Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sexta-feira, 16 de julho de 2010

A (des)Importância do Ser sobre o Ter, o parecer e o políticamente correcto (1)



* Victor Nogueira
.
Antes e depois  de 25 de Abril de  1974 havia a geração de 60, a das greves lideradas pelo PCP e a dos Estudantes Universitários!
.
Destes e dos que vieram, depois, quantos traíram, quantos se acomodaram, quantos se venderam por um prato de lentilhas, quantos se passaram para o outro  lado da barricada, como 5ª coluna e do lado dum Mundo Novo fingem estar ? Onde ertão Pina Moura, Zita Seabra, Durão Barroso, José Magalhães, Carlos Brito, Veiga de Oliveira, José Luís Judas, Saldanha Sanches, Maria José Morgado, Vital Moreira, Maria Santos, Miguel Portas, Manuel Alegre, Mário Soares, Cohen Bendit, Acácio Barreiros, Eduíno Vilar , Arnaldo Matos,e tantos outros críticos do PCP ou refundadores do Partido do Proletariado ou d Partido Comunista Português?  Onde param Otelo das auto-denominadas FP 25 de Abril e Vasco Lourenço e Comandita ? Quem eram e são de facto os súciais fascistas? Onde param a foice o martelo ou similares da AOC (Aliança Operária Camponesa), UDP's (União Democrática Popular) ou PC''s ML de vários matizes e maoístas ou mesmo trotsquistas como os da LCI ? Como Podem fazer um Bloco ideologias tão antagónicas sobre a Revolução Anti-capitalista como são as dos trotsquistas, dos maoístas, dos marxistas, dos marxistas leninistas ? Ou em Bloco passaram a ser EX-.... ?
.
Quantos de facto estão de facto e em bloco ao lado do Pé Descalço, do Zé Ferrugem? Ainda há Cheiro a Suor ? Quantos relatam as purgas no totalitário PCP e condenam o centralismo-democrático  e o voto de braço no ar e escondem as purgas de Mário Soares no PS, de Sá Carneiro no PPD/CPSD ou de Portas no CDS/PP, mandando entregar a foto de Freitas do Amaral na sede do PS ao Rato e não colocam em causa a democraticidade das votações na Assembleia da República, para controlarem os votos dos deputados do PS/PSD/CDS??
.

 A continuar !
.
.

Sem comentários: