Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Kant_O_dos_Olhares


13 de Fevereiro de 2014 às 21:19
* Victor Nogueira

Resolvi criar o Kant_O_dos_Olhares para que nele as minhas amizades facebookianas publicassem directamente as suas partilhas de produção de sua autoria. Foi uma tentativa de poder ter  um canto onde fosse possível lê-las com facilidade de acesso nos intervalos dos tempos da minha vida. Contudo, apenas a Maria Mamede, a Ana Wiesenberger e a Maria João de Sousa repararam no meu pedido.

Terminei pois uma nova jornada para ver a minha página ao longo de semanas para republicar no Kant_O o que têm partilhado comigo para ir lendo e saboreando calmamente. Foi de novo um trabalho quase ciclópico, feito em prejuízo do meu blog Ao Sabor do Olhar, que tem muitos leitores/as de todo o Mundo, embora me pareça que entre eles/elas não estejam a maioria de facebookianos.

Resolvi criar álbuns por autores que partilharam comigo nas últimas semanas ou que tomei a liberdade de "selecionar" apesar de não resultarem de partilhas dos autores. Em relação às anteriores, elas repousam no referido  blog. Preferiria não ter este trabalho ciclópico e que publicassem no Kant_O, mas se não poder ser, o que não pode ser tem muita força.

O índice das publicações no Kant_O não inclui a relação do que no álbum de cada autor republiquei. Comentários, críticas e protestos são bem vindos. Espero que neste Kant_O encontrem sempre algo das  minhas amizades que vos delicie. Estou certo que sim!

The last but not the least, se quiserem podem encontrar produção de minha autoria em Ao Sabor da Pena e do Olhar e no meu blog Ao (es)correr da pena e do olhar.


Kant_O_dos_Olhares

Ao Sabor do Olhar


Ao Sabor da Pena e do Olhar


Ao (es)correr da pena e do olhar





Sem comentários: