* Victor Nogueira
2023 05 11 Gand'as medidas! Interditem-se os tribunais, por falta de condições. Interditem-se as escolas públicas, por falta de condições. Interditem-se os hospitais e centros de saúde, por falta de condições! Uma espécie de lockout estatal, para gáudio das "privadas"!
2023 05 11 A solução preconizada no final é muito discutível. Foi a que no chamado Estado Novo foi adoptada após a campanha de Humberto Delgado. Quem escolheria por voto restrito o PR? Uma maioria (simples ou qualificada) do Parlamento? Este mais um qualquer Conselho Económico e Social? Para além de nada resolver, poderia gerar um impasse, para lá de afunilar o leque e diversidade de eventuais candidatos! Afinal quer Cavaco, quer Marcelo, foram objectivamente eleitos porque o PS não apresentou qualquer candidato que unisse a "esquerda"; quer porque sabotou o(s) do PS, objectivamente para permitir a eleição do candidato da área do PSD, a do chamado Bloco Central dos Negócios.
A tarde está soalheira, o céu azul com núvens brancas mas a brisa é fria e desagradável. O objectivo é o sítio arqueológico da Comenda, nas margens da ribeira da Ajuda, com o palacete como marca de água em realce. É maré cheia, o leito da ribeira é um lençol de água barrenta que a força da maré enchente ou preia-mar faz refluir para montante. em ondas de espuma branca e rendilhada, de som fragoso. É impossível chegar às ruínas pela margem e sigo por um trilho mais acima e paralelo, pelo meio da vegetação luxuriante, ao longo do qual há as marcas de paseantes pouco cuidadosos: pedras onde acenderam fogueiras para cozinhar, garrafas de água ou cerveja, entre outros detritos. Numa das árvores uma corda terá servido de baloiço improvisado a crianças.
Nada mais encontro senão o que na margem vi e prossigo até à foz, com as águas galgando em espuma por cima do murete que protege o que resta das ruínas, praticamente desaparecidas com a acção erosiva das águas e a depredação humana. Este estabelecimento romano, revelara a existência de estruturas de um balneário e de tanques de salga de peixe (cetárias) datando dos sécs. I e V d. C.
Prossigo pois pelo trilho até ao sopé do promontório no cimo do qual se encontra o palacete de Raul Lino, sobranceiro ao areal e às águas do rio Sado, com a península de Troia no horizonte Naquele lugar solitário um casal jovem fotografa. Regresso por outro trilho, cruzo-me com jovens que vão até à praia, atravesso a ponte sobre a ribeira e um grupo de jovens armados de canas de pesca dirige-se para a praia,
O Parque de Merendas está deserto, algo degradado, a casa do Guarda é quase uma barraca de bairro de lata e apenas um café abarracado está aberto e sem freguesia nesta tarde primaveril.
Regresso a Setúbal em busca do Casal da Ajuda, vislumbro um cruzeiro para lá dos pilares dum portão, mas uma rede impede o acesso e já não estou em idade de acrobacias, especialmente cirandando sozinho. Tentarei aceder às ruínas da Igreja pela praia, quando a maré estiver baixa.
VER a ribeira da ajuda e o complexo romano da Comenda
Sem comentários:
Enviar um comentário