Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sábado, 4 de agosto de 2007

Montra da Arte Nova nas ruas de Aveiro

.
* Carla Pacheco
.
Uma passagem por Aveiro revela--se uma surpresa para o visitante. Basta um olhar mais atento às edificações para compreender a razão de ser conhecida como ‘Cidade Arte Nova’.
.
O conjunto de exemplares deste estilo arquitectónico, que teve o seu auge na última década do século XIX, é de tal forma rico que pode ser descoberto em várias artérias da cidade e tem já um roteiro turístico publicado.
.
Aveiro assume uma particularidade nas representações do movimento que fez furor nas grandes metrópoles europeias. Os edifícios apresentam uma expressão artística muito própria, não só pelos materiais usados (com predominância para o azulejo), como pelas tipologias que manifestam, nomeadamente ao nível decorativo das fachadas.
.
No total, o roteiro ‘Cidade Arte Nova’ (ao dispor nos postos de turismo ou serviços da autarquia) identifica 28 exemplares bem conservados – alguns sofreram importantes recuperações nos últimos anos. Com a ajuda de um mapa, complementado com descrições e particularidades de cada um dos edifícios, o visitante é convidado a passear nas freguesias urbanas da Vera Cruz e da Glória.
.
As correntes dominantes do gosto de então ecoaram na cidade pela voz de imigrantes recém-chegados – os brasileiros – e das viagens que levavam os mais endinheirados ao estrangeiro, principalmente a França, símbolo máximo da elegância. Mais do que todo o serpenteado e curvilíneo que é a matriz da Arte Nova, expressa por exemplo no trabalhar da pedra e na serralharia artística, é no azulejo que reside todo o esplendor da ‘Cidade Arte Nova’.
.
OUTROS LOCAIS A VISITAR - NARCOS E IGREJAS
.
Na cidade dos canais faça um passeio panorâmico de moliceiro, percorrendo a Ria de Aveiro. Visite ainda a belíssima Igreja das Carmelitas.
.
COMO CHEGAR
.
O melhor acesso é pela A1 e depois A25. A partir de qualquer das entradas da cidade desloque-se primeiro à sede da Rota da Luz, para levantar folhetos informativos.
.
ONDE COMER
.
Peixe fresco grelhado, mariscos vários e para sobremesa ovos moles. A melhor escolha são normalmente os restaurantes típicos.
.
in Correio da Manhã, 2007.08.03
.
Foto - Fábio Ferreira in http://www.revistatemalivre.com/aveiro306.html

Sem comentários: