Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Escrevi no FORUM IDEOLOGIAS

 * Victor Nogueira

30 de setembro de 2012  · 

«Como se conseguem debitar tanta confusão e tanta ignorância em tão poucas linhas ? Dando de barato que não está a debitar de má fé !

Ainda pensei que neste forum se pudesse debater com profundidade e seriedade. Mas não. É quase tudo estereotipos, frases feitas, muita confusão, ignorância, bafos de café E também ... má-fé?»

Confiança na CDU (2013)

* Victor Nogueira~


 30 de setembro de 2013

De acordo com os resultados apurados até  ao momento e divulgados pela Comissão Nacional de Eleições a CDU conquistou a maioria em 34 municípios, contra 28 em 2009. A CDU perdeu Crato, Nisa, Chamusca e Vendas Novas, todas para o PS, mas conquistou  ao PS os municípios de Évora, Beja, Loures, Grândola, Alcácer do Sal, para além do Alandroal, Cuba, Vila Viçosa, Monforte e Silves.

 Esta vitória é também uma pesada derrota para o PS.  Com efeito, na Convenção Nacional Autárquica do PS o seu porta-voz nacional, foi então aplaudido entusiasticamente pela mesa e pela assembleia, incluindo Carlos Zorrinho  líder parlamentar do PS -  e muitos autarcas, num discurso serôdio, anticomunista e fascizante,  numa de "modernidade" e "franqueza" , definindo como adversário, nas suas  palavras, "não a direita ultra-liberal" (isto é CDS-PSD), mas o PCP.  

Das forças políticas que obtiveram maioria em Câmaras municipais, a  CDU foi a única que aumentou a votação em números absolutos oou em valores percentuais relativamente ao total de eleitores que votaram

PS, PSD e CDS obtiveram menores votações, quer em nºs absolutos, quer em percentuais.

De assinalar a vitória de Grupos de cidadãos eleitores, como o de Isaltino  de Morais,  em Oeiras - condenado e preso por corrupção - concorrendo por interposta pessoa. De referir também a subida relativa do PNR - de extrema direita - e do MRPP cuja actividade entre períodos eleitorais é desconhecida e que beneficiará do facto de apresentar como símbolo um idêntico ao do PCP ou do movimento comunista em geral. Qualquer destes dois últimos partidos sem expressão a níverl nacional. Expressiva votação tiveram os votos brancos ou nulos. Estes, embora expressivamente inferiores aos votos na CDU, são expressivamente superiores aos votos no Bloco ou no CDS, embora esta força política  tenha passado de 1 para 5 municípos, o que em caso de eleições legislativas lhe permitirá uma vez mais servir de muleta quer ao PS, quer ao PSD.

 (...) 

Para memória futura, o discurso de João Ribeiro, porta-voz nacional do PS na Convenção Nacional do PS para as Autárquicas 2013, aplaudido  pela mesa,  por autarcas do PS e por Carlos Zorrinho, líder Parlamentar do PS, nenhum deles demitido  ou desautorizado das suas funções na Direcção Nacional do PS.

Quando o  Presidente da República e o PSD sem oposição do PS advogam a revisão da lei eleitoral para as campanhas autárquicas, é bom que se tenha em linha de conta que os 3 canais de TV em emissão aberta - inbcluindo o da  RTP - não permitiram a cobertura das eleições e que na noite eleitoral a TVI deu primazia a um talk show degradante.

Não vi a SIC mas apenas a RTP, que escolheu  fazer  sondagens e comentar apenas Câmaras onde se defrontavam o PS - PSD - grupos de cidadãos eleitores e que  os seus comentadores residentes - PS-Sócrates e PSD/Morais Sarmento, sem  contraditório, conseguiram a proeza de comentarem essencialmente a vitória do PS e a derrota do PSD, com alguns "grupos de cidadãos eleitores" pelo meio, ignorando a expressiva vitória da  CDU e omitindo a vitória desta em municípios emblemáticos do PS, como Évora, Beja e Loures.

Mas mais grave e significativo foi o facto de  terem cortado a palavra a Jerónimo de Sousa qd este analizava os  resultados, passando para outro directo considerado mais  importante, no Porto   ou em Vila Nova de Gaia. Contudo, quando chegou a vez de Seguro do PS, a RTP transmitiu integralmente a comunicação deste, incluindo o período de perguntas/respostas.

 

PARA MEMÓRIA FUTURA

Na política e na ética republicana não vale tudo ! Depois de acabarem de ler esta nota,  OUÇAM ATÉ AO FIM, MESMO QUE ISSO VOS  CUSTE a intervenção de João Ribeiro do PS na Convenção Nacional Autárquica do PS. 

Foram o PS sócrates-PSD passos coelho-CDS paulo portas que assinaram  o memorando de  entendimento com a troica/banca  da usura e da extorsão e são  eles que se recusam a denunciá-lo.  Nunca o PS a nível nacional fez qualquer acordo  ou coligação com o PCP. Tirando o caso de Lisboa, com Jorge Sampaio, nunca o PS fez qualquer aliança, acordo ou coligação para derrotar o PSD nas eleições autárquicas.  Mas tem-nas feito com o PSD - encapotadamente, como em 1985 - para derrotar o PCP e seus aliados.  

As leis da República - revisões contitucionais, política de privatizações de sectores estratégicos deconomia, incluindo a banca, relações e tratados  internacionais - opções macro-económicas, emprego, política salarial fiscalidade, revisões ao código de trabalho, resultam ou de maiorias na Assembleia da República  com a convergência de votos do PS, PSD, CDS, ou de Governos do PS ou do PSD, isolados ou em coligação, com ou sem a muleta do CDS. É esta a "modernidade" do PS, são estes os aliados que o PS desde sempre procura no seu combate pela Liberdade, a liberdade de cm o  PS, PSD, CDS  terem conduzido o país ao estado súcial em que tentam encurralar os portugueses. Sempre o PS se recusou a referendar os Tratados da União Europeia. É este o muro que o PS protege, tal como protege o muro que é o Acordo de Schengen.

Na política e na ética republicana não vale tudo !   E desde Mário Soares que o PS arrumou o socialismo na gaveta, onde desde então o PS  tem aferrolhado a 7 chaves.

 


CN PS Autárquicas 2013 João Ribeiro/PORTA VOZ-NACIONAL do PS

 

 

O "incrível" na Comuncação Súcial (2013)

 * Victor Nogueira



29 de setembro de 2013
Setúbal era certa, é o resultado das diferenças entre a gestão PS/Mata Cáceres, e a gestão da CDU, sem esquecer a gestão APU/Francisco Lobo. De nada valeu o anticomunismo serôdio e fascizante do candidato do PS, dirigente e porta voz-nacional do PS.
Mas outras são importantes reconquistas a festejar , com votações expressivas na CDU, como em Loures, Évora, Beja, Grândola ....
A CDU, o PCP, os Verdes e os independentes que se candidataram em todo o País pela CDU marcam a diferença. 11 a

29 de setembro de 2013  · 

Incrível - O forte abraço de Paulo Véstias cabeça de turco  e vencedor a Isaltino de Morais perante uma enorme ovação, A falta de vergonha e de escrúpulos  não tem limites. Um abraço de solidariedade calorosa a quem foi condenado na sequência dum processo judicial e está na cadeia !!!


30 de setembro de 2013  · 

Incrível nº 2 - Estava Jerónimo de Sousa em nome da CDU a fazer a comunicação análise dos resultados das autárquicas e cortaram-lhe a palavra para transmitirem um directo sobre um qualquer candidato.

Estavam Sócrates/PS e Morais Sarmento/PSD com as suas narrativas sobre os resultados das eleições e ... pimba, cortaram-lhes o pio para  transmitirem em directo a intervenção do Seguro/PS  e o período de perguntas e respostas.

Quem ouviu Jerónimo e Seguro verificou que a intervenção de  Jerónimo foi  assertiva, marcando objectivos de luta, de inversão  da política da troika e do memorando assinado pelo PS-psd-cds.   A narrativa de  Seguro foi redonda, redonda e redonda.  Por alguma razão um pode falar à vontade e ao outro ... pimba, já falaste demais!


30 de setembro de 2013 · O COSTUME
Os resultados eleitorais do PCP e suas coligações são apresentados ao longo da noite como escassos. Foi assim hoje, foi assim em eleições anteriores.
Há umas horas já a RTP noticiava a vitória da CDU em 3 municípios (Mora, Constância e outro) e logo de seguida um quadro resumo dava uma larga maioria ao PS/PSD e apenas uma Câmara à CDU, enquanto Jeronimo de Sousa antes de lhe tirarem a palavra referia a reconquista de Evora, Beja ...
E era sobre os expressivos resultados do PS&Socrates e PSD&Morais Sarmento e reporteres no estudio que se desenvolviam as narrativas. Sobre a CDU / nem uma palavra quer da parte de socrates, quer de sarmento rodrigues. E assim a liberdade de informacao do PS&PSD que tudo dividem entre eles nas televisoes e nos jornais.

OLHARES ENVIESADOS NA COMUNICAÇÃO SÚCIAL (2024)

*  Victor Nogueira

30 de setembro de 2024

 - Em 29 de Setembro, domingo, houve uma manifestação do Chega, em Lisboa, contra os Imigrantes, e várias em diversas cidades, incluindo Lisboa, contra a xenofobia e o racismo. 

A do Chega mereceu amplo destaque na comunicação social on line. As manilfestações em várias cidades contra o racismo e a xenofobia mereceram destaque apenas no Público, mas com muito menos destaque que a dada à do Chega. No Observador a manif do Chega é objecto duma longa reportagem, onde pelo meio é referida, como que acidentalmente, a do contra o racismo e a xenofobia, em Lisboa. Esta não merece qualquer referência no Expresso e no DN, que dão algum destaqkue à do Chega. A partilcipação da "grandiosa" manif do Chega, nas palavras de Ventura, oscila entre as centenas e alguns milhares, não havendo notícia de quantos manifestantes houve contra o racismo e a xenofobia!


domingo, 29 de setembro de 2024

As rampas de lançamento, à direita (2024)

 

26 de Setembro de 2024 

Os deuses e as deusas nos livrem do senhor almirante, que teve como antecessor um Américo Deus Rodrigues Thomaz, apeado em 25 de Abril de 1974!


29 de Setembro de 2024

Depois de dia após dia acalentar o 4º Pastorinho, a comunicação social tem na rampa de lançamento mais um vidente?



sábado, 28 de setembro de 2024

Spínola e o 28 de Setembro, em 1974 (2024)

 

* Victor Nogueira

28  de setembro de 2024

Logo no dia 26 de Abril de 1974 o General Spínola, Presidente da Junta de Salvação Nacional, tentou que o golpe militar não fosse mais que a "evolução na continuidade" de Marcelo Caetano, mantendo a PIDE em funções, nomeando, para esta, um novo Director-Geral, não reconhecendo a existência de partidos políticos já existentes, designadamente o PCP e o PS, limitando a libertação de presos políticos, não reconhecendo o direito à completa independência das colónias portuguesas, dissolvendo o MFA ....

Falhado este objectivo, o chamado golpe Palma Carlos, em Julho desse mesmo anos, foi uma nova tenthativa para inverter o processo revolucionário, tentando concentrar em si o Poder, através dum plebescito, adiar as eleições para a Assembleia Constituinte, referendar uma Constituição provisória, dissolver o MFA ....

Falhado este golpe, o General Spínola e as forças que o apoiavam tentaram m novo golpe, convocando uma "Manifestação da Maioria Silenciosa", para 28 de Setembro, tentativa gorada devido á mobilização das forças populares. Em 11 de Março de 1975 As forças contra-revolucionárias lideradas por Spínola falharam um nove golpe, mas venceram em 25 de Novembro de 1975, grgças ao conluio entre os chamados "moderados" do Grupo dos 9 com o PS de Mário Soares, deste modo abortando o processo revolucionário e dando início à recuperação capitalista, com velhos e novos donos disto tudo.

O voto, arma do Povo? (2013)

 


* Victor Nogueira

28 de setembro de 2013  · 

Não votar, não é traição. Não votar é apenas não usar um direito. Não votar é apenas deixar que outros com tua demissão por ti decidam. 

Votar é um direito e um dever de cidadania. 

Mas votar sempre em mais do mesmo, qualquer que seja a narrativa dos que sistemática e reiteiradamente traem o voto do povo, votar sistemáticamete nos que prometem e não cumprem antes rasgam as promessas ao fechar das urnas, isso, sim, é que é ... ! 

Traidores são os que prometem e fazem exactamente o contrário, ano após ano, eleição atrás de eleição. Traidores são aqueles que se vendem ao inimigo a troco de tostões ! Os outros, serão apenas e no mínimo incautos  

Votar é um direito. Votar é um dever de cidadania. O resto - as abstenções, os votos nulos ou em branco  - são balelas que servem o  teu inimigo que te lixa e trama dia após dia. !

Se Concordas, Partilha. Se eu o fizeer, corro o risco de ser bloqueado pelo Facebook por excesso de ... partiilhas


sexta-feira, 27 de setembro de 2024

O bailinho para endrominar tótós! (2024)

 

* Victor Nogueira

27 de Setembro de 2024

«Aguiar-Branco pede que OE2025 não seja “transformado numa moção de censura”

O presidente do Parlamento olha para o consenso entre PSD e PS para a sua eleição para questionar por que não podem os "paridos" colocar-se de acordo agora, já que o assunto orçamento é fundamental.»

Ora porque não pedem Marcelo. Aguiar-Branco e tutti quanti que, tal como na Madeira e Açores, o Chega,, no "contenente", viabilize o Governo minoritário do PSD, nascido, apressadamente, após o 25 de Abril, por obra e graça da chamada Ala Liberal de Marcelo Caetano na Assembleia-Nacional do Estado Novo de Salazar e Caetano, o da "evolução na continuidade"?

Ora ponha aqui o seu pezinho

Ora ponha aqui

Ora ponha aqui ao pé do meu.

Ai ao tirar, ao tirar o seu pezinho

Ai um abraço um abraço lhe dou eu.

Temos de mudar a Constituição, proclama o banqueiro

 * Victor Nogueira

27 de setembro de 2012  · 

Artigo 21.º da Constituição

Todos têm o direito de resistir (...) e de repelir pela força... 

No passado dia 19 de Julho o presidente do conselho de administração do BPI, Fernando Ulrich, banqueiro por conta de outrem e assíduo comentador político, deu uma entrevista na TVI24, na qual declarou que, se a Constituição permitiu a decisão do Tribunal Constitucional (TC) considerar ilegal o corte do subsídio de Natal e de férias aos funcionários públicos e aos reformados, então – disse ele –, «Teremos de discutir a revisão da Constituição».

quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Partidos recomendam ao Governo que apoie um imposto global sobre os super-ricos (2024)

 * Victor Nogueira

25 de Setembro de 2024

Noticia o Público: «Partidos recomendam ao Governo que apoie um imposto global sobre os super-ricos

O Parlamento vai discutir iniciativas do Livre, PS e PAN sobre a criação de um imposto global e europeu sobre as grandes fortunas. O Livre terá projectos para taxar os super-ricos ao nível nacional.»

E eu interrogo-me: PS. Livre e PAN? Pretendem "taxar" os super-ricos? O PS que no essencial ou estrutural caminha de manitas dadas com o PSD, o da aliança com o CDS, que nas Regiões Autónomas não enjeita o apoio do Chega? O PAN, para o qual é indiferente apoiar mais do mesmo, seja o PS, seja o PSD? O Livre, tal como o PS ou o PSD estrénuos defensores da Unióm Europeia, a do Grã-Kapital? São só fumaça e areia para enterrar tótós!

escritores em Vila do Conde e cercanias

 


Para quem gosta de viajar, mesmo que apenas cá dentro mas para além do Alentejo, a "rota dos escritores, em Vila do Conde e Póvoa de Varzim". Divirtam-se e venham até cá acima. Se me quiserem como cicerone, avisem. Sou duma terra para lá do Equador, duma terra de portas e janelas abertas ao sol e ao vento, tal como era casa dos meus pais, como sempre para muitos de vós foi o meu quarto em évorabuurgomedieval. Sou nascido e criado numa terra onde as pessoas faziam 600 km para levar alguém amigo a casa. Por isso o Alentejo das cidades e vilas foi para mim um sufoco."Exilado" em évoraburgo medieval", foi apenas nos montes e aldeias alentejanas que naquele tempo, fui acolhido ~ solidariamente ~como amigo. Não nas vilas ou na cidade. Que pessoas de vós fizeram a Vida, para lá do isese e dos jesuítas ?
para "escritores em Vila do Conde e cercanias" clicar em

Em Aljezur, sol e sombra

 

* Victor Nogueira

25 de setembro de 2020  · 

foto victor nogueira  - Em Aljezur, sol e sombra (2000.04.21)  

Aljezur foi fundada pelos árabes no século X, aqui permanecendo cerca de 300 anos. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Alva, também conhecida como Igreja Nova de Aljezur`, edificada no século XVIII, situa-se na planície, na qual a partir do terramoto de 1755 se desenvolveu a Vila, até então alcandorada na íngreme colina defronte.

Em 2000.04.21 as minhas Notas de Viagem registam: «De Marmelete a Aljezur existem muitos eucaliptos e o cheiro penetra nos pulmões. Perto daquela povoação há muitos cabeços e vales, com vewrde vegetação rasteira. Não se vê uma única casa, que começam a aparecer, isoladas,  perto de Aljezur. 

ALJEZUR - Fotos: de longe ao castelo, a chaminé, ao Castelo, ao cão e vista geral. Museus de Arte Sacra e Francisco Pardal. A povoação está separada pela Estrada Nacional, à beira mar a parte antiga, para leste a nova.».

Esta foto regista alguns pormenores interessantes: o aparente alheamento e separação entre as pessoas, o contraste entre sol, dominante e sombra, a separação entre homens e mulheres.

VER 

Fortificações 31 - Aljezur

Pingos do Mindelo - Aeronaves sobevoando o Mindelo

 

* Victor Nogueira



08 de Setembro de 2021

Foto victor nogueira - Conforme o tempo e o vento, o silêncio em torno da casa é com regularidade perturbado pelo troar mais ou menos intenso dos aviões que levantam voo ou aterram no Aeroporto das Pedras Rubras, cerca de 15 km a sul do Mindelo, a caminho do Porto.

É mais fácil fotografar os que aterram, pois voam mais baixo e mais lentamente. Na sequência de fotos vê-se o trem de aterragem abrindo-se. (2021 09 06 Canon 196_09)


 25 de setembro de 2021  · 

Foto victor nogueira - aeronave sobevoando o Mindelo - Diariamente, com maior ou menor intensidade, intermitência ou regularidade, troam os aviões sobre o município de Vila do Conde, descolando ou aterrando  no aeroporto de Pedras Rubras, cerca de duas dezenas de km mais a sul. É um continuum a que já me habituei, por vezes como trovoada,  que incomodaria o meu avô António que  há cerca de meio século escolheu esta zona então sossegada e silenciosa, a dois passos da estação ferroviária da freguesia e a cinco da praia, para construir esta casa onde estou, que tentei e pensei continuasse a ser a casa da família, mas tal não sucede. "Malhas que o Império tece ...."

terça-feira, 24 de setembro de 2024

Sócrates desdobra-se em aparições (2016)


 24 de setembro de 2016 
· 

* Victor Nogueira

 SÓCRATES DESDOBRA-SE EM APARIÇÕES. ELE SÃO AS MULHERES SOCIALISTAS,ELE SÃO OS REPASTOS DE CONFRATERNIZAÇÃO E DESAGRAVO, ELE SÃO OS PÉRIPLOS  PELO PAÍS QUE INCLUIRÃO A APRESENTAÇÃO DE MAIS UM LIVRO DE SUA AUTORIA ..... Onde desembocará a senda "emocionalista" e populista de Sócrates ? Que faz Sócrates correr tão desesperadamente, com tantas tribunas e altifalantes ao seu dispor, que outros arguidos muito mais influentes e verdadeiramente poderosos, mas discretos, não utilizam ?

Andorinhas e outros desvanecidos animais




 24 de setembro de 2020

 
Conteúdo partilhado com: Público
Público
Quem se lembra destes ninhos, construídos em muitos edifícios em Portugal de lés a lés, ninhos de andorinhas que com o seu chilreio anunciavam o regresso cíclico da Primavera?
Quem se lembra dos galos que cocoricavam de madrugada, ao despontar do sol, anunciando um novo alvorecer?
Quem se lembra dos burros, machos e mulas, que durante milénios foram as bestas de carga para transportarem mercadorias e pessoas, puxarem o arado ou a carroça ou fazerem girar as noras e outros aparelhos para extraírem água dos poços?
«Andorinha que vais alta,
Porque não me vens trazer
Qualquer coisa que me falta
E que te não sei dizer
s.d.
Quadras ao Gosto Popular. Fernando Pessoa

~~~~~~~~
«Andorinha lá fora está dizendo:
— "Passei o dia à toa, à toa!"
Andorinha, andorinha, minha cantiga é mais triste!
Passei a vida à toa, à toa...»

Manuel Bandeira
~~~~~~~
As Andorinhas de António Nobre, por Casssiano Ribeiro
—Nos
—fios
—ten
sos
—da
—pauta
—de me-
tal
—as
— an/
do/
ri/
nhas
—gri-
tam
—por
—fal/
ta/
—de u-
ma
—cl’a-
ve
—de
—sol
~~~~~~~~
O Espírito, por Natália Correia
Nada a fazer amor, eu sou do bando
Impermanente das aves friorentas;
E nos galhos dos anos desbotando
Já as folhas me ofuscam macilentas;
E vou com as andorinhas. Até quando?
À vida breve não perguntes: cruentas
Rugas me humilham. Não mais em estilo brando
Ave estroina serei em mãos sedentas.
Pensa-me eterna que o eterno gera
Quem na amada o conjura. Além, mais alto,
Em ileso beiral, aí espera:
Andorinha indemne ao sobressalto
Do tempo, núncia de perene primavera.
Confia. Eu sou romântica. Não falto.
Natália Correia, in “Poesia Completa”

foto victor nogueira - ninhos de andorinhas

domingo, 22 de setembro de 2024

A cassette! Ou o cacete? (2010)



 * Victor Nogueira  

Dizem  que os comunistas usam sempre a mesma cassette, digam estes o que  disserem e saibam as  pessoas o pouco que a "liberdade" de imprensa e os  "critérios" jornalísticos aconselhem!

Mas  a cassette dos que vêm acassette dos outros mas não o seu próprio  cacete de olhar enviesado contam sempre o mesmo embora por vezes  "renovem" a linguagem" para esconder o mau cheiro serôdio. O   capitalismo passou a economia de mercado,  os patrões agora são  empresários ou empreendedores, os trabalhadores a colaboradores, o povo a  utentes, a velhice a 3ª idade, o imperialismo a globalização e por aí  fora.

A pré campanha eleitoral  arrancou. Alegre numa camisa de onze varas, entre o Bloco e o PS, o  mesmo PS que no Parlamento Europeu vota contra a expulsão de ciganos e  em Portugal contribui para a sua não condenação na Assembleia da  República, com os alegretes divididos entre o Não e o Sim à Moção do  Bloco que apenas teve os votos deste, do PCP e dos Verdes e dalguns  socialistas. Muitos, temerariamente, ausentaram-se do hemiciclo na hora  da votação, em voto NIM.

O  Processo Casa Pia continua no Correio da Manhã, sempre mais do mesmo e a  farsa da não aprovação do Orçamento de Estado continua, com Cavaco a  dar a sua bênção ao casamento entre o PS/PSD, que no meio da poeirada  fingem não estar de acordo com os seus grandes mestres: Carneiro,  Só-Ares e Só-Crates. 

A  violência doméstica continua, o verão foi  mais quente das últimas  décadas, a cantilena da exploração é sempre a  mesma e o mesmo Governo  que malbarata dinheiro prepara-se para carregar ainda mais os impostos e  na vegetalização da vida de camadas cada vez mais vastas da população, a  quem retira subsídios de apoio social! 

Hoje ou amanhã começa o Outono!

. ,      Publicada por Victor Nogueira   em Terça-f eira, Setembro 21, 2010  


Mistificações eleitoralistas (2013)



 22 de setembro de 2013

 
Conteúdo partilhado com: Público
Público
ESCREVE pacheco pereira no ELOGIO ÀS AUTÁRQUICAS, embora por vezes generalize à CDU e ao Bloco aquilo que ele bem sabe ser característico de não poucas das candidaturas do ps-psd-cds e diga sem verdade que a CDU esconde ... a foice e o martelo. Claro que bem se sabe que a barricada de pp é a do psd e dum mítico capitalismo de rosto humano em que cabe perguntar se nele acredita. Mas ... voltemos a pacheco pereira:
«[...] Gente que não é capaz de dizer nada contra a campanha ilegal de Menezes, em que o dinheiro escorre por todo o lado, as listas “Isaltino” e “Valentim Loureiro”, as propostas absurdas de manuais escolares e medicamentos gratuitos para todos, tuneis e pontes por todo o lado, propostas chocantes em candidatos do PSD e CDS, e capaz de no virar da esquina vir exigir os cortes retrospectivos às pensões dos reformados e despedimentos nas função pública (e silêncio sobre os trabalhadores das autarquias que irão para a rua depois das eleições…)[...]
Mas a única, insisto a única, verdadeira, genuína, intensa, participação de milhares de portugueses na democracia, para além do voto e das manifestações, é esta. Uns querem o bem de si próprios, outros o bem dos seus interesses, outros o bem dos seus partidos, outros o bem das suas terras. Estes últimos são muitos, tem que ser muitos porque da sua participação não vai restar nada, a não ser despesas, cansaço e algumas zangas. Aqui a democracia ainda é o que devia ser, imperfeita, desigual, muitas vezes ineficaz onde devia ser eficaz, desregulada no pior sentido, com sistemáticas violação da lei, mas tudo ponderado, os milhares de candidatos populares e dedicados, merecem todo o respeito.»

Miguel Ângelo - Ele sabe muito e tem uma grande lábia,mas conhece a capacidade dos comunistas e outros democratas que estão nas listas da CDU,até porque o grande receio dele e dos "pensadores" de direita é a grande derrota eleitoral do PSD/CDS que se deseja estrondosa e que crie as condições necessárias para obrigar(!!!) o PR a dissolver a AR e a convocar eleições já para o início de 2014,se a "múmia" souber intrepertar os resultados no conjunto nacional!!! 11 a
Victor Barroso Nogueira - Miguel Ângelo O senhor silva segundo jardim sabe o que anda a fazer - embora possa ser matarroano - e os interesses dele são os interesses de quem financiou a sua campanha e da troupe dos banqueiros para quem como bancário trabalhou de modo a merecer a confiança deles.
11 a