Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sexta-feira, 2 de junho de 2023

Textos em junho 02

 * Victor Nogueira

2023 06 02    Está pois, Marcelo II, PR, misericordiosamente preocupado com a Saúde! A dele, sempre! A do SNS? Não.  mas sim a das Santas Casas das Misericórdias. Por isso é o cuidador dos seus interesses e dos da Igreja Católica!  

Que diz a notícia?

«Marcelo aconselha “reformismo”, em vez de “rupturas” e dá recado ao ministro da Saúde.

O Presidente da República foi ao púlpito da sala para lembrar que, há sete anos, numa ocasião semelhante, havia “forças políticas” a defender que o tempo destas instituições já tinha passado e que o Estado devia chamar a si as funções que elas desempenham. 

(...) Depois da pandemia, e perante novos desafios, o Presidente sugeriu que se façam mudanças através de “renovações”, em vez de revoluções, desaconselhando as rupturas. “Eu digo-vos que a experiência das rupturas tem um preço muito caro. A ditadura impediu a reforma, e por isso teve de haver uma revolução em Portugal”, sustentou, apontando o exemplo de Espanha, onde houve uma transição de poder. E rematou: “Acho preferível o reformismo do que a ruptura com efeitos imprevisíveis.»

~~~~~~oo0oo~~~~~~

Mas que chatice. Não fosse a "renovação na continuidade" mais do mesmo e Marcelo I e Balthazar não teriam sido apeados e perturbados por uma "revolução", que nãa passou da incubadora! .

Haja misericórdia, aconselha Marcelo II, PR, filho de Balthazar! O da "evolução  na continuidade", sempre de arrecuas, com muitas indulgências, não vá o diabo tecê-las! Renovação, sim! Como a espanhola, tutelada pelo fascista Francisco Franco, o que apadrinhou não a restauração da República, mas a  restauração da Monarquia, com o seu pupilo Juan Carlos ao leme. Essa Espanha cuja Casa Real está atolada em escândalos financeiros e negociatas, com um Rei-Emérito principescamente asilado nos Emirados Árabes Unidos.

A desTALHE DE FOICE - O PPD/PSD de Marcelo de Sousa votou contra a criação do SNS. Com efeito, no dia 15 de setembro de 1979 foi publicada, em Diário da República, a Lei nº 56/79 que criou o Serviço Nacional de Saúde (SNS), concretizando o direito à proteção da saúde, a prestação de cuidados globais de saúde e o acesso a todos os cidadãos, independentemente da sua condição económica e social, nos termos da Constituição.

2021 06 02 Foto victor nogueira - Este mural, no Centro Náutico Municipal sito no Parque Urbano de Albarquel, em Setúbal, de temática marítima e autoria de Smile, nome artístico de Ivo Santos, já não existe, tendo sido substituído por um outro concebido e executado pelo colectivo Explicit Citizens. (foto em 2019.06.11)

VER 

Murais em Setúbal 71 - Parque Urbano de Albarquel

rais e grafitos em Setúbal 86 - Parque de Albarquel e Quinta da Saboaria 

 

2019 06 02 foto victor nogueira - Arraiolos e as ruínas das muralhas e do castelo ou Paço do Alcaide da vila medieval, em 1975 - As muralhas da vila são insolitamente circulares e dentro dela sobressai, impositiva, a Igreja do Salvador A partir do século XVI, como em numerosas vilas, as populações abandonaram o cabeço e a vila amuralhada, espraiando-se pelo sopé da colina ou monte.

Vitor Durão - A forma do castelo tem muito a ver com o monte cónico onde se implanta. Não sei em que época as casas de habitação que existiram no interior do castelo foram demolidas e assim ficamos com uma leitura incorrecta da utilização do seu interior nos seus tempos áureos.

4 ano(s)

Victor Barroso Nogueira  -  Sim, as muralhas da vila tomaram a forma da colina. Haverá no mundo poucos vilas com muralha circular

4 ano(s)

Vitor Durão  -  Há poucas. Na Bélgica havia várias cidades cercadas por muralhas circulares, como Bruxelas, demolidas, e as de Bruges, ainda existentes, entre outras, poucas, por aí.

4 ano(s)

Vitor Durão - Recordei-me do castelo de Montalegre que é de planta circular e é capaz de haver mais alguma excepção.

4 ano(s)

~~~~~~oo0oo~~~~~~

2018 06 02 REINCIDÊNCIAS E CONTUMÁCIAS DO PRESBÍTERO MÁRIO DE OLIVEIRA - «Quando até banqueiro de FÁTIMA $.A. e agora cardeal, D. António Marto elogia o PCP pelo seu NÃO à Lei de despenalização da eutanásia, deveria tocar a rebate no partido de Jerónimo de Sousa. Aparentemente opostos são afinal irmãos. A Cúria romana de um é o Comité central do outro.»

E EU QUESTIONO - Que se discorde do PCP e se contra-argumente,  é natural. Que se iguale o PCP ao CDS na velha ronha insidiosa de que PCP e comunismo são iguais ao fascismo faz tocar os sinos a rebate. 

Quanto mais não seja, o CDS (que se reclama da chamada "democracia-cristã") foi o único partido que votou contra a Constituição de 1976, o CDS e  PSD votaram contra o SNS, o PS(d)CDS são os únicos que têm feito parte dos Governos ditos  Constitucionais, que pediram a intervenção externa para salvar a banca em falência mas não quem trabalha e come o pão que o diabo amassou, o CDS ao contrário do PCP participou em Governo ora com o PS, ora com o PSD, o CDS não participa nas comemorações do 25 de Abril nem usa cravo vermelho ao peito nem foi por ele que os sinos tocaram a rebate na cruzada anti-comunista no chamado Verão Quente de 1975, numa abençoada "fraternidade" que uniu a Igreja de Braga (mas não só) aos spínolistas, ao MDLP, e a partidos ditos "democráticos" que Mário de Oliveira bem sabe quais foram.

Mas isto não chega para Mário de Oliveira, presbítero que se afirma "amigo" do PCP, e que insidiosamente afirma em jogo de palavras ad hominem que o PCP é o partido de Jerónimo, uma espécie de ditador que pastoreia e manda na acéfala carneirada do rebanho comunista?

Pelos vistos a má fé e a desonestidade intelectual campeiam na Cidade de Deus e entre alguns dos seus paroquianos ou fregueses. Verdadeiramente, que faz correr o presbítero Mário de Oliveira? Precisará o presbítero Mário de Oliveira da misericordiosa e divina bondade a que se refere Lucas 23:34 ? Ou não?


José Eliseu Pinto   Tudo isso estará muito certo, Victor. Mas porquê? Serás tu o primeiro explicar-me a verdadeira razão para o voto abstruso do PCP contra a despenalização da eutanásia?

5 ano(s)

Victor Barroso Nogueira  Caro José Elizeu Pinto A fundamentação do PCP está em inúmeros documentos e intervenções que poderás ler directamente em http://www.pcp.pt/saude

O que está em causa é a desonestidade intelectual e a má fé de quem não contra-argumenta mas toma posições simplistas irmanando o PCP ao CDS e à Igreja Católica, como se estas entidades e organizações não tivessem projectos de sociedade diferentes e mesmo radicalmente antagónicos, independentemente de eventuais coincidências.

Ou será que o apoio do Bloco, do PCP e do PEV ao Governo do PS/Costa significa que este apoio não é conjuntural e que tal apoio não significa necessariamente que cada uma destas destas forças políticas tenha os mesmos objectivos estratégicos e projectos de vida em sociedade que o PS, que até 2015 governou sempre com o apoio do PSD e do CDS, incluindo coligações governamentais?

E devo confessar-te José Elizeu Pinto, que apesar de todo o meu calejamento, apesar de todo o meu realismo dobre a natureza humana, dói-me que pessoas que não considero inimigos políticos mas sim adversários e "caminheiros" na vida, tenham intervenções tão rasteiras como as que tenho lido e ouvido.

Na realidade, isto da luta de classes é tramado! Abraço fraterno


Mary Hopkin - Those Were The Days - 1968

5 ano(s)

José Eliseu Pinto Não falo dessa fundamentação, que conheço muito bem. Falo das verdadeiras razões para uma posição inusitada e contra-natura.

5 ano(s)

Victor Barroso Nogueira José Elizeu Pinto Tu leste o mesmo que eu li. Tu dizes que é inusitada e contra-natura. É a tua "arrumação" :Outra malta faz demagogia como a Mariana ou piadolas como no blog Entre as Brumas da Memória. ou embarcam no anti-comunismo rasteiro como o Mário de Oliveira.

Mas a argumentação e debate duma questão complexa como esta faz-se deste modo simplista ou jocoso, estilo bravata "se te não atirares do penhasco abaixo ou te puseres debaixo do comboio és igual ao CDS ou aos fascistas ?

As questões do PCP já haviam sido expostas numa intervenção quando da apresentação da Petição na AR~~

Sobre a petição que solicita a despenalização da morte assistida - INTERVENÇÃO DE ANTÓNIO FILIPE NA ASSEMBLEIA DE REPÚBLICA  1 Fevereiro 2017

https://www.pcp.pt/sobre-peticao-que-solicita-despenalizacao-da-morte-assistida?

Não creio que te interesse muito saber das minhas razões. Talvez tas dissesse numa conversa à mesa do café. Mas a verdade é que eu há muito que não vou a Évora e, sem ofensa, quando vens a Setúbal não me procuras. LOL Abraço

EM TEMPO - Deixaste em claro outras questões envolvendo tb o Bloco que referi no meu comentário acima em resposta ao teu

5 ano(s)


2012 06 02 Foto Victor Nogueira - Mértola, na Rota Islâmica


Maria Jorgete Teixeira  Adoro esta paisagem...branca e despojada...triste e solitária...

11 ano(s)

Victor Barroso Nogueira  Maria Jorgete Teixeira Mértola foi uma das terras pelas quais fiquei apaixonado 🙂

11 ano(s)

Victor Barroso Nogueira  Fermoa não conheço, Ana Duarte. Mas irei em busca dela se voltar a viajar :-)*

11 ano(s)

Ana Duarte Sabes onde é o Pomarão? Onde se criou a primeira linha de ferro portuguesa para transportar o minério da Mina de S. Domingos e cuja ponte faz fronteira com Espanha, Fermoa é perto no alto e pertence à freguesia de Santana de Cambas.

11 ano(s)

Maria Jorgete Teixeira Conheço bem Mértola, Victor Nogueira, por isso entendo a tua paixão...

11 ano(s)

Victor Barroso Nogueira Ana Duarte Palmilhei e fotografei na Aldeia de S. Domingos

11 ano(s)

Antonio Santos Santos Santos O nosso Alentejo...tem mais encanto...na objetiva do Vitor Victor Nogueira. Abraço Trastagano

11 ano(s)

Lia Branco  Mértola é muito bonita! A minha aldeia fica perto - Minas de S. Domingos. Obrigada, Victor Nogueira. Beijinhos

11 ano(s)

Victor Barroso Nogueira  Aquele abraço, António Santos, velho mas jovem amigo 🙂

11 ano(s)

José Inácio Leão Varela É mesmo Alentejo: rua e casas típicas....Victor Nogueira estás mesmo #apaixonado pelo Alentejo...Quando morava-mos em Évora (ainda no tempo do meu saudoso pai) dava muitas vezes largos passeios por estas terras..o meu pai adorava...

11 ano(s)

Carlos Arriaga Linda foto que me traz as memórias de um alentejo de infância e de adolescência que não voltei a reviver!

11 ano(s)

Iictor Barroso Nogueira Gostei muito da serra da estrela, contrastante, e das terras e das gentes da beira baixa, que me fizeram lembrar o alentejo.

11 ano(s)


Maria Candida Garcia-Westenberger Já cá estou novamente a contemplar a foto. Nao me importaria de viver nessa casa, sem telefone, sem TV. Só socego e paz....

11 ano(s)

Victor Barroso Nogueira Ora, Maria Maria Candida Garcia-Westenberger O interior está em acelerada desertificação e abandono, quase se podendo dizer que em rápido regresso à idade das cavernas, só que sem carne para caçar, peixe para pescar, frutos para comer ... e, se não fos… Ver mais

11 ano(s)

~~~~~~oo0oo~~~~~~

2011 06 02  Carpe Diem - Atrás do Tempo Tempo Vem ?

O pensamento é escravo da vida, e a vida é o bobo do tempo(Shakespeare)-Tudo se destrói, tudo perece, tudo passa; só o mundo é que fica. Só o tempo é que dura(Diderot)-Suprimir a distância é aumentar a duração do tempo.A partir de agora, não viveremos mais;viveremos apenas mais depressa(A. Dumas)

~~~~~~oo0oo~~~~~~

2011 06 02 Apesar de tudo o mIRC era mais espontâneo e sincero e no FB, para além de antigos colegas, estão algumas pessoas que conheci no mIRC há mais de 10 anos e a quem posso sempre telefonar ou escrever, embora dalgumas destas conheça apenas a voz, a gentileza  e a disponibilidade para comigo!

Patrícia Cruz    Que é feito do MIRC, o que eu gostava do mIRC !

12 ano(s)

Victor Barroso Nogueira -  Pois, era uma tentação pois aparecia quase sempre alguém interessante para conversar e no dia seguinte ia cheio de sono para o trabalho. O mIRC ainda existe mas já me esqueci dos comandos 🙁

12 ano(s)

Sem comentários: