Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 17 de junho de 2025

Letras empilhadas, ano após ano, em Junho, 17, (re)colhidas em 2025

* Victor Nogueira

17 de junho de 2012  ·

em évoraburgomedieval - fotos 1968 / 1975

Fotos de Victor Nogueira, Salvo indicação em contrário

Para ilustrar as memórias

 https://www.facebook.com/notes/10219933544394363/

~~~~~~~~~~

Thatalyscal Scaldelai

Belas fotos de lugares lindos!!!Obrigada! 😊

13 a

José Inácio Leão Varela

Caro Victor Nogueira...gosto mesmo desta tua ilustração.... recordações boas e menos boas vêm à memória...abraço.

13 a

Joao Garcia

Lindo! As calças... Fantásticas!

13 a

Victor Barroso Nogueira

Ora, também usavas iguais, Joao Garcia Não me lembro que vestisses como os agrários do Arcada ou os trabalhadores de Arraiolos, qd lá andámos a fazer inquéritos. Ainda me obrigas a digitalizar as fotos da malta da pesada (tu, o Camilo, o Carlos, a Lídia, o Tobias, e eu)

13 a

Joao Garcia

Ah claro que tinha, e faz favor de digitalizar tudo!

13 a

Joao Garcia

Those were the days, my friend

We thought they'd never end

We'd sing and dance forever and a day

We'd live the life we'd choose

We'd fight, we'd never lose

For we were young and sure to have our way

13 a

Ver tradução

Belaminda Silva

Não só gostei como adorei... obrigada amigo. Desejo-te um lindo dia de Domingo. Beijinhos ♥

13 a

Margarida Piloto Garcia

Adorei ver.Quem não teve umas calças à boca de sino e que moço não usou um revolucionário bigode? Fotos de encantamento, de tempos em que se sonha " que o mundo avança " e em que se tem " todo o tempo do mundo".Nunca deveríamos perder esse feeling Beijinhos Victor e obrigada.

13 a

Francisco Santos

Belas fotos Victor, trás-nos há memoria os nossos tempos na Cidade de Évora, não faltava as calcinhas há boca de sino..... um abraço.

13 a

Victor Barroso Nogueira  


Mary Hopkin - Those were the days (1968)

Victor Barroso Nogueira

Mas esta,Joao Garcia era mais ilustrativa do nosso estado de espírito em évoraburgomedieval, parece-me, embora não tivéssemos o ar de "betinhos" dos "Animals" - LOL

The House Of The Rising Sun - The Animals - Tradução

YOUTUBE.COM

13 a

Jose Manuel Faleiro Faleiro

Lindo.Gostei muito.

13 a

Filomena Pita Soares

Oh Victor! só mesmo tu para fazeres estas fantásticas memórias dum tempo que já nem me lembrava bem!

Um abraço!

13 a

Isabel Maria

É tão giro ver as nossas fotos dos anos 70!!! a moda era o máximo...e o que eu não dava para ter uma carrinha Volkswagem...e a música dos The Animals mais os bailaricos... saudades do tempo em que todos acreditávamos num mundo melhor...grata

13 a


 17 de junho de 2012 

Sobre uma pintura de Yolanda Botelho

As pinturas, especialmente as abstractas, são para se interpretarem - buscar a impossível ou difícil "realidade" que elas (não) representam ? Ou para "sentir" com a diversidade do olhar e da "história" de cada "espectador" ? Gosto da "foto" mas ela desperta em mim ambivalência - as cores quentes e cheias de vida contrastam com uma certa tristeza ou mesmo angústia pelo tecido como que esfiapado, como cortina que não esconde completamente a janela para lá da qual a serenidade possível, (estilhaçada ?) do azul, dum azul (do mar ou do céu) Bjos meus, Yolanda Botelho

13 a

17 de junho de 2012  · 

Foto Victor Nogueira - Aljezur (Praia)

~~~~~~~~~~

 Thatalyscal Scaldelai

Ah,que lindo!!!A natureza é mesmo muito bela!!! 😊

13 a

Yolanda Botelho

Que belo mar......

13 a

Ver tradução

António Vale de Gato

Fantástica panorâmica!...

13 a

Isabel Maria

O mar é sempre fascinante!adoro estas cores...

13 a

Isabel Maria

boa tarde bjs

13 a

Victor Barroso Nogueira

As praias de Vila Nova de Mil Fontes, apesar de frias, foram as únicas em Portugal que me cativaram, pois sabiam a sal, sol e areia, Isabel Reis E algumas delas na altura ainda livres de multidões

13 a

Isabel Maria

toda a costa alentejana tem praias muito bonitas mas como tu dizes o defeito é a água ser fria e as praias terem muito declive...o bom é serem mais sossegadas e terem escapado ao betão

13 a

Belaminda Silva

Bela praia camarada, quem me dera puder estar agora aí por perto para dar um mergulho nessas águas.

Beijinhos ♥

13 a             



The House of The Rising Sun - The Animals -

17 de junho de 2012  · 

Para além de "Those Were The Days",  um olhar de quem ainda preservou alguma crença na bondade e generosidade do ser humano apesar de ter perdido muita da inocência que muitos - jovens, já então envelhecidos e carcomidos, nunca tiveram (nem ingenuidade, nem generosidade) - esta é mais ilustrativa do estado de espírito da "malta do Arcada" em évoraburgomedieval, parece-me, embora não tivéssemos o ar de "betinhos" dos "Animals" - L

17 de junho de 2014  · 

a bandeira invertida ou amor é um fogo que arde sem se ver

ts ts Nesta guerra das imagens para quem não discute programas, esqueceram-se de costa de mãos dadas  com cavaco a hastearem a bandeira "invertida" da rendição em 5 de outubro de 2012, no Pátio da Galé, para onde costa transferiu as cerimónias para proteger cavaco das vaias republicanas do povo de Lisboa ?

A cena das mãos dadas está em numerosas fotos e vídeos na internet. 

Está-se mesmo a ver que costa e seus apoiantes cada vez que encontram o Presidente da Repúbluca lhe viram as costas, cuspindo previamente no chão, para as fotos e para câmaras de televisão. 

Só para  ver essa cena vale a pena que ganhe costa e se resguarde cavaco.  ts ts

http://resistir.info/portugal/inversao_da_espada.html

~~~~~~~~~~

 Nascimento Maria

isto teve grassa estavam todos tão felizes que não reparavam que a bandeira ia ao contrário !!

11 a

Clara Roque Esteves

Não sei se foi melhor " DES(FALECER)"....

11 a

Victor Barroso Nogueira

Clara Roque Esteves Isto é um comentário que deixei nest post de rasteirice, um blog que leio com interesse mas com argoladas confirmativas de que no melhor pano cai a nódoa com alguns comentaristas doo PS ao nível dum tablóide rasca 😛

http://corporacoes.blogspot.pt/.../amor-e-um-fogo-que...                       

17 de junho de 2014  · 

a ladainha do costa do alterne

Não sendo eu do PS e não tendo pela maioria dos seus dirigentes desde mil novecentos e sessenta e nove qualquer simpatia, a verdade é que a política de Seguro é idêntica à de Costa e seus apoiantes, aprovada em Congresso e posta em prática pelos órgãos dirigentes. E o PS Seguro até teve uma vitória nas autárquicas relativamente à direita, mas sem conseguir varrer o PCP como foi defendido na sua Convenção Autárquica por Zorrinho, João Ribeiro, Cisco Assis e muitos outros.

Com o novo desenho das freguesias em Lisboa Costa/PS consegui garantir a esmagadora maioria das freguesias, varrendo o PSD. E na área metropolitana de Lisboa, "apoiado" numa lei de Relvas e no PSD, subverteu a prática democrática e assenhorou-se do Poder. Subversões em que é perito, conluiado com o PSD, como sempre tem acontecido desde 1976 por todo o país e em Setúbal em 1985 ou em Loures e Setúbal em 2013, entre muitos outros exemplos.

A pergunta que faço é que razões levaram costa a abandonar o sossego de Lisboa a caminho de Belém post-cavaco e a trocá-lo pelo caldeirão do rato, transformando a relativa vitória no PS no contexto europeu numa ensarilhada, desviando as atenções da clamorosa derrota de Cavaco e do PSD-CDS, que assistem de bancada.

Vai o PS de costa seguro sócrates cisco assis referendar os tratados da União Europeia, incluindo o memorando de entendimento e o pacto orçamental - todos assinados pelo PS(d)CDS ? Huuummmmm




17 de junho de 2014  · 

foto victor nogueira - Lisboa - Museu Nacional de Arte Antigha - Filipe Lobo (activo entre 1650 e 1673) - Vista Panorâmica do Mosteiro e Praia de Belém,1657 óleo sobre tela séc. XVII (pormenor)

~~~~~~~~~~
Graça Maria Teixeira Pinto
Belo quadro! Cenário tão bucólico! Obgad, Victor Nogueira.
11 a
Isa Alçada
O que eu aprendo consigo amigo, obrigada por estas partilhas feliz noite bjs
10 a    

 17 de junho de 2018  · 

foto victor nogueira - em Setúbal, campo com fardos de palha



17 de junho de 2019  · 

foto victor nogueira - setúbal, no parque urbano de albarquel, em 2019.06.11 - o regresso da praia

17 de junho de 2020  · 

fotos victor nogueira - Os farolins na Foz do Rio Ave, em Vila do  Conde

O farolim do molhe norte de Vila do Conde situa-se na foz do Rio Ave, a uma altitude de 9 metros e 7,8 metros de altura, tendo os seus feixes luminosos um alcance de 9 milhas náuticas. Na margem direita, na Avenida Júlio Graça,existe um outro farolim.

17 de junho de 2020  · 

foto victor nogueira - Santuário do Senhor dos Mártires, em Alcácer do Sal (anos '70 século XX). Do lado direito do templo fica a Capela do Tesouro (século XIII), com o pequeno santuário independente. 

É uma povoação que se desenvolveu ao longo do rio, subindo por ruas íngremes, por escadarias ou atravessando arcos. Duas ruas paralelas ao rio, na parte baixa, uma marginal, outra interior. No castelo arruinado, ninhos de cegonhas. 

Nos arredores, o Santuário medieval do Senhor dos Mártires, fundado nos séculos XIII ou XIV pelos Cavaleiros de S. Tiago. Na outra margem, no caminho para a Carrasqueira, Comporta e Tróia existem casas de colmo, com barras brancas transversais, características da região, idênticas às que também existem na Carrasqueira (porto de palafitas) e na Gâmbia. 

Alcácer é terra de arrozais e da grande propriedade agrícola, onde abundam enxames de mosquitos, ao entardecer, para contrabalançar o encanto dos campos verdejantes, de regadio, em redor. (Memórias de Viagem, 1997)

17 de junho de 2023  · 

Fotos victor nogueira - Cela - Monumento ao General Humberto Delgado, assassinado pela PIDE a 13 de Fevereiro de 1965.

Regresso à Cela Nova, cuja igreja dedicada a Santo André revejo pormenorizadamente, apercebendo me também do seu pelourinho e do edifício do antigo celeiro. Sigo por outros caminhos em busca de Cela Velha,A povoação tem um ar de abandono, mas a visão de Cela Velha é ainda mais deprimente, embora paradoxalmente pareça mais recente: situa-se no fundo duma descida aprazível mas interminável e, quase no seu termo, uma placa partida indica a existência dum monumento. Lá ao fundo um largo, alguns edifícios degradados, uma bomba de gasolina, a  estação do caminho de ferro e um segundo monumento, tal como o primeiro dedicado a Humberto Delgadoxe "personagens:Humberto Delgado". Estranho estes dois monumentos a Humberto Delgado: o primeiro avista-se perfeitamente do largo da estação, lá em cima, a meia encosta.

Na Cela Velha uma igreja nova e um coreto sem cobertura, perto dum edifício duma qualquer associação cuja finalidade não fixei, onde convivem vários homens, para além duma fonte centenária, de 1894.

Uma carrinha e uma caravana de automóveis atroam os ares em propaganda eleitoral, mas não consegui distinguir se eram da  CDU se do CDS/PP. Damos uma volta, mas tudo é desolado e em breve um operário ( ) despedido duma fábrica da região contar-nos-à a explicação do Humberto Delgado, que afinal tinha ali uma quinta, donde saíra na véspera a idosa viúva por causa do mau tempo. 

 O monumento resultou dum concurso público e do trabalho das populações sendo inaugurado em 22 Agosto 1976: uma série de gomos desagregam-se por acção dum ariete que me parece um cravo estilizado. Nos gomos destruídos palavras adjectivantes do fascismo: obscurantismo, mordaça, repressão, mentira, castração, medo, humilhação, violência, colonialismo, ódio, opressão, exploração. Lá em baixo na Praça, os dois blocos representam "o estilhaço impelido pela força indómita da liberdade."

A herdade da família Humberto Delgado - Quinta da Cela Velha - era uma granja, pertença dos monges de Alcobaça, situando-se a casa, recente, no cimo duma encosta, daí se avistando o fértil vale, outrora braço de mar, e as elevações em redor. Para lá dos portões, que franqueamos em visita. (NOTAS DE VIAGEM, 1997.06.28, 1997.07.08 E 1997.09.03)

17 de junho de 2024  · 

Foto victor nogueira - AI  - Carregado - Igreja de N. Sra de Fátima, no horizonte  (2024 02 25     IMG_4232 a)

A igreja matriz do Carregado, freguesia do concelho de Alenquer, consagrada a Nossa Senhora de Fátima. foi inaugurada no ano de 1956, como se lê na inscrição que se encontra sobre a porta principal: Anno Domini MCMLVI.



17 de junho de 2024  ·

Fotos victor nogueira Vista geral de Lamego e torre de menagem do castelo (1999 10 F1050035 F1050036)

No cimo da colina é minúsculo o castelo mas imponente a sua torre de menagem, fortificação à sombra da qual cresceu o povoado.. As fotos foram feitas a partir do morro fronteiro onde se localizam o Hotel do Parque, o Santuário da Nossa Senhora dos Remédios e a respectiva Mata.

Sem comentários: