Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 28 de julho de 2021

Textos em julho 28

 * Victor Nogueira

2012 07 28 Diz Soares do Santos, que em tempo de crise e fuga aos impostos se tornou o homem mais rico de Portugal, com familiares entre os 10 mais ricos -  que não vai despedir trabalhadores. 

Mas, como a lógica do sistema capitalista é a a maximização do lucro, não sei quais os salários médio e modal das suas empresas nem que regalias sociais dá aos trabalhadores. Para já o 1º de Maio, que deu prejuízo, foi pago pelos fornecedores e mesmo assim deu prejuízo, que sgd SS será compensado em futuras campanhas. 

Logo que SS arrume com o Modelo/Continente de Belmiro logo de outro poleiro cantará. 

Eles arrumaram - belmiros, SS, Jumbos, Lidl, Intermarché e Cia, arrumaram com todo o comércio tradicional e controlam todo o processo de distribuição desde a pequena mercearia até ao hipermercado. E como o pessoal que ainda tem algum dinheiro precisa de comer, enquanto houver dinheiro eles nunca perdem. Aliás, eles já entre si combinam os preços para dar a ideia de que há concorrência, mas o verdadeiro beneficiário será entre eles o que mais garras tiver. E neste momento é o SS como poderia ser o belmiro ou qualquer outro. 

É como nisto dos "mercados": logo que o capital financeiro tiver arrumado todos os países da união europeia, comerá a própria cauda, isto é, a República Federal Alemã por detrás da qual se acoita.

Não haja ilusões !

~~~~~~~~~~~


2013 07 28 "Passos acredita que Constituição não irá impedir a redução dos funcionários públicos "

PREPAREM-.SE PARA A BORDOADA pois quem pia assim não é gago: o sujeito pensa, embora o seu pensar seja muito rasteirinho e duma escola  rançosa

A propósito, alguém ouve o seguro e companha do PS e da UGT a exigirem a imediata demissão do Governo, a dissolução da Assembleia da República  e a realização de eleições ?

~~~~~~~~~~


2018 07 28 Toda esta gente que faz alarido em torno de Robles/BE faz apenas um exercício pafioso cínico, pois nada se indigna com facilitadores de negócios na área do PS(d)CDS, das privatizações em regabofe por tuta e meia, das fraudes em torno da Banca, alguma falida como o BPP, BPN ou BES, ao serviço de amigos de peito, sem esquecer a CGD do Vara/Sócrates/Macedo, ou as Swap's, as PPP's, os off-shores (incluindo o da Madeira)  ou a submissão ao vampiresco capital financeiro transnacional da UE / FMI / BE sem esquecer a NATO

Qualquer militante que se reclame de esquerda, socialista ou comunista, não tem de viver num bairro de lata ou de habitação social ou auferir o SMN ou o RSI ou desvalorizar o seu património.

Mas sendo militante ou dirigente ou eleito dum partido que se reclama de anticapitalista, deve ter a inteligência  política de saber e assumir que “á mulher de César não basta apenas ser honesta  …”

Robles não deveria ser “eleito” e  deveria ter-se demitido, para salvaguardar o partido. Não o fez mantém a confiança do  BE. BE que já tem outros handicaps como os de Salvaterra de Magos ou do “Zé” sempre em pé no urbanismo da CM Lisboa ou do Chora da Comissão de Trabalhadores da AutoEuropa em Palmela.

"À mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta".


Sem comentários: