Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 6 de junho de 2023

Textos em junho 06

 » Victor Nogueira


2023 06 06   Uma investigação criminal dentro duma investigação criminal, uma série policial, em seis episódios, transmitida pela RTP 2 com o título "Crime, disse o livro", que pode ser vista no canal AXN  com o título original "Magpie Murders"  

«Inspirada no best-seller de Anthony Horowitz, com o mesmo nome, Magpie Murders faz-nos mergulhar numa história de mistério e crime.

Susan Ryeland é uma editora de livros que trabalha com o autor Alan Conway, conhecido pela saga do detetive Atticus Pünd. Enquanto trabalham a todo o gás para o lançamento do mais recente livro de Conway, supostamente o último da saga, Susan apercebe-se de que o manuscrito não está acabado. À procura de uma resposta, Susan descobre também que Alan está morto, e percebe que o manuscrito pode ser a resposta para a morte de Conway, e o assassinato descrito pode ser mais real do que fictício.

Duas histórias numa só. Duas investigações paralelas, uma em 1955 e outra atual.»

ESTREIA: Quarta-feira, 25 de maio, às 22:00 horas.


2023 06 05  Uma série com interesse, transmitida aos domingos na RTP 2 ou para rever na RTP Play

Minissérie francesa inspirada em factos que segue a ascensão da extrema direita na Europa de 1935 a 1939.

Através da história do industrial François Salmon, um membro proeminente das famílias mais ricas da Europa e fundador da Salmon Automobiles, esta série segue a ascensão da extrema direita francesa nas vésperas da Segunda Guerra Mundial.

Vendo a vitória da esquerda como uma ameaça à sua família e classe, Salmon junta-se a “La Cagoule”, um movimento extremista liderado por Eugène Deloncle. Os membros do grupo, reacionários anticomunistas e antissemitas, trabalham nos bastidores para derrubar a República, esperançados de obter o apoio do Exército. Mas a intriga é descoberta e, no Ministério do Interior, o chefe de gabinete de Marx Dormoy revela à imprensa a existência da conspiração.

Na história da Europa de esquerda, entre 1936 e 1938, um assunto extremamente importante permaneceu tabu até hoje: as reações, pensamentos e ações da extrema direita.


2020 06 06  Évora - Sede da Sociedade Harmonia Eborense (foto Google Maps)
Desta Sociedade e na sua juventude foi o meu avô Luís membro duma Direcção, nela o meu pai descobrindo nos anos '70 do passado milénio, afixado numa parede, um documento por ele subscrito.
A ideia que eu tinha é que a sede era do lado da Igreja de Santo Antão, mas estaria equivocado, pois situa-se no outro extremo, junto à antiga sede do Banco de Portugal. A 1ª artéria à esquerda é a Rua do Raimundo, em cujo nº 44, enquanto estudante, vivi numa casa de hóspedes durante o meu exílio em évoraburgomedieval.


2018 06 06 foto de família - Em Luanda, os Nogueira da Silva na Rua Frederico Welwitsch, em 1951, no Bairro do Maculusso O jipe na foto, ao fundo, foi construído pelo meu pai no quintal, aproveitando o chassis e o motor dum outro veículo.. Hoje é o 5 º aniversário da morte.do Manuel - Porto (1921.09.04) - Setúbal (2013.06.06)

Em Luanda as pessoas eram englobadas numa "família": os Nogueira da Silva, os Coimbra, os Wolfgang, os Andrade Ferreira, os Ferreira de Almeida, os Van der Kellen, os Sequeira, os Birrento, os Antunes, os ;Mesquita da Silva ...


2014 06 06 Do passado e da vida ficam uns escritos e as memórias, as memórias do que de bom e alegre houve, os escritos (re)lembrando que também houve maus momentos, quezílias, desencontros ...
Fiquem as boas memórias !
O MUNDO É COMPOSTO DE FAZENDA E MUDANÇA
Cada um de nós é só ele próprio
E a sua boa ou má circunstância,
Procurando em tudo uma substância,
Com arte ou não, o alfa milenário.
Há na terra quem faça santuário
Do sentir ou razão, em abundãncia;
Mas é do cacau terna a fragância
Do fado ter um bom ou mau solário.
O tempo bem diz que é tudo ilusão;
O amor, doçura, felicidade,
Em lixo ou pó substanciando.
Honra, beleza, sentir, no caixão;
Erramos, pelo campo ou na cidade,
No mundo, bem ou mal, vagueando.
Pinhal Novo 1989.09.10
~~~~~~~~~~

Com desconcerto, há na vida tempo
P'ra estar sózinho ou na companhia,
Em paz ou na guerra do dia-a-dia
Com grã siso ou sem qualquer assento.
Devagar na viagem correndo,
Çom má tristeza ou boa alegria,
Os pés em terra ou na fantasia,
Palrando ou nada mesmo dizendo;
A casa com ou sem comodidade,
Com comida em fartura ou faltosa,
Com amor, ódio, carinho ou secura.
Vivendo ou não, onde a felicidade,
Na vida, destemida ou receosa,
Perdida ou na doce candura?!
Setúbal 1989.09.10
E para terminar, em vez de ópera, de flamenco, de coros alentejanos ou do Exército Vermelho ou de fados de coimbra ou orquestras de música ligeira, que ouviste e cujo gosto me foi transmitido, sem esquecer a música de dança como o tango ou a valsa, aquela que me parece retrata uma vida:

Dança de Balcão, pelos Virgem Suta


Virgem Suta - Dança de Balcão @ Nokia On.Live (2009)

Teima, a preguiça a tomar posse
Este corpo já pesado,
Belo vinho meu ele fosse,
Não estaria aqui plantado.
Mas já leva minha conta
Que tabernas, agradece
Mais dinheiro eu tivesse
E ficaria, ficaria todo cá.
REFRÃO:
Brinde a nós,
Brinde aos avós.
Que se houver céu não estão lá sós.
Brinde a vós,
E já sem voz.
Brinde a quem aí vier.
Teima, a preguiça a ser maior
E a vontade de abalar
Mais um copo abaladiço
E outro p'ra recomeçar
Esta dança de balcão,
Que à parte os abraços
Nada deixa, nada fica
Nas histórias, nas histórias
P'ra contar.
REFRÃO:
Brinde a nós,
Brinde aos avós,
Que se houver céu não estão lá sós.
Brinde a vós,
E já sem voz.
Brinde a quem aí vier. (Bis 2x)
Só.

Maria Jorgete Teixeira Dias tristes, estes, meu amigo! Um abraço apertado!!! ❤

10 ano(s)

Manuela Vieira da Silva  Sem palavras para estas situações, apenas o comum: Os meus sinceros sentimentos ❤

10 ano(s)

Eliana Bucci  Lindo! Amei!

10 ano(s)

Yolanda Botelho  Querido Victor,um grande abraço.....não sei que mais te dizer.....senão que estou contigo nestes momentos.Gosto muito de ti.....Bj

10 ano(s)

Erzsébet Judit Bobály  R.I.P. Os meus sinceros sentimentos para a família!

10 ano(s)

Laura Rijo  Nos momentos difíceis da vida, é preciso estar ao lado dos amigos. Os meus sinceros sentimentos para toda ti e restante família. Beijinho.

10 ano(s)

Manuela Miranda  Obrigada Amigo Eugénio de Andrade era um grande poeta, mas você também escreve coisas lindas e é isso que tem pensar e valorizare por na prática e se calhar deicar como o poeta bjs

10 ano(s)


2012 06 06 Foto Victor Nogueira - Abrantes (castelo)

10 comentários

Maria Jorgete Teixeira  Luz e sombra...belíssima foto! :)))

11 ano(s)

Alice Coelho   Lindissimo!!! bjs

11 ano(s)

Victor Barroso Nogueira Tinha chovido e aproveitei o reflexo do castelo na poça de água junto ao passeio

11 ano(s)

Thatalyscal Scaldelai Muito linda,adoro fotos de lugares!Obrigada! 😊

11 ano(s)

Margarida Piloto Garcia  Belíssima

11 ano(s)

Isabel Maria Abençoada chuva! e a oportunidade do fotógrafo que assim registou mais uma bela foto

11 ano(s)

José Inácio Leão Varela   Caro Victor (Victor Nogueira) mais uma bela foto, aproveitaste bem o reflexo. Abrantes....pois é... lembro-me, saído de Mafra fui colocado aí de onde parti para África, depois de passar por Santa Margarida....estás sempre a acertar...abraço.

11 ano(s)

Maria Mamede  Olá Victor...ilustraria magnificamente um conto de fadas e princesas! Belíssima !! Parabéns! Bj. M.M.

11 ano(s)

Maria Guilhermina Rosa Abreu Bjinhos, cota!

11 ano(s)

Sem comentários: