Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Textos em agosto 06

 * Victor Nogueira

 
Conteúdo partilhado com: Público
Público
HROSHIMA E NAGASAKI - MAIS BRILHANTE QUE MIL SÓIS
Há 77 anos, em 6 de Agosto de 1945, pelos EUA foi lançada a 1ª bomba nuclear, em Hiroshima, feito repetido a 9 de Agosto, sobre Nagasaki. Estas duas cidades japonesas não tinham interesse militar e o Japão já estava derrotado.
As duas bombas nucleares arrasaram a esmagadora maioria dos edifícios e provocaram de imediato entre 150 mil a 250 mil mortos, a esmagadora maioria civis. Dezenas de milhares morreram nos anos subsequentes, para além de muitos nascituros com malformações congénitas.
O objectivo destes feitos era intimidar a URSS, até aí aliada na guerra contra o nazi-fascismo e determinante na sua derrota, permitindo paralelamente testar os efeitos das bombas nucleares.
Estas foram até ao momento as únicas usadas como arma, pois entretanto a então URSS também conseguira começar a sua produção.
Os EUA pensaram repetir a façanha, anos depois, admitindo a utilização de armas nucleares nas guerras do Camboja e da Coreia.
De 1946 a 1958, os EUA utilizaram como cobaia as populações das Ilhas Marshall, no Oceano Pacífico, efectuando 67 testes nucleares, com nefastos efeitos radioactivos que se mantêm ainda no presente. (ver https://super.abril.com.br/.../ilhas-marshall-onde-eua.../
)
Por estes crimes de guerra e contra a humanidade nunca foram os EUA julgados. Note-se que os EUA recusam reconhecer a jurisdição dos Tribunais Penais Internacionais, desde que estes pretendam ter a ousadia de julgá-los.
~~~~~~~~~~
Sobre os efeitos da bomba nuclear ver https://www.youtube.com/watch?v=rq3zOuEI-eE
Sobre as Ilhas Marshall ver o documentário «De volta a Bikini - Lawrence Wahba» in https://www.youtube.com/watch?v=sOSfOYXt5t8

 
Conteúdo partilhado com: Público
Público
foto elisa fardilha - coreto de tomar
Tomar é uma cidade maneirinha, umas das que me encantou como Aljubarrota ou Alcobaça, onde estive pelo menos duas ou três vezes, duma das quais há registo nas minhas Notas de Viagens, embora a visita ao Castelo e à Sinagoga tenha ocorrido não na que a seguir se transcreve.
«Chegamos jà noite cerrada. As ruas da povoação formam um traçado rectilíneo, com uma larga praça onde frente a frente se encontram o edifício da Câmara e a Igreja Matriz. Nas traseiras daquela um morro no cimo do qual estão mas não se avistam o Convento e o Castelo. No sopé da encosta situam-se algumas ruas medievais, as restantes destruídas pela reconstrução que deu origem ao referido largo. Sinagoga.
Atravessada por um rio onde se encontra um mouchão. Do outro lado outra povoação. Na margem de cá o Pelourinho está perdido no meio dum pequeno largo atravancado de carros. (Notas de viagens - 2000.12.12)



 
Conteúdo partilhado com: Público
Público
foto victor nogueira - setúbal - In illo tempore, em évoraburgomedieval como em muitas outras povoações tocava a sirene e ressoavam as botas cardadas dos bombeiros voluntários rumo ao quartel para combaterem / enfrentarem um sinistro, normalmente um incêndio.
Esta é uma das caixas para chamar os "bombeiros municipais" que antecederam as companhias ou Regimentos profissionalizados de Sapadores Bombeiros, na dependência de Câmaras Municipais, que existem apenas em Lisboa, Porto, Braga, Coimbra. Vila Nova de Gaia, Faro e Setúbal.
No resto do país todo o esforço dos bombeiros assenta na carolice, consciência social, espírito de sacrifício ou amor à camisola dos bombeiros/as voluntários/as.
No Porto ou em Lisboa estas caixas tinham informação complementar: o nº de toques do sino das igrejas,indicava a zona para onde os bombeiros deveriam dirigir-se.
MAIS EM em torno das corporações de bombeiros


 
Conteúdo partilhado com: Público
Público
foto victor nogueira . arco-íris em Ferragudo (Algarve) - 2000.04.22 Andávamos a visitar esta povoação quando de repente começou a chover torrencialmente. Valeu-nos estarmos junto duma daquelas cabines telefónicas antigas, como as de Londres, onde nos resguardámos, a porta fechada, esperando pela bonança. Foi então que surgiu esta foto

Luisa Neves

Excelente. Abraço. 🙂 😉

Responder

7 ano(s)

Filipa Calado

Lindo arco-íris obrigada Victor ....

Responder

7 ano(s)

Milu Vizinho

Camarada Victor. Que excelente imagem. É o Arco Íris...ADOREI. Um forte abraço Fraterno e um bom fim de semana ❤

Responder

7 ano(s)

Antonio Oliveira Silva

Faz me recordar quando era miúdo de escola O ARCO ÍRIS era conhecido por ARCO DA VELHA quando aparecia na nossa aldeia de Midoes , todos gritavamos arco da velha arco da velha, SAUDADES

Responder

7 ano(s)

Ana Cunha

Adoro ver o arco- íris, obrigado .Bj

Responder

7 ano(s)

Judite Faquinha

Lindíssima foto com o arco-iris adorei Victor bjitos..

Responder

7 ano(s)

Mia Pires Griff

Só quem gosta de chuva,pode adorar um arco-íris! ❤ Mais,oui,cést moi!

Responder

6 ano(s)

 
Conteúdo partilhado com: Público
Público
Foto Victor Nogueira - Braga - Campo da Vinha


15 comentários

Hernani Castro Lopo

Conheço a zona da cidade

11 ano(s)

Teresa Borges

Beijinhos Manela!

11 ano(s)

De Castro Barros Orlanda

merci mon ami Victor Nogueira.

Ver tradução

11 ano(s)

Eulália Moreno

E ao Lado do Pimenta, havia um fotógrafo, o Pelicano..

11 ano(s)

Thatalyscal Scaldelai

Lindas construções,adorei!!!Obrigada amigo! =))

11 ano(s)

Geni Mafra Souza

Lindo, retrô...

11 ano(s)

Luísa Noronha

lindo. tudo. casas e foto. jinhos

11 ano(s)

Belaminda Silva

Bela foto amigo, beijinhos:))

11 ano(s)

Rivaldo da Silva

aonde fica este lugar.

11 ano(s)

Victor Barroso Nogueira

Rivaldo da Silva É uma cidade do Norte de Portugal chamada Braga

11 ano(s)

Gloria Oliveira

Braga, Campo da Vinha...para os mais velhos.

11 ano(s)

Victor Barroso Nogueira

Gracias, Gloria Oliveira :-)*

11 ano(s)

Manuela Miranda

conheço esta zona, tem construçõs de casas muito antigas. Braga é uma cidade linda, todo o país é, mas falo de Braga, porque conheço melhor, é mais a Norte bjs Obrigada Amigo

11 ano(s)

Manuela Vieira da Silva

Não há uns versos populares sobre Braga? Tenho uma vaguíssima ideia, mas não me lembro? Ou expressão popular, talvez.🙂

11 ano(s)

Deolinda F. Mesquita

A minha Familia pelo menos grande parte vive em Braga, mas conheço muito mal, quer dizer Braga cresceu muito. Chego agora a Braga e não conheço, quando vejo qq coisa conhecida que alegria..... Ainda por cima o homem tb se chama Mesquita...:))

11 ano(s)




Sem comentários: