Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Solidão - Susana Garcia

* Susana Garcia
.
Amigos hoje deu-me para aqui e resolvi escrever um texto ,sobre a problemática que cada vez mais pessoas sentem nos nossos dias e que nós podiamos gastar tempo bem gasto se pensassemos mais nesta problemática e claro se o fizessemos.
.
Ainda não passei para video sei que terá mais impacto,depois talvez o faça mas para já aqui fica o texto.
.
beijinhos
.
.
Solidão
.
Já pensaram o que é chegar a casa todos os dias e só ver paredes em branco,
Espreitar pela janela poder ver o sol , mas em casa só ver o vazio
Não ter com quem falar , partilhar os acontecimentos do dia-a-dia,
Contar uma piada
Não ter quem dê carinho , nem a quem dar um abraço e beijinhos
Ter dinheiro mas não ter ninguém com quem gastar com algo que gostamos
Quer preparar alguma refeição mas não ter ninguém com quem partilhar e que a possa saborear.
É assim a vida de quem está só , claro que por vezes há necessidade de se estar só ,
De reflectir,olhar para dentro de nós
Ou há aqueles dias em que não apetece ver nem falar com ninguém,
Mas não são todos os dias.
Também se pode sentir solidão mesmo ao estarmos acompanhados por muitas pessoas,mas se as desconhecermos ou não nos interessarem e nos apetecesse mais estar com um amigo nosso que possivelmente pode estar só , ai também se pode sentir solidão.
Imaginem certas alturas festivas do ano
Por exemplo a data de aniversário, alguém que está só não poderá festejar ,não vai ter a alegria desse momento.
E estamos agora quase a chegar principalmente a uma altura critica , o Natal, altura em que as familias ,principalmente se forem familias grandes que se deêm bem em que haja muito amor,que tenham muitas crianças, por vezes essas familias até vão passar ás suas terras e teêm um Natal diferente,mas imaginem essas pessoas estão á volta de uma mesa cheia de comida ,doces, com muita gente a conversar,a rir-se ,muito divertidos, a casa toda decorada ,uma árvore de Natal grande cheia de presentes e a alegria das crianças perante esse cenário todo,mas e quem está só?
Olha para uma parede está vazia,
Possivelmente nem tem árvore de Natal ou tem mas sem nenhum presente para abrir
Tem uma mesa mas ninguém lá sentado , sem ter com quem partilhar alguma comida nesse dia,sem ter amor, é mais um dia igual aos outros.
E o Ano Novo , em que as pessoas veêm o fogo de artificio ,vão festejar , pensam em desejos para o ano seguinte com esperança que seja melhor ,mas para quem está só existe a esperança mas é tudo igual e é mais um dia.
E a solidão não é sentida apenas pelos idosos,nos nossos dias existem também jovens que o sentem.
5 minutos do nosso tempo é uma eternidade para quem está só...
Pensem nisto amigos
Em como seriam melhor os dias se fizessemos companhia e visitássemos um amigo que está só, fazia sentirmo-nos melhor ,
Já imaginaram depois de um dia stressante ,
Depois de um dia chato de trabalho
Se estivermos em casa sem nada para fazer ou que apeteça fazer
Irmos visitar um amigo que está só,
Que bom é, termos companhia
Dar-mos carinho
Conversar-mos,
Divertirmo-nos
Comer-mos uns petiscos bons
Fazermos alguém feliz mesmo que só por umas horas já faz a diferença
E faz-nos sentir felizes também.
.
Susana Garcia  (hi5)
.
.

Sem comentários: