Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sexta-feira, 22 de abril de 2022

Textos em abril 22

 * Victor Nogueira

2022 04 22


2022 04 22 


2022 04 22 - Considerando o percurso político e pessoal de José Sócrates, creio que há fundados indícios que justificam que tenha sido constituído arguido em vários processos judiciais. Mas esta minha “crença” nada vale nem condiciona o curso da Justiça, considerando a minha limitada audiência e o meu escasso relevo social.
.
Mas outro galo canta se as opiniões forem proferidas por personalidades / personagens como Nobre Soares ou António Costa. Bem sei que no PS se encontram dirigentes nacionais que tão depressa afirmam que se estão a “c*g*r para a Justiça”, como declaram “á Justiça o que é da Justiça”, neste caso “guardando de Conrado o prudente silêncio”, com (aparente) respeito pelo Estado de Direito democrático e pela separação de poderes.
.
Não sei se Sócrates tem razão ao acusar Costa de “manhoso” e “velhaco”. Mas considero cada vez mais que António Costa é perito em “jogadas rasteiras”.
.
Foi rasteiro quando se assenhorou da Presidência da Área Metropolitana de Lisboa, ao correr com o PCP, que tenha mais Presidências de Câmara que o PS e, sendo assim, tinha direito ao lugar.
.
Foi assim com Seguro, ao correr com ele, aparentemente para “salvar” a matriz social-democrata do PS e para evitar a sua pasokização e o ascenso da extrema-direita.
.
Foi assim com o PCP, Bloco e Verdes, aparentemente para governar “á esquerda”, para de seguida agarrar com unhas e dentes a boleia da ameaça da dissolução da Assembleia da República, feita pelo Presidente da República. Obtida uma inesperada maioria absoluta, logo descartou o PCP e o Bloco, passando a governar á direita, já sem máscara.
.
Efectivamente confessa Costa que na visita que fez a Sócrates na cadeia de Évora, não confrontou o ainda “camarada”, pois alegadamente sentiu-se intimidado pela presença de Mário Soares, pio crente na inocência do “prisioneiro”.
.
Tenha ou não Sócrates razão na apreciação que faz do actual Primeiro Ministro e Secretário Geral do PS, nesta farsa ou comédia de enganos, o retrato de António Costa não é brilhante, bem pelo contrário. Agora já não “deixa para a Justiça o que é da Justiça”.
.
Agora afirma, “desassombradamente”, “urbi et orbi”, sem sentença transitada em julgado, ao arrepio da separação de poderes e do Estado de Direito Democrático, que foi “enganado” pelo seu anterior Secretário-Geral e antigo Primeiro Ministro, em cujos Governos participou! Que faz correr António Costa?


2022 04 22 - Nazi-soviéticos? Nazi-comunistas? Mas que grande confusão vai nessas cabeças! A Alemanha nazi, a Federação Russa, os EUA, a Ucrânia, os países da União Europeia são capitalistas. A URSS reclamava-se do socialismo. Os comunistas têm como ideal o socialismo, sendo anti-capitalistas.

A Federação Russa, os EUA, entre outros Estados capitalistas, apoiam e financiam, por esse Mundo, forças e organizações fascistas que de democraticidade e respeito pelos Direitos Humanos nada têm!

Sem comentários: