente costa ? Que leva costa a sair do conforto de lisboa e dum futuro cadeirão em belém, que seria o seu projecto, e "queimar-se" no caldeirão como salvador da pátria  ? E que faz sócrates, aparentemente na sombra ? Que está para lá das aparências ?

Entretanto, o psd-cds deixam que o ps se esfrangalhe ? Separar-se-ão as águas no mar morto apesar de ou por causa do maremoto ?

sábado, 28 de maio de 2022

Textos em maio 28 - pantominas e pantomineiros, entre a tragédia e a farsa

 * Victor Nogueira

2022 05 282022 05 28 -O PAN quiduxo equilibrista entre o psd e o ps, tudo o que vier á rede é ... Pim   PÃn Pum, a piquena gand'entrevista a Sousa Real, Inês.

2018 05 28 - AS "pérolas" d'entre as brumas da memória:

1. - PCP & CDS, sejam amiguinhos mas deixem a minha morte sossegada. «Separados à nascença, unidos pela vida: PCP & CDS. A união de facto é linda, e quem sou eu para me meter na vossa intimidade. Da mesma forma, quem são vocês para se meterem na minha?» (Alexandra Lucas Coelho)

2. - Igreja, eutanásia e PCP - De repente, talvez por hoje ser 28 de Maio, dei por mim a pensar no que diria o Botas se lesse uma frase destas! : «Bispo do Porto elogia posição do PCP.» (Joana Lopes)

3. - Cavaco apela ao voto contra a eutanásia. «Será que o PCP pode ter esperança de receber o voto deste ex-PR?» (Joana Lopes)

4. - Metam-se na vossa morte. «Entretanto, o PCP já veio afirmar que vai votar contra a despenalização da eutanásia. Para o PCP, o sofrimento faz parte da vida, daí o apoio ao regime do Maduro. Segundo o PCP, despenalizar a eutanásia "não corresponde a uma necessidade prioritária para a sociedade", a não ser que entretanto o Sindicato dos Profissionais do sector funerário se manifeste por falta de trabalho.» (João Quadros)

5. - PCP e Eutanásia. «PCP vota contra, eutanásia em risco. Sem qualquer surpresa. E nem sou capaz de acrescentar «infelizmente», porque é importante saber com quem se conta e para quê. PCP = Partido conservador de esquerda forever.» (Joana Lopes)

EM TEMPO - Mas o que as transcrições acima mostram são um profundo egocentrismo e uma profunda desonestidade intelectual de gente que não sofre de iliteracia e se diz progressista e de "esquerda", alguma da qual que foi ou é católica quando Cristo terá vindo anunciar a Vida e não a Morte ?.

2018 05 28 - foto victor nogueira - Sintra e Castelo dos Mouros alcandorado no cimo da penedia - Lá em cima estive há décadas e no passado milénio, no tempo em que era menino e moço, modo de escrever para tornar distante no tempo o que na história do Universo ou mesmo da desHumanidade não passa de fugaz instante, mais breve que o fugacíssimo lampejo dum fósforo que de imediato se apaga entre os dedos e ao sopro de levíssima brisa. 

Tenho de lá voltar, vencida a inércia em que estou emaranhado, photoandarilhando por aquelas pedras e ruínas, buscando o  horizonte infindo em redor. E talvez dalgum recanto e das penedias e fraguedos (res)surja a moura encantada que o meu desencanto quebre. Bem posso esperar sentado, para não  me cansar, na úmbria, murmuram-me os meus botões e o meu lado racionalista.

Mas ... por falar em descanso: aqueles povoados fortificados defendidos por castelos alpendorados em rudes e pedregosos fraguedos, deveriam chegar com os bofes na boca e tremuras nas pernas e nos braços, os peões de ventre ao sol e os cavaleiros de ferro cobertos para mal das cavalgaduras em que se transportavam, equinos ou mulas, após percorrerem penosamente  estreitos e sinuosos carreiros, levando pelos costados acima com pedregulhos, setas e óleo fervente.  O que hoje nos parece paradisíaco na sua verdejante serenidade seria então a antecâmara do inferno. 

Tão dolorosas as queimaduras que se prolongavam no bailar das chamas e dos tormentos nas profundas do reyno de Belzebu, sem mil virgens que em Cristo amenizassem a glória dos cavaleiros e seus peões de brega.


2014 05 28

na fila do califa
a cáfila
não cala e fila
a faca
afia
e
não fia
confia
segue em
em fila
não dorme
o dromedário
medra
com o doce perfume
da rima
e
rio
dando á costa
seguro
e calo
os camelos
com mel e sol
na sombra
pela rédea
adere
duas
e nuas
as dunas
aluvião
de
areia
seca
que seca
a meca
perfilada
e
perfilhada
perfídia
a
28
de
maio
desmaio
ou
saio
com
abril em maio ?
setúbal 2014.05.28
2014 05 28 - segundo o inimigo público noticia

«Apoiantes de sempre de Seguro que passaram a ser apoiantes de sempre de Costa ainda não conseguiram tirar as tatuagens que dizem Sócrates sempre

Paulo Portas à espera de saber se vai para o Governo com Passos Coelho, António José Seguro ou António Costa.

Cavaco, Passos e Portas disponibilizam máquina de propaganda da maioria para garantir que Seguro continua à frente do PS»

FONTE - http://inimigo.publico.pt/Toon/Index/1607074

2014 05 28 - o programa da pantomina segue dentro de momentos, depois do intervalo, com ou sem outros actores, todos da companhia PS(d)CDS, um elenco com estrelas, de estalo !


2014 05 28 - IZNOGOUD ou Cenas da pantomina "QUERO SER CALIFA NO LUGAR DO CALIFAZINHO" em que se mudam as mosquinhas por moscardos para que tudo continue na mesma. Qualquer semelhança com a realidade será pura coincidência ?

E que faz o "mexilhão" ? Ah! --- o mexilhão, pois então !


Textos em maio 28 - poesia

 * Victor Nogueira


2014 05 28 - Foto Victor Nogueira - Flores campesinas
no amarelo
singelo
a
flor rima
com ardor e rema
com amor
que trama
e
ateia
a teia
com o andor
ou estupor
de calmaria
ardente sarça
a raça
na barca
embarca
ou
embaraça
com abraços
em baraços aos molhos
laços
nos teus olhos
lassos
abrolhos
abr'olhos
setúbal 2014.05.28
foto victor nogueira


2014 05 28 - 

na fila do califa
a cáfila
não cala e fila
a faca
afia
e
não fia
confia
segue em
em fila
não dorme
o dromedário
medra
com o doce perfume
da rima
e
rio
dando á costa
seguro
e calo
os camelos
com mel e sol
na sombra
pela rédea
adere
duas
e nuas
as dunas
aluvião
de
areia
seca
que seca
a meca
perfilada
e
perfilhada
perfídia
a
28
de
maio
desmaio
ou
saio
com
abril em maio ?
setúbal 2014.05.28

sexta-feira, 27 de maio de 2022

Textos em maio 27 - Notícias da pantomina, em 2014 e 2022

 * Victor Nogueira


2022 05 27 - "The Twilight Zone" ou o mundo alucinado de Zelensky
2014 02 25 - O CIRCO DAS PANTOMINAS - António Costa "naturalmente disponível" para liderar o PS. Seguro obriga Costa a reunir assinaturas para haver congresso 

Sem denúncia do Pacto subscrito pelo PS(d)CDS e sem questionar esta UE, tudo isto será pura mudança de actores para que a encenação e a peça continuem as mesmas, com mais ou menos estrondosos tiros de pólvora seca  ! Abrindo agora caminho a costa, seguro abre caminho para si próprio, caso Costa falhe. Resta saber se após um eventual naufrágio ainda haverá titanic para seguro ou sócrates !

Fazem-se agora extrapolações dos resultados das europeias como se legislativas fossem. Ora é impossível comparar e extrapolar o incomparável. Europeias, legislativas, presidenciais e autárquicas são realidades diferentes, com motivações e níveis de participação/abstenção diferentes, apenas com relativa estabilidade nas autárquicas e com participação decrescente nas rrestantes. 

Outro exercício é comparar a distribuição de mandatos e de votos tendo em conta não  o universo dos eleitores votantes mas o total de eleitores que figuram nos cadernos eleitorais. À 1ª vista, poderia servir de alerta. Mas o verdadeiro objectivo é dizer que como a  "maioria silenciosa" não votou, a "minoria" activa não teria legitimidade para pôr em causa a dupla de pedro & paulo de psd/cds. Aliás, o ps seguro costa cisco assis nada fez para criar para as europeias uma nova esperança. Deu agora à costa o putativo santo António de Lisboa, aparentemente esquecido de futuros "tronos" presidenciais.,

Falta o "mexilhão". Pensam que ficará sempre alapado ao rochedo, sofrendo estoicamente o bater das ondas a morrerem na areia. Ficará ?


2014 05 27 - A PANTOMINICE PROSSEGUE - No PS(d)CDS recomeçou  com pólvora seca uma nova noite das facas longas. Mudam-se os actores para encenar a mesma peça que só não é farsa pk se trata duma tragédia para a maioria.A encenação para que tarde a alvorada, para que o dia continue a nascer como os anteriores, sem andorinhas no horizonte. 

Relativamente às águias, essas voam por outros céus e em terra, dando à costa pardalitos, em dias de tempestade com estalidos de perlimpimpim ! Quanto ao lacrau, eterno sempre-em-pé, com ou sem passes de coelho por lebre, não estou certo que os mandantes o não obriguem a beber a cicuta até ao fim, irrevogavelmente. 

Há depois as urnas, caixões de pinho melhor ou pior salgalhadas. Cisco Assis e Ana Gomes e Zorrinho e restante companhia, já antes disseram que preferem a direita. Demasiado nédios para saírem das alcatifas para a rua. Encenando a mesma serôdia peça. Até que a sala se esvazie com o fosso que orquestram !  Como teria dito Galileu contra as aparentes evidências "E no entanto ela (a Terra) move-se".


2014 05 27NOTÍCIAS DA CONTRA-PANTOMINA -  O voto exerce-se quotidianamente, nos locais de  trabalho, na rua, nas comissões sindicais, nas comissões de trabalhadores, nas comissões de utentes, nas comissões de moradores ... Dia-a-dia, com avanços e recuos, com sonhos mas sem ilusões, pés e mãos na terra e na lama ! Com desilusões, é certo, mas sempre em frente ! Lado a lado, ombro a ombro, frente a frente ! Unidos e seguros no que é essencial ! Sem demagogos nem falsas promessas. Nem caixões de pinho salgalhado.


2014 05 27NOTÍCIAS DA PANTOMINA - No PS a crer nas declarações à imprensa e pela maioria dos blogs a ele afectos que conheço, começou uma nova noite das facas longas. Para que o dia nasça como os anteriores, sem andorinhas no horizonte. As águias voam por outros céus e em terra, quanto muito, pululam pardais ! Quanto ao lacrau, eterno sempre-em-pé, com ou sem passes de coelho por lebre, não estou certo que os mandantes o não obriguem a beber a cicuta até ao fim, irrevogavelmente. E o POVO ? O povão e as camadas intermédias ficaram em casa barricados no sofá. Esperando talvez pelas barrigas de aluguer, por um sebastião de pinho, pior ou melhor salgalhado.

quinta-feira, 26 de maio de 2022

Textos em maio 26

 * Victor Nogueira






2022 05 26 - Conjuntamente com a febre dos macacos e o covid n ao infinito, os novos "quiduxos" na comunicação social, flores na "betoneira" do enCosta/PS, the big one

2014 05 26 - às 10:54 do dia seguinte às eleições europeias  jornais de "reverência" on line  informam que todas as freguesias estão apuradas mas continuam a "faltar" 4 deputados - assim, indicam PS 7 - PSD 6 - CDU 2 - MPT 1 BE 1, o que totaliza apenas 17 dos 21 lugares em disputa. Porque sucede e o que significa isto ? Alguém me explica ?

Ahhhhhhhhhhhhhhh. Afinal a fonte é o site da Comissão Nacional de Eleições que diz - 3.092 freguesias apuradas de 3.092 (0 por apurar)  (12 votações não realizadas) 55 consulados apurados de 71 (16 por apurar) FALTANDO APURAR  0,51 % dos votos !  

Pois .... mas então como se sabe que o MPT elegeu apenas 1 deputado e a CDU 3 ? Continuam a faltar .... 2

http://www.europeias2014.mai.gov.pt/

2014 05 26 foto victor nogueira - évora 1975 - feira dominical no Rossio de S. Brás

 As feiras de Évora, Setúbal e Lisboa

O Rossio de S. Brás está praticamente livre de feirantes. Restam apenas as barracas de louças e bugigangas. Depois do meu regresso de Beringel comprei um copo, uma caneca, colheres, um prato e uma tigela, que seria para o "Nestum" mas acabou por ficar para a fruta. (MCG - 1972.07.10)

Hoje será a noite de S. João, de festa para os eborenses, que passearão lá pela Feira.  Este ano há dois circos; o resto é como nos anos anteriores, com a novidade de haver barracas dos partidos políticos, onde comprei umas publicaçõezitas. (1975.06.24)

Hoje é o último dia oficial da Feira de S. João em Évora.  A Feira estava em decadência, cada ano que passava. Mas desta feita, para além de muitas tendas de comerciantes (vestuário, calçado, plásticos, louças, mobiliário), havia as tradicionais de comes e bebes bem como os divertimentos. Não vi o poço da morte - creio ser o 1º ano  que não vem - mas em contrapartida havia 3 pistas de carros eléctricos e nada mais nada menos que 3 circos, acontecimento inédito: o Billy Smart, o Royal e o Mariano. A Celeste foi ao 1º e diz que é igual ao que vimos em Lisboa, no Coliseu. (NSF - 1976.07.05)

(...) Quando era estudante, em Évora, a Feira de S. João era um alvoroço - embora coincidisse com a época apertada de exames - onde a malta ia nas frescas noites, em grupos, passear ou "espairecer" pelas diversões e movimento. Depois, bem, depois a Feira de S. João, como a Santiago, deixaram de ter o encanto de outrora, tal como o circo, maravilha, delícia e alegria sempre renovada da infância. Hoje, do circo, gosto dos palhaços e dos ilusionistas, (embora nem sempre), ao contrário do que sucede nos programas que a TV por vezes transmite. Das feiras, hoje em dia, vejo as exposições e um ou outro espectáculo, extasiando-me nas tendas das vergas e olaria, que jamais compro. (MMA - 1986.07.28)

No regresso passámos por uma feira ali na Luz, em Lisboa, defronte ao Colégio Militar. (1) Era uma feira praticamente de louça e bugigangas, quase todas feias para o meu gosto. Comprei dois bonecos de barro (artesanato). Havia lá umas canecas de barro, em forma de sorridentes e rechonchudos monges (dispunha bem olhar para eles, tinham um ar simpático) Estou arrependido de não ter comprado um. Ficará para a próxima. Aquilo é uma roubalheira. Um tipo tem mesmo de regatear. Chegam a fazer abatimentos de 50 % sobre o preço inicial. Safa! (MCG - 1973.09.19)

A Feira Popular de Lisboa é muito sem graça. Nada nos saiu nas rifas. Não encontrámos as barracas das farturas (seguir o cheiro não foi suficiente). Joguei nas máquinas dos carros de corridas. As pistas dos carros de choques estavam quase vazias e assim não tinha piada andar nelas. De resto são mais caras que em Évora (também alguma diferença deveria haver entre os provincianismos de Évora e de Lisboa). Ah! mas o que gramei, onde apanhei dois valentes sustos, donde saí gelado mas com uma vontade enorme de repetir a proeza, foi na montanha russa. Aquilo é que é emoção! Ao menos enquanto um tipo não se habitua, Duas descidas bruscas (um tipo até trava com os pés, o coração a saltar lhe pela boca), uma curva a grande velocidade, toda inclinada (e um tipo, esquecendo -se da força centrípeta, agarra-se desnecessariamente para não ser projectado)... Também no outro "comboio fantasma", que afinal nada tinha de especial, salvo os ruídos (bater as portas e chiadeira) e a escuridão. Não tem qualquer emoção. (MCG - 1973.09.22)

Começando naquela Igreja e estendendo-se quase até ao Rio, passando ao lado da Igreja de Santa Engrácia, Panteão Nacional, estende-se a Feira da Ladra onde se encontra um pouco de tudo. (2) Especialmente roupa, mas também fardas, sapatos, capacetes de aço e caixas vazias de munições (relíquias da I Guerra Mundial ?), malas, sacos, carteiras, ferro-velho, antiguidades, móveis, moedas... enfim. De tudo o que vi, no entanto, só me interessava um par de candelabros. Mas não cheguei a perguntar o preço. Havia um jardim com vista para o rio e para a parte baixa da Feira. As ciganas vendiam roupa e tinha a sua piada ver as pessoas experimentarem calças por cima das que traziam vestidas. Havia de ser uma grande experimentação! Já eram 17 horas quando lá chegámos. Havia um mar de gente modesta (mais alguns hippies e estrangeiros), que se acotovelava e furava, enquanto os automóveis passavam tangentes aos peões e buzinavam. (3)

.

Não comprei nada. Só me interessavam antiguidades, mas receio ser facilmente enganado, pois não sei avaliar aquela mercadoria. Mas estendais de antiguidades havia poucos; a maioria era ferro-velho: dobradiças, fechaduras, chaves enormes, bicos de fogões a gás... Ouvi lá um negociante de antiguidades dizer a outro que à 3ª feira o negócio é melhor. (XXX - 1973.09.23) 

.

Cheguei há pouco da Feira [de Santiago], onde fui dar uma volta e dois dedos de conversa com o pessoal conhecido após o jantar lá em baixo no Centro, única maneira de variar o cardápio, pois ao almoço não tenho tempo para grandes variações e aprendizagens. Tal como as mulheres, os homens, desde pequeninos, deviam ser ensinados a cozinhar coisas variadas e saborosas, embora simples. Felizmente que em tempos descobri um livrito acessível que posso consultar e seguir sem necessidade de ter ao lado, para consulta permanente, um dicionário da especialidade, para decifrar os termos técnicos como "refogado" ou "esturgido" e quejandos. (XXX - data ?) (4)

Em Setúbal é tempo da Feira [de Santiago] onde fui duas ou três vezes e onde sempre vou encontrando gente conhecida para dois dedos de conversa. Este ano há apenas uma exposição dedicada a uma das celebridades cá da terra, que foi a cantora lírica Luísa Todi. Falta me ver a parte da cerâmica e olaria, embora este ano já tenha comprado o "recuerdo", cerâmica dum país andino ou como tal vendida. Mais uma "bonecada" ali para uma das estantes, para dificultar a limpeza do malfadado pó que mal acabado de limpar logo renasce dum modo que faria inveja à capacidade reprodutora dos coelhos! (MMA - 1993.08.03)

1 - Realiza-se anualmente, durante o mês de Setembro.

2 - Realiza-se todas as 3ªs feiras e sábados, de manhã. Trata-se duma feira cujas raízes remontam aos tempos medievais.

3 - Outra feira que merece referência é a do Relógio, no bairro de Chelas, aos domingos de manhã.

4 - Passe a publicidade, trata se do Guia Prático de Cozinha, da autoria de Léone Bérard, editado pela Livraria Bertrand em 1977.

quarta-feira, 25 de maio de 2022

Textos em maio 25

 * Victor Nogueira

2018 05 25 - EUTANÁSIA - Mas para lá dos pseudo-argumentos ad hominem (e derivações do género, mas não as sei em latim) o que se discute e debate nas redes sociais, nas caixas de comentários da imprensa on-line e nas ruas ou cafés, para além de preconceituosamente estilo pavloviano: "eu/nós" em bloco somos pela "modernidade” e quem não concorda é estalinista ou reaccionário como o CDS e a Igreja Católica? 

Mas ao menos conhecem na íntegra a argumentação do PCP, disponível on line? Concordam com ela na totalidade ou apenas nalguns pontos? Discordam ? E se discordam, quais são os argumentos face a face?

E a propósito de modernidade: os patrões de empresários passaram a empreendedores ou prestadores de serviços, os assalariados passaram a colaboradores, os clientes a utentes, a pequena burguesia agora é a classe (com “classe”) ou camadas intermédias e o capitalismo aggiornou-se como economia de mercado e o fascismo como neo-liberalismo enquanto o imperialismo passou a globalização. 

Ao chegarem aqui dir-me-ão: mas que tem o c* (a ver com as calças)? By lhe way: à cautela preferi escrever c* não vá alguém e o inFaceLocked bloquear-me por infringir os códigos de conduta do conglomerado de Mark Zuckerberg e Companhia!


2014 05 25 - poesia de alberto caeiro

Não tenho  na vida a simplicidade de Caeiro nem a minha filosofia é a dele. Na minha juventude - homem da cidade e da beira-mar que sou, do espaço sem fronteiras e  do movimento - preferia Álvaro de Campos. Mas por vezes gosto de ler Caeiro como se fosse eu defronte de mim mesmo.

«O discurso lógico trai a manifestação dos sentimentos; "as palavras são (redes) de dois gumes..." e o discurso lógico uma corrente que nos arrasta para onde não queremos. Um olhar, a mão que se levanta para acariciar um rosto, os dedos entrelaçados, o corpo que sentimos junto ao nosso, a simples presença, o saber-te aqui nesta sala ou na outra, não entendes que tudo isto, na sua simplicidade, diz mais e responde e/ou acalma mais interrogações que todas as palavras? É preciso saber ler para além das palavras ou não recusar essa leitura. Lembro-me dum poema do Alberto Caeiro, cuja humildade e simplicidade me atraem, humildade e simplicidade perante as pessoas e as coisas que talvez nunca sejam minhas. Levanto-me e vou ali á estante buscá-lo. Escolho o poema que trancreverei. Hesito na escolha. Será este!

 

XLV -

Um renque de árvores lá longe, lá para a encosta.

Mas o que é um renque de árvores? Há árvores apenas.

Renques e o plural árvores não são coisas, são nomes.

 

Tristes das almas humanas, que põem tudo em ordem,

Que traçam linhas de coisa a coisa,

Que põem letreiros com nomes nas árvores absolutamente reais,

E desenham paralelos de latitude e longitude

Sobre a própria terra inocente e mais verde e florida do que isso!

(MCG - 1972.07.14)»


2013 05 25 - Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (VN em 1974)

E tu, sabes mesmo ler ou juntas apenas sílabas ? (VN em 2013)