Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Memórias de Évora, do antigamente e do ISESE

.
* Texto e Fotos de Victor Nogueira
.

Quarta-feira, Junho 06, 2007

.



6 comentários:

Anónimo disse...
Caro Amigo, Assim é como o dizes. É Bom recordar, a memória nunca fez mal a ninguém. O teu Artigo está muito interessante. Bem hajas. (...) Um Abraço e um Bom Dia LR
.
MariaFaia disse...
.
Caro Vitor Nogueira, . Évora é o que disse e muito mais. É sobretudo a pacata cidade onde se encontram paz interior, lições de vida e da nossa história e um povo maravilhoso, afectuoso e lutador pelos valores essenciais da liberdade, igualdade e fraternidade. Pelos caminhos de Évora, que não só a cidade propriamente dita, respiram-se ares de verdade e amizade. Gostei do artigo Beijo alcobacense
.
david santos disse...
.
ÉVORA
. Évora! Ruas ermas sob os céus Cor de violetas roxas...Ruas frades Pedindo em triste penitência a Deus Que nos perdoe as míseras vaidades! . Tenho corrido em vão tantas cidades! E só aqui recordo os beijos teus, E só aqui eu sinto que são meus Os sonhos que sonhei noutras idades! . Évora!... O teu olhar... o teu perfil... Tua boca sinuosa, um mês de Abril, Que o coração no peito me alvoroça! . ... Em cada viela o vulto dum fantasma... E a minh`alma soturna escuta e pasma... E sente-se passar menina e moça... .
Florbela Espanca
.
.
Victor Nogueira disse...
.
Caro Luís
. Numas férias aborrecidas em Setúbal, respiguei de postais, cartas, rascunhos e ficheiros do PC pedaços de texto que fui agrupando, para mais tarde darem origem a um livro de memórias. Entretanto as férias acabaram e apenas os livros de Viagens e de Retratos tiveram algum tratamento. Assim, coloquei no Kant_O o capítulo sobre «Évora burgo medieval no antigamente». Presumo que estejas em Évora e que sejas de Tavira, uma cidade que me encantou, tal como muitas povoações para Oriente, incluindo a Serra, cujo périplo fiz uma vez, partindo salvo erro de perto de Tavira, pernoitando em Alcoutim e terminando em Castro Marim.(...)
. Um abraço
VM
.
.
Victor Nogueira disse...
.
Olá, Maria Faia
. Acabei de ver o teu Même fotográfico sobre Luanda, com bonitas e sugestivas fotografias.
. Sobre Évora, não sei se lá viveste antes do 25 de Abril. Para um angolano que passara dois anos em Económicas (Lisboa), Évora era o inferno. Depois do 25 de Abril a cidade abriu-se, mas entretanto vim para Setúbal e por cá fiquei.
. Se quiseres podes encontrar outros «artigos» meus nos marcadores «Évora» e «»Luanda» [ou Angola], bem como procurares por Alcobaça no pesquisador do Kant_O, no canto superior esquerdo.
. Depois diz-me o que achares por bem.
. Um abraço
Victor Manuel
.
.
João Garcia disse...
.
De: João Garcia Enviada: quinta-feira, 21 de Junho de 2007 23:36 Para: kantoximpi@--- Assunto: Directamente de 2007 para a Praça do Giraldo de 1975!
. Olá Vítor! . Acabo de saber pela Filomena que soube pelo Carmelo que estamos todos aqui no teu diário dos tempos de Évora....
. Ainda nem li com atenção mas o que quero já é mandar-te um abraço!
.
.
.

Sem comentários: