Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

$ Textos em outubro 28

 * Victor Nogueira

2019 10 28 foto victor nogueira - muitas vezes tomo as refeições na cozinha, numa mesinha que também é a mesa de apoio para prepará-las. 

Esta é a vista que tenho então defronte de mim, similar á da sala de jantar. 

No plano de obras que venho concretizando desde há anos, e para cuja fase inicial e de arranque contei com a colaboração prestimosa do Sérgio, no plano de obras está pois e neste momento a modificação da cozinha, que inclui  a mudança do lava-louças e criação duma bancada de apoio.

Será esta a vista e não uma parede aulejada (que remonta ao tempo r, que o meu avô Barroso a mandou edificar, a dois passos da estação ferroviária  do  então comboio suburbano da Póvoa de Varzim, hoje em dia estação do metro de superfície do Portxo)  

Claro que a paisagem vai variando, ao sabor das estações climátcas e dos trabalhos agrícolas no campo que se estende até ao horizonte,

2013 10 28 

SOL RIO INVERNAL

pálido solfejo
mau desejo
de chuva miudinha
relampejante
gélido
de frio trovejante
branco
de leitosa neblina
mal arrumadinha
infernal a
cinza trespassante
soalheiro na eira
esquálido de
brumoso invernal
sem lareira
de castanhola
batendo o dente
mal se sente
o sol
eis o dia
que rabia
no areal
Setúbal 2013.10.28

~~~~~~~~~~

2013 10 28

diga bom dia
com alegria
boa tarde
sem alarde
boa noite
sem açoite
e
viva a vida
com alegria
humoramor
e fantasia
ah!
mas ...
... para os gastos
não esquecer alguns trocos

Setúbal 2013.10.28

2010 10 28   boletim médico-meteorológico - Cavaco quebrou o tabu do segredo de polichinelo. É (quase) tudo para escavacar, mais nobre, menos alegre, nas urnas? . Como o tempo: cinzento, triste, frio e chuvinhento ! Fiem-se na Virgem e na Senhora de Fátima e óspois ...


Sem comentários: