Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Textos em dezembro 15

 * Victor Nogueira

2022 12 15O doutor António Costa em entrevista à Visão disse que "[...] o estilo histriónico que a Iniciativa Liberal quer ter de com voz de soprano gritar um bocadinho mais alto que o irmão gémeo Chega fica ridículo porque os filhos das famílias de bem quando tentam falar muito alto, não conseguem, ficam ridículos perante a voz baixo popular que o doutor Ventura consegue fazer".

Pois a CNN, esse departamento do Ministério deturpou a entrevista relatando manipulatória e capciosamente, que

«António Costa em entrevista à Visão disse que "[...] o estilo histriónico que a iniciativa Liberal quer ter de guinchar um bocadinho mais alto que o Chega fica ridículo porque os queques quando tentam guinchar, não conseguem, ficam ridículos perante o vozeirão popular que o Ventura consegue fazer"

Não há pois qualquer semelhança entre o que António Costa disse á "Visão"  e a notícia arruaceira da CNN, um  Departamento do Ministério da Verdade!

Lead - «Três antigos administradores da ERSE receberam uma lei feita à medida para não terem de pagar uma multa milionária. Quem pode levar a mal?»

2022 12 15 - Cronologia de um escândalo abafado à última hora

VN - Amor socialista? Mas JMT diz que também seria beneficiária uma governanta do PSD num governo do PPD/PSD.. Estranhos  "amores", estranhas visões, "opiniães" e percepções, as de JMT

PRECISÃO: Em vez de "beneficiária" deve entender-se que é co-responsável como Administradoras. Aliás, JMT afirma que quem beneficiou da medida não foram os Administradores mas sim os trabalhadores da ERSE. Entenda-se, os Administradores não  actuaram em benefício próprio, mas sim dos trabalhadores. 

~~~~~~

Lxxx EXPERIENTE - Então, para ver se percebi bem: Num instituto público, figuras do PS e PSD decidiram auto-remunerar-se abusivamente e quando são expostos e multados é criado um aditamento à medida para os safar? O Ascenso?! O terror do Padrão dos Descobrimentos?! O héroi capaz de deixar ofuscante - de um brilho quase metafísico - a imagem pública de António Costa (botas incluídas)?! E tudo isso usando apenas a língua (portuguesa); que tão habilmente usou num artigo (Público, 17-7-2021). Não pode ser, deve ser outro Ascenso. Têm a certeza? Aquele que quer ser Eurico e Brilhante, todos os Dias? Não... Parece que ainda estou a ver... Grande língua portuguesa; grossa, húmida, esforçada... Que talento magistral, elogios para cima e para baixo, encómios dentro e fora, fora e dentro. Aahh, que delícia...

VN - JMT diz que os beneficiários das medidas dos Administradores, um do PS, outro do PSD, não foram eles próprios, em benefício próprio, mas sim  em benefício dos 75 trabalhadores da ERSE. Mas há muita iliteracia entre os leitores comentadores do Público, que supostamente não se confundiriam com os leitores do CM ou telespectadores do CMTV e da CNN.


2019 12 15 foto victor nogueira - à excepção dos ovos, produtos do meu quintal do mindelo para o almoço de hoje, 2019.12.15: cebolas, alhos, couve, tomates-cereja e batatas.  Claro que não sou nem tenho engenho, paciência e arte de "chef", como o Carlos Barradas ou o Carlos Chagas.

Joana Espanca Bacelar
Victor, estás a viver no Mindelo?
4 ano(s)
Responder
Victor Barroso Nogueira
Não. Vivo em Setúbal e no Mindelo era a casa de verão do meu avô materno, que herdei da minha mãe. 🙂
4 ano(s)
Responder
Joana Espanca Bacelar
Só lá vás buscar as hortaliças! Lol
4 ano(s)
Responder
Victor Barroso Nogueira
Joana Espanca Bacelar Vou quando posso, chego a lá estar meses seguidos 🙂
4 ano(s)
~~~~~~~~~~

2014 12 25 - Natais meus no antigamente

VER  

Natais meus no antigamente

Natais meus no antigamente parte 01

OLHARES SOBRE LUANDA E PORTUGAL





Feliz Natal, Senhores Governantes!
Espero que se sentem à mesa em harmonia
Enquanto a discórdia feita de miséria
É o quotidiano de muitos de nós

Feliz Natal, Senhores Governantes!
Espero que se sentem à mesa
Felizes pela companhia
Enquanto a dor alastra nas famílias
Em que um membro pôs termo à vida
Vítima da faca aguçada das vossas medidas

Feliz Natal, Senhores Governantes!
Espero que se sentem à mesa
De rostos afogueados pelo calor da sala
Enquanto as ruas estão apinhadas de sem-abrigo
E muitos já as adivinham como próximo destino

Feliz Natal, Senhores Governantes!
Espero que se sentem à mesa
De narinas exaltadas pelos vapores da gastronomia
Enquanto os Portugueses medem as fatias e as colheradas
Da consoada que as mães e as esposas conseguiram reunir
A medo

Feliz Natal, Senhores Governantes!
Espero que se sentem à mesa
De olhos cheios pela alegria das vossas crianças
Que desembrulham presentes em abundância
Enquanto as outras se conformam com a ausência
Talvez tivessem vivido acima das suas possibilidades
Comportaram-se mal e agora o Pai Natal castigou-as

Feliz Natal, Senhores Governantes!
Que a ceia vos saiba a sangue e a morte
Que os manjares copiosos deglutidos
Vos dêem nos pesadelos
A premonição do vosso fim que chegará

Ana Wiesenberger
15-12-2013

Sem comentários: