Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 16 de julho de 2025

Notícias da Falperra nos caneiros televisivos: talant de bien faire ou honni soit qui mal y pense!

 

* Victor Nogueira

# Aguiar-Branco diz que Chega “pode” nomear crianças no Parlamento: é “liberdade de expressão” # Carneiro avisa Montenegro que tem de escolher e recusa comparar PS ao Chega # “O que aconteceu em Múrcia pode acontecer aqui”: como o Chega justifica e usa a 'caça ao imigrante' em Torre Pacheco # Loures: Carneiro "compreende" autarcas, mas apela ao "humanismo" depois de carta aberta de militantes do PS

Nos caneiros informativos televisivos Ventura, com ar grave e sério, tem microfone garantido, (quase) minuto a minuto, Como se não houvesse outras forças políticas no Parlamento. Sócrates também, nos intervalos das audiências de que é alto porta-voz, até dizer chega ou basta! Recolhido e em descanso continua Marcelo de Sousa, para sossego de Montezero. Em Loures e na Amadora, sem esquecer Benavente, autarcas filiados no PS, cada vez mais aconchegados à chamada direita populista e sua agenda, dão brado e são notícia, Em discurso redondo, o Carneiro do Largo do Rato “desculpabiliza” os seus “camaradas”, e atira contra Montezero porque os autarcas não podem sozinhos resolver o problema da habitação, que têm de zelar pela não proliferação de barracas por causa da dignidade das pessoas, das questões de salubridade e dos direitos humanos, blá-blá, pardais ao ninho.

Há dias António Filipe anunciou a sua candidatura à Presidência na República. A CNN transmite excertos da sua intervenção acompanhada de imagens do público que enche completamente o Salão da Voz do Operário. Mais parcimoniosa, a RTP 3 transmite em directo o início da intervenção do candidato, sem nunca mostrar a audiência, para logo de seguida interromper passar ao nestúdio onde um “encomendado” bota opinião, mas não sobre o conteúdo do discurso.

Ficamos assim a saber que António Filipe é estimado por gente de direita e de esquerda, que não apoiaria Sampaio da Nóvoa, que tem contra si ter sido lançado pela máquina do PCP e ter emitido opiniões “esdrúxulas” sobre a Ucrânia e a ditadura em Cuba … Informa que o Chega possivelmente apresentará a sua candidatura e que Marques Mendes tem o apoio do PSD. No seu longo arrazoado, o encomendado mostra a sua simpatia por Gouveia e Melo, um homem forte e apartidário, em tempos de insegurança! Comme il faut?

Sobre o que disse António Filipe, ou não constava da agenda da RTP ou o tempo escasseou, com imagens sem som do candidato.

Sem comentários: