Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 27 de setembro de 2022

Textos em setembro 27

  * Victor Nogueira


2018 09 27 - foto victor nogueira - Capela do Socorro, em Vila do Conde  -  Sobranceira à Vila autónoma do Convento, em elevação mais baixa que este mas proeminente, dominando o burgo mercantil este templo sincrético foi mandado erguer por um piloto de naus da Carreira da Índia, nele estando sepultados os seus fundadores. tal como sucede com os nobres fundadores do Convento de Santa Clara, sepultados na respectiva Igreja.

A Capela de N. Sra do Socorro "foi erguida em 1559 por iniciativa de Gaspar Manuel, "piloto-mor da carreira da Índia, China e Japão que custeou as obras", possívelmente em cumprimento de um voto a Nossa Senhora do Socorro. De pequenas dimensões, é singular pelo seu formato e cobertura, semelhante à de templos orientais por onde estanciou o seu patrono.Esta capelinha é de planta circular e elíptica, formada por dois corpos,dos quais, o mais pequeno está orientado para Meca.".(wikipedia). Por se encontrar encerrada não me é possível apreciar a decoração interior de belíssimos azulejos do século XVIII, representativos da vida de Cristo, bem como o retábulo de estilo rococó. 

Nos dois muretes que ladeiam a escadaria de acesso existem três lápides, uma delas reproduzindo uma quadra de José Régio.

E o sol desmaia na cal 

da capela a branquejar

da Senhora do Socorro

onde sonhei me ir casar

Como atrás se referiu o templo, onde jazem os fundadores e que  era também da invocação de N. Sra da Boa Viagem, situa.se no cimo dum pequeno maciço rochoso, constitui  um miradouro do qual se avista o Rio Ave de montante até à foz e, na margem direita, desde o Convento de Santa Clara até ao Cais dos Assentos. No rio deslizam velozmente dois pequenos kayak.

2016 09 27  

Águas que do monte vindes
lá do alto nas nuvens
que novas trazeides ?
Águas que do monte vindes
em rumoroso turbilhão
que novas trazeides ?
Águas que do monte vindes
em esperançosa mansidão
que novas trazeides ?
Águas que do monte vindes
espraiando no areal
que novas trazeides ?
Águas que do monte vindes
em ondas se mudando
que novas trazeides ?
Águas que do monte vindes
no silêncio das (n)aves
que novas trazeides ?
Aiuê! Aiuê!
São de mágoas vossas águas
aquelas que trazeides e levaides ?
Aiuê! Aiuê!
Mindelo 2016.09.27

0


A vitória é díficil mas é nossa - Comício 77 PCP

2013 09 27Partiha Partilha  ~~~ Lutar sempre

A vitória da Humanidade será difícil mas é nossa, a última palavra cabe aos explorados, tem de caber aos deserdados e aos  expoliados da vida e da terra


Poema musicado - O Senhor Morgado, interpretado por Adriano Correia de Oliveira (letra de Conde de Monsaraz, música de José Niza)

2013 09 27 - Partilha - Partilha  ~~~~A guerra é um conjunto de muitas batalhas.  ~~~~~ Domingo, o teu voto é uma das tuas armas, No domingo a tua arma é o voto. Não deixes que te desarmem para melhor te vencerem. Não dês a tua arma a quem te explora e engana com falinhas doces e pantominices, com mais ou menos seguros passes de coelho por lebre.

2010 09 27- Já foram ver os meus posts dos  últimos 4 dias no meu mural ?  Vá,  passem  por lá, não sejam preguiçosos/as ! Bem sei qu não são saldos mas a entrada é gratuita e não pagam imposto ! Em tempo de crise, que mais querem de generosidade minha ?

Sem comentários: