Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

segunda-feira, 29 de julho de 2024

A santa aliança das troicas internas e externas (2013)

* Victor Nogueira 

 29 de julho de 2013

Com a conivência do PS-Seguro e companha [que "negociaram" com o PSD.CDS mas recusaram e recusam reunir com o Bloco e o PCP com vista a estabelecer um programa.] Que recusou e recusa o PS à esquerda enquanto reunia e é conivente à direita ?
1. - recusaram denunciar o memorando assinado pelo PS-Sócrates
2. - recusaram exigir a renegociação da dívida ,
3. - recusaram debater um programa mínimo com vista a eleições imediatas,

o Governo PSD-CDS (com a conivência do PS e da UGT) continua na plenitude das suas funções, sem eleições (esCavaco dixit como a Banca e as grandes empresas ordenaram aos manageiros de turno) -->
1. - destruição do Estado Social,
2. - Privatização entre outras da TAP, ANA, CTT ...
3. - despedimento de milhares de trabalhadores da Administração Pública que asseguram o funcionamento da Escola Pública, do Serviço Nacional de Saúde, da Segurança Social e múltiplos serviços prestados pelas Autarquias Locais,
4. - agravamento da falência de milhares de pequenas e médias empresas (com o consequente aumento de desemprego), para maior glória dos Bancos Alimentares e da Caridadezinha da Misericórdia, subserviente, "bem comportada" e de de chapéu na mão.

Até à custa da miséria que fomentam as grandes empresas (como as grandes superfícies comerciais) e a banca facturam para encher a sua bolsa à custa da nossa.

Tudo para continuar o regabofe da Recapitalização da Banca da especulação financeira e da usura, das Parcerias Público Privadas na Rede Viária e na Saúde e Seguradoras e para quem mais ou menos encobertamente apoia PS (Sócrates/Seguro) - PSD (Cavaco/Durão Barroso/Ferreira Leite/Passos Coelho) - CDS (Paulo Portas & Portas, Paulo).

Tudo com vista a diminuir ainda e cada vez mais a carga fiscal sobre as grandes empresas (diminuindo as receitas do Estado) enquanto aumenta e agrava a que recai sobre os trabalhadores, os reformados e pensionistas, as pequenas e médias empresas e diminui o valor das prestações sociais (que até passaram a pagar "imposto" na doença e no desemprego, sem esquecer os pensionistas e reformados)

O PCP exigiu a tributação das mais valias resultantes da especulação bolsista mas a caga fiscal sobre as mais valias é "aliviada" para aumentar ... a "competitividade", com lucros sempre garantidos de acordo com as ordens das troikas internas e externas
.
DOS JORNAIS
* BES regista prejuízo de 237 ME no primeiro semestre
* BCP fecha primeiro semestre com prejuízo de 488 milhões Banco pagou quase 170 milhões ao Estado no primeiro semestre.
* Barclays com prejuízo em Espanha até 2014
* O Banif reduziu o prejuízo em 8,9% no primeiro trimestre deste ano para 69,2 milhões de euros
* À excepção do BPI, o primeiro trimestre do ano foi de prejuízos para os bancos portugueses. Os que pediram ajuda ao Estado vão implementar uma reestruturação imposta por Bruxelas.
** Decisão de Cavaco engorda Bolsa em 778 milhões
~~~~~~~~~~~~
* "A taxa de IRC é muito elevada em Portugal, é uma das três mais elevadas da Europa e, portanto, tem um caráter desadequado numa pequena economia com problemas estruturais e muito aberta", explicou Lobo Xavier na apresentação do anteprojeto para a reforma do IRC, que está a decorrer em Lisboa.
* BAIXA DE IRC BENEFICIA GRANDES EMPRESAS [e a Banca]
.................
* É mentira que a taxa de IRC paga pelas empresas em Portugal seja 31,5%. A taxa média efetiva é apenas 17% Pg 1 A MANIPULAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA SOBRE A TAXA DE IRC PAGA PELAS EMPRESAS, E A MENTIRA QUE A SUA REDUÇÃO DETERMINARIA MAIS INVESTIMENTO, MAIS

CRESCIMENTO ECONÓMICO E CRIAÇÃO DE EMPREGO
E É MENTIRA QUE A TAXA DE IRC PAGA PELAS EMPRESAS EM PORTUGAL SEJA 31,5%, POIS A TAXA EFETIVA MÉDIA É DE 17%, E A PAGA PELAS GRANDES EMPRESAS É APENAS 15%
Eugénio Rosa – Economista – Este e outros trabalhos disponíveis emwww.eugeniorosa.com

Sem comentários: