Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 17 de maio de 2023

Textos em maio 17

 * Victor Nogueira

2022 05 17 Foto victor nogueira - Barcelos - ponte românica e azenha no Rio Cávado (GEDC0348)

Na foto a Igreja de Santa Maria (matriz) e as ruínas do Paço dos Condes de Barcelos (actual Museu Arqueológico). Á esquerda a Torre dos Pinheiros. Por detrás do Paço ficam os Paços do Concelho e a estátua de António de Sousa Barroso, que foi missionário em Angola e Bispo do Porto.

António de Sousa Barroso era primo do meu avô materno, António dos Santos Barroso, e foi o irmão deste, o  Pe José Barroso, secretário do bispo, que esteve por detrás do casamanto do irmão com quem veio a ser minha avó materna, Francisca da Conceição, de Chaves, que não conheci mas dizem-me ter sido uma pessoa alegre e generosa, que trocou o convento pelo casamento.

Contudo, contava a minha mãe, em contrapartida teve de deixar os bens  ás Oficinas de S. José, ficaando com o usufruto deles apenas em vida.


2021 05 17 Foto victor nogueira - Mural na "Mexcalina», na Doca da Pesca, em Setúbal 

Nos gavetos da Rua Guilherme Gomes Fernandes com a Travessa do Estaleiro e desta com a Avenida José Mourinho teria existido um Bar, a Mexcalina, em cujas paredes exteriores o México e a sua relação com os EUA constituem o tema. Entre a 1ª e a 2ª sessões fotográficas o mural degradou-se bastante.  

ADENDA - O Mural, que teria sido executado em 2010, ainda persiste em 2021.05.

VER  Murais em Setúbal 06 - Smile e a Mexcalina, na Doca da Pesca


2020 05 17  Foto victor nogueira - Porto - Praça do Marquês - coreto (2016 10 30)

O Marquês, no Porto

"O Marquês" é na verdade a Praça do Marquês de Pombal desde 1882, anteriormente  designada por "Largo da Aguardente", por se realizar neste local o mercado da aguardente. Aqui houve uma das duas únicas praças de touros do Porto (a outra era na Rotunda da Boavista). 

Todo o espaço foi ajardinado em 1898, ao estilho "romântico", criando-se uma frondosa alameda e construindo-se o coreto em ferro que ainda lá existe. Em 1938, com projecto do arquitecto francês frei Paul Bellot, iniciou-se a construção da Igreja da Imaculada Conceição, do lado poente da praça. 

As fotos foram tiradas nas paragens nos semáforos enquanto procurava como aceder à Rua Santos Pousada. Um sarilho, num Porto transformado em estaleiro a céu aberto, ruas vedadas ao trânsito automóvel e inversões de sentidos de circulação.

VER A PHOTO REPORTAGEM EM https://kantophotomatico.blogspot.com/.../o-marquesno...

Maximina Girão Ribeiro refere a existência de vários coretos na cidade do Porto, a maioria construídos no século XIX, desde o mais antigo, no Jardim de S. Lázaro (1834) ao do Passeio Alegre (1902), sem esquecer os do Jardim da Arca d’ Água (1929) e da Cordoaria, Nos jardins do antigo Palácio de Cristal também houve um coreto, para lá da denominada Concha Acústica, inaugurada em 1866.VER 'OS CORETOS DO PORTO' in http://etcetaljornal.pt/j/2018/03/os-coretos-do-porto/



2019 05 17 auto-retrato em 2019.05.16 - Esta Marquesa de Santiago e da Luz tira-me do sério. Pelo menos uma semana de papo para o ar ou a olhar para o chão e a pensar na morte da bezerra, falando apenas com os meus botões. Enfim .... Podia ser pior. Por este andar deixo de ser republicano. Vade retro belzebua!

O calor tropical abalou e lá fora silva o vento e corre uma desagradável e demasiado fresca brisa. O céu, esse está azul, límpido e são horas de mais gotas oftalmológicas. Enfim, haja paciência.


2014 05 17 Foto victor nogueira-1974/75 - cartazes e murais de abril 16 Voltarei a ver-te, igualdade?

O Congresso da Oposição Democrática (Aveiro 1973) e o Programa do MFA (1974) tinham 3 D  - Democracia Desenvolvimento e Descolonização. Muitos hoje não sabem ou esqueceram o que foram 13 anos de guerra colonial. Muitos dizem  hoje que a maior  conquista e o maior bem da chamada Revolução dos Cravos foi a Liberdade. Mas esta tem outros dois braços de que não falam e que são a Igualdade e a Solidariedade. A Liberdade com a Fraternidade, a  Igualdade e a Solidariedade de que fala Sérgio Godinho  mas não os capatazes de turno no ps(d)cds

  
Liberdade, prr  Sérgio Godinho

Viemos com o peso do passado e da semente 
Esperar tantos anos torna tudo mais urgente 
e a sede de uma espera só se estanca na torrente 
e a sede de uma espera só se estanca na torrente 
Vivemos tantos anos a falar pela calada 
Só se pode querer tudo quando não se teve nada 
Só quer a vida cheia quem teve a vida parada 
Só quer a vida cheia quem teve a vida parada 
Só há liberdade a sério quando houver 
A paz, o pão 
habitação 
saúde, educação 
Só há liberdade a sério quando houver 
Liberdade de mudar e decidir 
quando pertencer ao povo o que o povo produzir 
quando pertencer ao povo o que o povo produzir
2014 05 17 


2013 05 17  Gravura de Hescher

Se destruíres a obra
nada sobra
do livro;
a libra
vibra
sem vida ! 


Setúbal 2013 05 17


2014 05 17  Quanto maior a "cegueira" e o assobio para o lado, mais fundo é o pote ... da banca que embolsa ! Roma paga e bem a quem melhor serve o império !

«O manto de silêncio que caiu sobre o “caso BCP”»

in https://corporacoes.blogspot.com/2014/05/o-manto-de-silencio-que-caiu-sobre-o.html

2013 05 17  O conselho de estado de inspiração ... virginal - Foto tirada por S. Jorge segundo esCavaco !

in https://5dias.wordpress.com/2013/05/17/do-regime-democratico-parlamentar

2014 05 17 a imaginação ao poder - um pequeno exercício -  como descreverias a gravura e o copo ? Não te preocupes com os/as outros/as. Dá asas à imaginação e à diversidade !

Isabel Dias Alçada

Meio termo ! 😃

9 ano(s)

Graça Maria Teixeira Pinto

P/ mim, está meio cheio, Victor! 😃

9 ano(s)

Fernanda Jesus

Para quem tem sede, está meio vazio. Para quem não tem sede estaria meio cheio

9 ano(s)

Susana Garcia Ferreira

um copo de água meio cheio

9 ano(s)

Antonio Maria Louro Alves

Um copo cheia de meia água, ou um meio copo cheio de água.

9 ano(s)

Maria João De Sousa

Um copo de vidro transparente, aparentemente cheio de água... mas pode conter outro qualquer composto químico incolor, tanto quanto me é dado conhecer ao nível da visualização.

9 ano(s)

Jaime Neves

Copo meio cheio e meio vasio.

9 ano(s)

Nascimento Maria

Eu vejo um copo alto dentro de um pequeno ,mas o pequeno é que tem agua .será ?

9 ano(s)

Nascimento Maria

É um copo meio de água quando se tem muita sede é ´pouca

9 ano(s)

Zulmira Castro Lobo

Gosto mais dele cheio...

9 ano(s)

Maria Rosa Cardoso

Um copo meio de água.

9 ano(s)

Margarida Sousa

Água a conspurcar metade de um copo.

Ver tradução9 ano(s)

Rogério V Pereira

Esse copo, foi por mim usado, à bocado... que ninguém o use... está mal lavado 🙂

9 ano(s)

Maria João De Sousa

Como saberias que é o teu copo, Rogério V Pereira? Eu quase juraria que é o meu... ehehehe

9 ano(s)

Maria Soledade Fernandes

pra quem tem sede tá meio vazio ! pra quem n tem sede tá meio cheio !

9 ano(s)

Rogério V Pereira

http://www.pcp.pt/.../201405_brinde_champanhe_paulo...


PCP.PT

9 ano(s)

Elsa Cardoso Vicente

Tem outro copo mais pequeno lá dentro

9 ano(s)

Fatima Mourão

Um copo de vidro transparente, meio cheio de liquido transparente, provavelmente água mas poderá ser, qualquer outro tipo de liquido incolor.

9 ano(s)

Joana Seixas

um copo com um fundo dentro , o que o torna mais alto , pareçe uns que havia no Mac

9 ano(s)

Joana Espanca Bacelar

arranjas sempre algo que me deixa tempo sem fim a olhar ou a ler os teus postes e desta vez diante de um copo de vidro, meio de um líquido incolor, Espero ser informada da resposta certa, se souberes, claro.

9 ano(s)

Susana Valente

Lembra-me uma lengalenga de infância...

9 ano(s)

Susana Valente

Lá em cima do piano

Estava um copo com veneno

Quem bebeu, morreu… Ver mais

9 ano(s)

Susana Valente

Ou uma experiência que o meu stor de fisico-quimica fez com água e sódio, que resultou mas não como ele esperava

9 ano(s)

Susana Valente

de resto é um copo com um rebordo desagradável que mais parece uma lata que um copo

9 ano(s)

Susana Valente

podia ainda observar que a imagem da superfície da água lembra um óculo e que a base parece um estudo ocular

9 ano(s)

Fernanda Isabel Dias

Um como com metade de agua.

9 ano(s)

Antonio Paiva de Andrada

Montagem em photoshop ou outro programa de edição de imagem. Gravando a imagem e aumentando ao maximo nota-se a não uniformidade da pixelisação (quadradinhos..) na zona central da imagem, principalmente no lado direito

9 ano(s)

Maria João De Sousa

Montagem ou não, será sempre uma representação do dito objecto... tudo o que virmos por aqui - ou seja onde for - serão representações de coisas...

9 ano(s)

Susana Valente

Isto já faz lembrar a obra "O mundo de Sofia", a questão da percepção do mundo empírico de Berkeley, mas isto já é água a mais para um simples copo.

9 ano(s)Editado

Yolanda Botelho

Um copo com água límpida e fresca.....

9 ano(s)

Luisa Neves

(y)

9 ano(s)

Te Vieira

Meio cheio oi meio vazio ?!?!?! 🙂

9 ano(s)

Maria Isabel Alves Lopes

Meio de àgua----- preferia cheio de cervejinha

9 ano(s)

Margarida Parreira Alves

Gin tónico (o gelo já derreteu e limão não havia...) 😃

9 ano(s)

Maria João De Sousa

Huuuummm... vendo mais cuidadosamente, primeiro a superfície do líquido incolor e, depois, o fundo do copo/recipiente, direi - acrescentarei... - que é bem possível que, a este líquido, tenha sido imprimido um movimento rotativo vigoroso, estando ainda… Ver mais

9 ano(s)

Nascimento Maria

Está aqui um grande mistério e complicado!!! para desvendar Eu quero saber o o resultado.. eu apenas estou haver um copo com agua cristalina pronta a ser bebida e já me esta a fazer cede

9 ano(s)

Jose Deldas

UM CILINDOR OCO FEITO DE VIDRO MEIO CHEIO DUM LIQUIDO COM UMA BORDA PARA SE COLOCAR A BOCA CONFORTAVELMENTE

9 ano(s)

Maria Márcia Marques

Um copo de água com uma superfície a fazer lembrar a entrada de um, qualquer, comprimido que se foi diluindo, mas parecendo límpida pode muito bem estar envenenada....tal e qual como os políticos que se apresentam em épocas eleitorais, onde nos mostram… Ver mais

9 ano(s)

Aurora Leonardo

Um copo meio cheio. Ou será meio vazio?!!!

9 ano(s)

Fernando Fernandes

nem meio cheio, nem meio vazio, pois metade do copo tem água a outra metade tem ar... por isso o copo está sempre cheio

9 ano(s)

Olivia Ramos

TRANSPARÊNCIA

Ver tradução9 ano(s)

Carlos Rodrigues

Independentemente do copo estar meio cheio ou meio vasio o que eu vejo é a verdade, na parte inferior coberta com fita adesiva pelo exterior. Quanto à frase " Toda a imaginação ao poder " por muito que goste dela, recorda-me um caricato episódio, uns … Ver mais

9 ano(s)

Margarida Piloto Garcia

Delírio

Esqueço o teu número num copo.… Ver mais

9 ano(s)Editado

Victor Barroso Nogueira

Carlos Rodrigues No que escrevo, sou responsável apenas por aquilo que escrevo e na exacta medida do que escrevo.LOL Eh pá, as "narrativas" que foste buscar como se fossem cerejas.😛

https://www.youtube.com/watch?v=kGvY4tqcgUQ

Manuel Freire - Pedra filosofal

YOUTUBE.COM

Manuel Freire - Pedra filosofal

Manuel Freire - Pedra filosofal

Eliminar pré-visualização9 ano(s)Editado

Carlos Rodrigues

Não vejas nisto conotações políticas, mas a verdade é que as " narrativas" as seguei de memórias reais e as recuperei a " talhe de foice "...🙂

9 ano(s)

Nascimento Maria

Gostei .mas quanto ao copo .já agora quero o resumo da estoria quero dizer o contiudo do copo

9 ano(s)

Accademia Europeista

è una foto perfetta: il bicchiere è mezzo pieno o mezzo vuoto?

Ver tradução9 ano(s)

Isabel Almeida

ilusões à parte, vejo o reflexo do pensamento de muitos portugueses, a saber :- porra se não fizermos nada em contrário ficamos sem nada de nada, nadinha, eles comem e bebem tudo. 🙁

9 ano(s)

Jose Mota

para um pessimista está meio meio vazio, para um optimista está meio cheio!!!

9 ano(s)

Maria Jorgete Teixeira

este copo está sozinho, inerte, na mesa ao lado de uma cama de hospital. Espera, em vão, a mão que não chegará e que os lábios dela se colem ao vidro frio e o aqueçam, lembra o barulho que a água fará ao descer pela garganta, glup, glup...espera voltar… Ver mais

9 ano(s)

Maria João De Sousa

Qual sozinho, qual inocente, qual quê... começo a achar que este copo é o culpado da minha sobreprodução de sonetos de hoje... ... 😉 admira-te...

9 ano(s)

Donzilia Conceiçao

Água apenas água e cloreto de sódio. Beijinhos querido amigo Victor.

9 ano(s)

Anabela Valagão Valentim

Há uma linha que separa os que têm muito e os outros não têm nada ... 😉 para mim foi logo o que veio à minha ideia ..

9 ano(s)

Alice Coelho

H2O

8 ano(s)





Sem comentários: