Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

domingo, 13 de março de 2022

Textos em março 13 - aventuras, venturas e desventuras

* Victor Nogueira

A Rússia adapta-se e toma medidas contra os embargos do "Ocidente". E os governos do chamado "Mundo Livre" que medidas tomaram para prevenirem as desastrosas consequências das decisões de "meia bola e força"? Quem está e estará a beneficiar grandemente com a fogueira que a NATO/ue/EUA procuram atear? Seguramente que não são nem serão os povos e os trabalhadores do chamado "Mundo Livre". das infindas  e amplas £ib€rd@d€s. (resistir.info)

2022 03 12 As oportunistas portas abertas pelo Chega de Ventura, apenas aos "pobrezinhos", rumo  a novas Odemiras, no horizonte?  Entretanto Ventura, relativamente ao Governo, afirma que os que habitam neste jardim á beira-mar prantado  podem ainda esperar “uma luta sem quartel até o PS deixar o governo em Portugal”, acrescentou, repudiando o partido que tem apostado na “ostracização” e no “desaparecimento” do Chega.  (Expresso)

2022 03 13 A ATRAM, associação patronal,, garantiu que esta associação “nunca incentivará ou fará parte de um protesto que passe por paragens que possam causar disrupção de bens de primeira necessidade”. Mas admitiu: “Não escondemos a insatisfação crescente a que assistimos junto dos associados (...). Admirar-nos-ia muito pouco que algumas empresas, de forma voluntária e por sua iniciativa, tomassem o caminho de medidas de protesto – que redundariam sempre na interrupção de bens”.- Pode perguntar-se: "Gato escondido com a cauda de fora?" Público)


2022 03 13 O EMBRULHO DAS NOTÍCIAS, CONFORME as visões d'O MENSAGEIRO (Victor Nogueira) 
~~~~~~~~

José Gama 2022 03 13 

CNN Portugal. Notícias "verídicas". Hoje, ataque a base MILITAR, mortos 35 CIVIS (deviam estar em visita) suspeita-se que 2 Portugueses que foram para lá com treino MILITAR.  Terão morrido crianças?  Pontaria Russa, base militar e só mataram civis??? Estranho. Depois dizem que nós é que publicamos notícias falsas...




2022 03 13 As manipulações da CNN, a Voz da América - "armas químicas", "uma nuvem de fumo, fogo em forma de cogumelo" .... Com a Polónia transformada em "peão de brega" da NATO/ue/EUA?


2022 03 13 Os "olhares" enviesados e dúplices do Correio da Manha ou de como se escreve direito por linhas tortas. A Rússia ataca uma base militar da Ucrânia, a 35 km da fronteira com a Polónia, membro da NATO, e isso é apresentado como provocação á benemérita instituição, agora com a Ucrânia protegida pela Senhora de Fátima, a dos pastorinhos. Mas a existência de bases militares dos EUA / NATO ano após ano apertando o cerco a Rússia, isso não é provocação!?



2022 03 13 Na comunicação social as campanhas alarmistas em torno do covid 19, que serviram de justificação a medidas restritivas de direitos, liberdades e garantias, foram substituídas por campanhas manipulatórias em torno do confronto entre EUA / eu / NATO e a Federação Russa, em que a Ucrânia e a Polónia servem de peões de brega.

A pandemia estava ultrapassada, as restrições seriam levantadas, seria altura de voltar ao "normal", diziam eles,  Mas se pandemia acentuou a crise económica e social, o “embargo” económico á Rússia agravará originando ainda mais falências, desemprego massivo e o agravamento do custo de vida, potenciando a eclosão de graves conflitos sociais. 

Mas eis que ressurgem na comunicação social notícias sobre o seu “esperado” agravamento. Ele há cada conveniente coincidência ou bruxedo!



Les vidéos du GNCR  - Entrevista a Éléonore Weber na altura da estreia so seu filme "Il n'y aura plus de nuit",distribuído por UFO.

2022 03 13 Os pilotos militares que lançam as bombas e filmam a destruição que provocam   «“Não haverá mais noite” é um filme de produção francesa com direção da cineasta Eléonore Weber, mas as imagens foram todas filmadas pelos pilotos que dirigiam os aviões em plenas guerras dos Estados Unidos e França contra o Afeganistão, o Iraque, o Paquistão e outras batalhas. Com as suas super câmeras ligadas para inclusive ver tudo o que estava acontecendo em cada terreno, cada um deles viu o que eles próprios destruíam. E as imagens mesmo na noite mostram tudo no claro. A câmera deles consegue eliminar a noite naqueles campos. E assim as pessoas não têm como se esconder. Inclusive cenas patéticas de rapazes jogando futebol ou brigando um com o outro. Essa é a visão que a guerra dos nossos dias mostra.» in https://www.jornaltornado.pt/a-guerra-e-o-sentimento-do-mundo/


2013 03 13 Sobre os movimentos anti-partidários e as listas de cidadãos "independentes" - sem que se saiba quem lhes paga as candidaturas por baixo da mesa - e sobre os 60 subscritores:

Vasco Lourenço, capitão do 25 de Novembro ? Veiga Simão, ministro do fascismo acolhido pelo PS de Mário Soares Guterres Sócrates Seguro? PS(d) que após 25 de Novembro inviabilizaram as comissões de moradores, as comissões de trabalhadores, as comissões sindicais, o movimento popular ? PS(d) de que são ou foram dirigentes e cúmplices no rasgar da Constituição que juraram defender com reserva mental? 

Que bom para a classe dominante são os cidadãos independentes, sem "passado" nem compromissos (com os partidos) nem contas a prestar (nas eleições  seguintes, pois serão substituídos por outros "independentes" que não prestam contas ou "escapam" à justiça, como Isaltino Morais ex-ppd/psd ou Fátima Felgueira, ex-PS).

https://5dias.wordpress.com/2013/03/12/isaltino-morais-valentim-loureiro-avelino-ferreira-torres-juntai-vos-aos-60/ 

Sem comentários: