Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 7 de junho de 2022

Textos em junho 07 - figurinhas e figurões, com fermentelos á mistura

 * Victor Nogueira

2022 06 07 - A farsa da USA/NATO/aiUÉ que é uma tragédia. A tríade usa Zelensky impondo a proibição de fornecimento de gás, petróleo e outras matérias primas pela Federação Russa á Europa, com o propósito declarado de vergá-la e destruí-la em pacotes de sanções que já vão no 6º, de caminho arrumando com a economia europeia e em benefício do amigo americano, provocando por ricochete uma gravíssima crise económica e social na aiUÉ, com miséria, fome, desemprego e violentas contestações sociais num conturbado horizonte.

De caminho Zelensky fecha os gasodutos que atravessam a Ucrânia, impedindo o fornecimento de gás russo á Europa, para obrigá-la a aceitar os ditames e condições da USA/NATO

Isto não são mísseis furtivos, são mísseis declarados, embora nem sempre encobertos pelo nevoeiro do Ministério da Verdade.

A tríade USA/NATO/aiUÉ aumenta as despesas com armamento em detrimento das despesas sociais e com o bem-estar dos europeus e em benefício do complexo militar-industrial dos States e do gás norte-americano, mais caro e poluente.

E os comediantes badalam que «que a Rússia está a usar bens alimentares como "míssil furtivo" contra países em desenvolvimento».

E os farsolas afirmam «que a população [ucraniana] anseia por se livrar dos nomes que evocam a história do Império Russo ou da União Soviética e que estão espalhados pelas ruas, praças e até estações de metro.

Estamos a defender o nosso país, também na linha de frente cultural”, eliminando referências a Catarina a Grande, Tchaikovsky, Tolstoy .... depois de Kiev banir todos os partidos da oposição, que são 11, para além do PCU, alegando serem ... pró-russos, assim "domesticando" o Parlamento Ucraniano depois de estatizar e colocar sobre o controle de Kiev toda a comunicação social ucraniana.

Entretanto o Ministério da Verdade proclama que «EUA acusam Rússia de "ataque total à liberdade de imprensa",

E que diz o Kremliln? Diz que «a Ucrânia precisa de desminar as proximidades dos seus portos para que os navios que transportam cereais sejam autorizados pelos militares russos a partir.» (...) «Putin disse em conferência de imprensa que, se a Ucrânia desminar a costa, os navios, "uma vez verificados pelos militares", poderão entrar nos portos. "Poderão carregar os cereais e, com a nossa ajuda, prosseguir para águas internacionais”.» 

Isto é, a Ucrânia minou os portos, parece que á balda, e agora quer que os navios saiam, explodindo e afundando-se, perdendo a carga, se baterem numa mina ucraniana, para de seguida acusar a Rússia de crimes de guerra e blá-blá?

E fala o comediante em mísseis furtivos, como se estivesse a tocar piano com o seu margalho?

2022 06 07 - Alguém pode levar a sério a seriedade das propostas de paz dum Zelensky errático, tal como é apresentado na imprensa ao serviço do Ministério da Verdade? Um ex-comediante que vive numa 5ª dimensão, paralela, em que pensa ter eternamente o mundo a seus pés. descartável quando a sua hora chegar?

2022 06 07 - O COMISSÁRIO DE MARCELO NUM TRANSACTO 10 DE JUNHO QUE MORDE A MÃO QUE O ACALENTOU, NÃO SE SABENDO BEM SE O DISCÍPULO É LACRAU OU ESCORPIÃO. JMT, FERVEROSO ADEPTO E DEFENSOR DE CAVACO, TERÁ RAZÃO NAS CRÍTICAS AO MESTRE, MAS A INDECOROSA INGRATIDÃO NÃO LHE CAI BEM.

Na verdade, Marcelo, mais hábil do que Cavaco, já lhe respondeu. Ao comentar não comentando sobre a falta de recato de Aníbal, e ao reincidir na Feira do Livro, em meu entender Marcelo dá outra bofetada de luva branca a quem tem pouca “habilidade” política e parca educação ou "finesse". (1)

Ao reinsistir numa Feira do Livro, Marcelo faz algo que supera Cavaco, que não lê jornais e confunde escritores, ao nível das obras para violino de Chopin segundo Santana Lopes, elogiando Saramago, o tal Nobel da Literatura que Lara, um subsecretário de estado dum governo cavaquista vetou e Cavaco, posteriormente, enquanto Presidente da República, condecorou.

VER  Textos em junho 04

2022 06 07 - Embora não esteja em Beja, mas sim em Setúbal, espero escapar ao temporal, pois no 10º piso dum prédio no cimo duma encosta, estarei a uns 70 ou 90 metros de altitude, avistando o rio Sado para montante. 

Note-se que Beja situa-se a cerca de 90 km da costa atlântica e o prédio onde moro a uns 500 metros da margem do Sado. uffa!

2022 06 07 - Com um PSD ás aranhas e um escavacal Montenegro passista ao leme, com um PS de maioria absoluta, livre dos empecilhos á esquerda (PCP, Bloco e Verdes) que justificação encontraria Marcelo para provocar uma crise política depois de ter feito abortar a anterior legislatura, com tiros nos pés? Para além de ter sérias dúvidas que Marcelo tenha poderes constitucionais para vetar um Oorçamento de Estado aprovado pela Assembleia da República ou devolvê-lo para reapreciação por esta.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~
«O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou nesta terça-feira que o veto do Orçamento de Estado para 2022, como pediu o autarca Rui Moreira, teria “um custo enorme” para o país, dando a entender que o deverá promulgar depois de chegar ao Palácio de Belém.

Compreendendo que há coisas que têm de ser repensadas e revistas no futuro, o custo para os portugueses e para Portugal de estar a mandar para trás a lei do orçamento, estando nós tão perto como estamos do próximo orçamento, é um custo enorme”, assinalou Marcelo Rebelo de Sousa no final de uma visita ao Instituto Politécnico do Cávado e Ave, em Barcelos, distrito de Braga.» (in Público)


2016 06 07 - 2016 06 07 Foto victor nogueira - 98.09.11 - Pateira de Fermentelos (lagoa) - Povoação (vila) de Fermentelos que parece clandestina, com ruas estreitas e tortuosas. Monumento ao emigrante e busto de Sá Carneiro, este com alguma qualidade, perto da estalagem em jardim aprazível à beira lagoa.

Nesta apanha-se ainda o moliço, mas sem as brigas de outrora entre os habitantes das várias povoações que a bordejam. A Laguna, situada antes da confluência do Rio Cértima com o Rio Águeda, tem muitas espécies ornitológicas e nela se localiza a estalagem. A Lagoa natural, a maior da Península Ibérica, é bela, por vezes coberta de neblina, com as margens verdejantes e águas ricas em peixe. De noite ouve-se o coaxar das rãs, Mas para lá disso, as povoações não têm beleza, mais parecendo bairros clandestinos.

Na margem defronte da estalagem situa-se o Museu Etnográfico da Freguesia de Requeixó: em casa de campo cedida pelo proprietário - polícia ("o senhor comissário") recriando casa de outrora - quartos de dormir, sala de jantar (para as visitas), cozinha, pátio interior com arrumos para alfaias e gado. As raparigas dormiam em quarto interior com acesso pelo dos pais e os rapazes no exterior, em estrado no palheiro.

O Museu abriu com atraso mas lá apareceu a funcionária, empurrando carrinho com bébé, muito simpática e faladora. (1998.09.15)  

VER  Pateira de Fermentelos

2013 06 07 - *** Seguro diz que pagar o que se deve  é uma questão de honra e rejeita perdão de dívida  ~~~~~  Gand'a seguro ! Gand'amigo da especulação e da banca ! E os trabalhadores, os jovens, os idosos ? QUE SE LIXEM. E quando irão bugiar estas figurinhas e os figurões que ps-psd-cds protegem em sentido ... de estado ? Estado Social ou Estado "súcial" !? Gand'a seguro !

*** Seguro diz que pagar o que se deve  é uma questão de honra e rejeita perdão de dívida

* Gaspar reconhece ter “amplo material para aprender” com os seus “próprios erros”

* Erros do FMI na Grécia abrem portas a suavização da austeridade

* FMI reconhece que cometeu erros “grosseiros” na ajuda à Grécia

* Maioria aprova diploma que adia para Novembro reposição total do subsídio de férias

* Valor do “cheque-dentista” baixa de 40 para 35 euros

* PR pede que alunos sejam poupados a greve dos professores

* Passos diz não ter medo do "julgamento dos portugueses" nas autárquicas e europeias

* A ronda de reuniões do PS com os partidos parlamentares foi "enriquecedora", mas também esclarecedora. À esquerda, o líder socialista deixou claro que a sua fronteira é o perdão da dívida. À direita, a recusa das políticas de austeridade

* PS quer maioria absoluta e alianças à direita e à esquerda, incluindo psd e, sobretudo, com o cds


2011 06 07 -  "O essencial são a correspondência e a coerência entre as palavras e os actos, a supremacia do Ser sobre o ter. Sou, sobretudo, aquilo que faço e não apenas aquilo que digo ! Tudo o resto é treta ou ingénua ilusão ou fantasia ! "

Sem comentários: